terça-feira, 10 de setembro de 2013

EM NOME DE DEUS, Ex.20.7

EM NOME DE DEUS, Ex.20.7.

Introdução
            A finalidade do terceiro mandamento é afirmar a santidade de Deus.
            Não podemos profaná-Lo e nem tratá-Lo irreverentemente.
            Não se deve pensar em Deus ou em seus mistérios sem a devida sobriedade e reverência.
            Na Bíblia, o nome está intimamente ligado à pessoa, indicando o seu próprio caráter, ou ainda denotando a posição e função de quem traz o nome.
            É preciso “guardar diante (de) Deus, e ouvir a sua voz, e não (nos) rebelarmos contra ele, porque não perdoará a nossa transgressão [...]”, Ex 23.21.
            O terceiro mandamento nos diz que quando nos lembramos do nome de Deus, devemos preparar-nos para render-lhe culto porque as verdades que sabemos sobre Ele são despertadas quando pronunciamos o seu nome.
O valor do terceiro mandamento
            No Antigo Testamento o castigo para o mau uso do nome de Deus era o apedrejamento.
            Todo “aquele que blasfemasse (dizer palavras ofensivas) o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto”, Lv.24.16.
            Percebe-se que essa proibição estava ligada ao juramento falso, que era usar o nome de Deus para atestar uma declaração mentirosa, logo, “nem (podemos) jurar falso pelo [...] nome (de) Deus, pois profanaremos (sujar, manchar, desrespeitar) o nome do nosso Deus [...]”, Lv.19.12.
Por que não tomar o nome de Deus em vão?
            É simples. “Porque [...] o seu nome [...] (é) maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”, Is.9.6;
            Acima de todos nós, “[...] o seu nome é santo e tremendo”, Sl.111.9;
            Algo que deve estar em nosso coração é “[...] temer este nome glorioso e terrível, o SENHOR, nosso Deus”, Dt.28.58;
            É preciso saber que “pela fé em o nome de Jesus [...] (Ele pode) dá a [...] (qualquer um) saúde perfeita [...]”, At.3.16.
            Deus requer de nós uma postura de adoração para não tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão (sem respeito) [...]”, Ex.20.7.
1 – O que significa [...] tomar o nome do SENHOR [...] em vão (?) [...], Ex.20.7.
            Quando o homem “[...] furta [...] mente [...] usa de falsidade cada um com o seu próximo [...] jura falso pelo nome (de) Deus, (na verdade ele está) [...] profanando (suja, mancha, desrespeita) o nome do nosso Deus [...]”, Lv.19.11,12.
            “[...] O nome do SENHOR [...] (é) tomado em vão [...] porque o SENHOR [...]”, Ex.20.7 é a única testemunha entre as duas pessoas; aquele que prejudica e o prejudicado.
            Por este motivo devemos tomar cuidado quando “[...] juramos pela vida do SENHOR, (quando fazemos isso) em verdade, (fazemos) em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão (honrar)”, Jr.4.2.
            Qual é o seu Deus? O nosso “[...] Deus [...] (deve ser) o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela”, Is.42.5.
            Quando o Judeu falava: “[...] Tão certo como vive Deus [...]”, 2Sm.2.27, ele declarava e confirmava em seu coração a existência de Deus.
            Quando o neófito fala que irá cumprir com os seus deveres diante da igreja e não cumpre, ele está “[...] tomando o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...]”, Ex.20.7.
            Tudo que se relaciona a Deus, o Seu nome, a Sua Palavra, os atributos (qualidade), títulos, devemos usar de forma reverente em nossos pensamentos, meditações, palavras e escritos.
2 – Por que “[...] o nome do SENHOR, nosso Deus [...] (não pode ser) tomado em vão (?) [...], Ex.20.7.
            O verbo “[...] tomar [...]”, Ex.20.7 tem o sentido de: Levantar, erguer, carregar, levar, suportar, sustentar, aguentar, exaltar, desejar.
            Ora, se nós fizemos a opção por servir e “amar, