terça-feira, 3 de setembro de 2013

O LÍDER EM TERRENO SÓLIDO, 2Tm.3.10-17

O LÍDER EM TERRENO SÓLIDO, 2Tm.3.10-17.

Introdução.
            Paulo instruiu Timóteo a “[...] fugir [...] (daqueles que) tinham forma de piedade (reverência, respeito, fidelidade a Deus), [...]”, 2Tm.3.5 para saber onde devia pisar.
            Nos dias de Timóteo e nos dias atuais, encontramos “[...] homens [...] egoístas [...]”, 2Tm.3.2, sem “[...] amor (devido o) multiplicar da iniquidade [...]”, Mt.24.12.
            Este mundo é inseguro, mudável e perigoso, por este motivo é impossível “[...] o homem [...] confiar no homem [...]”, Jr.17.5.
            Paulo já havia avisado para o seu filho Timóteo que “[...] nos últimos dias, sobreviriam tempos difíceis”, 2Tm.3.1, logo, era impossível ter ilusões românticas sobre o que teria que enfrentar.
            Por isso, o cristão “não (deve) amar o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1Jo.2.15.
            “Não amar o mundo nem as coisas que há no mundo [...]”, 1Jo.2.15, isto não quer dizer que devemos ser “[...] tirados do mundo, (mas precisamos ser) [...] guardados do mal”, Jo.17.15 para não ser afundado no lamaçal do pecado.
            Para viver no mundo, Timóteo devia ter firmeza para “pregar a palavra [...]”, 2Tm.4.2.
            É possível ter firmeza quando o servo de Deus procura “[...] edificar a sua casa sobre a rocha (Jesus)”, Mt.7.24, mesmo porque, “[...] a palavra (de) Jesus é a verdade”, Jo.17.17.
            Precisamos de um [...]
1 – Exemplo a seguir.
            A maioria dos homens procuram imitar os ídolos da TV, da música, da passarela, de Hollywood.
            Elis Regina morreu de overdose (superdose) por ingestão de álcool e medicamento.
            Jimi Hendrix morreu de parada respiratória por overdose de álcool e inalação do vômito.
            Jim Morrison morreu de parada cardíaca por ingerir álcool.
            Kurt Cobain morreu com um tiro na cabeça depois de overdose por heroína.
            Marilyn Monroe morreu por ingestão de pílulas para dormir.
            Circulou na imprensa americana que Elvis Presley tomava pílulas para trabalhar, dormir, acordar, emagrecer e ir ao banheiro. 
            Michel Jackson morreu de igual modo.
            Jogadores como Garrincha, Adriano, Ronaldo, Ronaldinho coleciona escândalos.
            Esses ídolos colecionam problemas morais, emocionais, vício e perversidade.
            Cazuza ilustra essa miséria num refrão: “meus heróis morreram de overdose” – heróis viciados, rebeldes, perversos.
            Admiro Pele como administrador e filho carinhoso, Cacá dando testemunho, Tarcísio Meira e Glória Menezes na conservação do casamento, o namoro, noivado e casamento de Gisele Bundchen.
            Paulo fala que Timóteo “[...] tinha (que) seguir, de perto, o seu [...] procedimento (modo de vida) [...]”, 2Tm.3.10.
            Paulo mostra como ele “[...] procedia (neste mundo através do) [...] ensino (“[...] expondo em testemunho [...] (o) reino de Deus [...] a respeito de Jesus [...]”, At.28.23, porque este era o seu), propósito, fé (no Deus verdadeiro), longanimidade (paciência nas tribulações), amor (às almas perdidas), perseverança (em Cristo ou aguardando o cumprimento da sua vontade em todas as coisas)”, 2Tm.3.10.
            Nos momentos difíceis da vida Timóteo devia se lembrar dessa atitude de Paulo para imitá-lo.
            Não quer dizer que devo “[...] buscar refúgio no homem (a ponto de) confiar (cegamente nele) [...]”, Sl.118.8.
            Devo ter um referencial, não como o ex-deputado Júnior Brunelli da Casa da Bênção em Brasília que orou pela propina, nem como os padres pedófilos que ficam impunes e nem como o pastor australiano, Mike Guglielmucci, mentiu para a igreja que tinha câncer – raspou a cabeça, sobrancelha e andava com um tubo de oxigênio, apenas para arrecadar milhões de dólares junto aos fiéis para o suposto tratamento.
            Temos poucos referenciais como Samuel quando pediu para o povo “[...] testemunhar contra ele perante o SENHOR e perante [...] Saul: de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? [...]”, 1Sm.12.3.
            Outros exemplos que podem ser imitados: “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício [...] Noé (foi) divinamente instruído [...] sendo temente a Deus [...] Abraão, quando chamado, obedeceu [...] Isaque abençoou a Jacó [...] Moisés [...] já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado”, Hb.11.4,7,8,20,24,25.
            Timóteo aprendeu e se “[...] tornou padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento (modo de viver), no amor (a Deus e ao próximo), na fé (em Jesus), na pureza (ausência de conduta imoral)”, 1Tm.4.12.
            É obrigação de todo servo de Deus “manter o padrão das sãs palavras [...]”, 2Tm.1.13.
            Exemplo forçado ou de aparência é impossível, porque “nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido”, Lc.12.2.
            As atitudes inviabilizam a pregação.
            Todo líder deve se preocupar com as três barras – barra de ouro, barra de saia e barro de são João da barra; por este motivo Paulo falou para Timóteo “ter cuidado de si mesmo [...]”, 1Tm.4.16.
            Seguindo o exemplo do servo de Deus devemos ficar [...]
2 – Preparados para o pior.
            Diante da depravação humana, precisamos nos preparar para “[...] ser perseguidos”, 2Tm.3.12.
            Paulo estava “[...] preso [...]”, Fl.1.23 em Roma por causa do evangelho.
            Muitas vezes ele foi “[...] perseguido [...] sofreu [...] (mas em tudo) suportou [...] (e) de todas, entretanto, o Senhor (o) livrou”, 2Tm.3.11.
            Ele foi “[...] mais que vencedor, por meio (de) Jesus [...]”, Rm.8.37, mas teve que pagar o preço porque “[...] queria viver piedosamente em Cristo Jesus [...]”, 2Tm.3.12.
            Quando Paulo esteve “[...] em Antioquia, Icônio e Listra, [...] (sofreu) variadas perseguições [...]”, 2Tm.3.11 e Timóteo conhecia muito bem, logo, ele devia se preparar para o pior.
            Aconteceu na cidade de Listra que “[...] judeus de Antioquia e Icônio [...] instigaram as multidões (para) [...] apedrejar [...] Paulo [...] dando-o por morto”, At.14.19.
            “[...] Paulo (carregava) [...] no corpo as marcas de Jesus”, Gl.6.17.
            Não foi por causa do sofrimento de Paulo que Timóteo o imitou, mas “porque Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”, Fp.2.13.
            Timóteo não deixou de presenciar e até mesmo sofrer junto com Paulo “[...] por amor [...] (a) Cristo [...]”, 2Co.12.10 e “[...] por amor [...]”, Ef.3.1 aos irmãos, mesmo porque, “[...] os judeus incrédulos incitavam e irritavam os ânimos dos gentios contra os irmãos”, At.14.2.
            Caso a lei da homofobia seja aprovada, “[...] todos quantos quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão (mais) perseguidos”, 2Tm.3.12 – carícias, beijos entre homossexuais não poderão ser reprimidos e nem mesmo pregar sobre Rm.1.26-28 – 1 a 3 anos de prisão.
            Mas, para aqueles que “tiverem (apenas a) forma de piedade, negando [...] o poder (de Deus) [...]”, 2Tm.3.5 não serão perseguidos.
            Tanto “[...] os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados”, 2Tm.3.13.
            Ao tentar agradar a Deus, “[...] o mundo (vai) nos odiar, (mas devemos) saber que, primeiro [...] odiaram a Jesus”, Jo.15.18.
            É bom “lembrar da palavra que Jesus nos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”, Jo.15.20.
            Precisamos nos preparar para “sermos odiados de todos por causa do nome (de) Jesus; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”, Mt.10.22.
            Ao insistir em se manter íntegro e defender a verdade, enfrentaremos oposições.
            O evangelho da prosperidade não tem lugar para “[...] os perseguidos por causa da justiça [...]”, Mt.5.10.
            Temos que saber que o “[...] sofrimento [...] (faz parte da vida do povo de) Deus [...]”, 1Pe.4.19.
            Vindo o pior, devemos ficar [...]
3 – Firmes na Escritura.
            O maior segredo do líder é “[...] permanecer na palavra (de) Jesus [...]”, Jo.8.31.
            Timóteo “[...] desde a infância, sabia as sagradas letras [...]”, 2Tm.3.15, ele não podia vacilar, devia permanecer na Escritura.
            Aquele que se mantém firme na Escritura se “[...] torna sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”, 2Tm.3.15.
            “Timóteo [...] (aprendeu a) permanecer naquilo que aprendeu [...]”, 2Tm.3.14 através da tradição dos ensinos bíblicos passado de pai para filho – por causa dessa tradição somos conhecidos como tradicionais.
            Deus já havia ordenado a seu povo o dever de “[...] inculcar [...] (aos) filhos, e delas falar assentado [...] e andando [...] e ao deitar, e ao levantar [...] (das) obras e [...] poderosos feitos (do) Senhor”, Dt.6.7; Sl.145.4.
            Timóteo aprendeu quando ele “[...] foi inteirado (bem informado dos feitos do Senhor), sabendo de quem o aprendeste”, 2Tm.3.14, de “[...] tua avó Lóide e em tua mãe Eunice [...]”, 2Tm.1.5.
            Cada um de nós deve ser “[...] firme [...] (na) esperança em [...] Jesus Cristo”, 1Ts.1.3.
            Hoje a igreja busca novos modelos e inovações para transformar a igreja em releitura, mas “[...] a palavra (de) Deus (continua sendo) [...] a verdade”, Jo.17.17.
            Releitura da Bíblia é a introdução daquilo que o leitor deseja encontrar apoio – homossexuais quando leem “[...] que os injustos não herdarão o reino de Deus [...] nem efeminados, nem sodomitas”, 1Co.6.9 – dizem que Deus não é tão mau assim – Deus ama a todos.
            Não precisamos de releitura, o nosso dever é “[...] permanecer na doutrina (ensino de Cristo), esse tem tanto o Pai como o Filho”, 2Jo.9.
            Para mostrar a importância da Palavra de Deus Paulo destaca duas qualidades:
            Ela vem de Deus – “Toda a Escritura é inspirada (soprada) por Deus [...]”, 2Tm.3.16.

            Deve ficar bem gravado em nosso coração “[...] que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação (explicação) [...] nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”, 2Pe.1.20,21.
            Não foi uma espécie de ditado, Deus usou as potencialidades humanas para registrar a revelação, sem, contudo, permitir que houvesse falhas.
            Ela serve – “Toda a Escritura é [...] útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”, 2Tm.3.16.
            O grande propósito de “[...] Deus (é) salvar os que creem pela loucura da pregação [...] (e o modo mais correto é) a fé (que) vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”, 1Co.1.21; Rm.10.17.
            Aquele que procura experiência extrabíblica para crescimento espiritual comete grave erro.
            O conselho de Jesus é simples: “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós [...]”, Jo.15.4.
Conclusão:     O mundo não tem nada a oferecer.
            O modelo deles é muitas vezes pecaminoso para nós, eu e você precisamos “[...] ser imitadores (de) Paulo e observar os que andam segundo o modelo [...]”, Fp.3.17.

            Meditação – O que mais preciso é da Palavra de Deus “a fim de que (eu como) [...] homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”, 2Tm.3.17.


            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana da Revista de Escola Dominical – Nossa Fé – CCC – Modelo Bíblico de Liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário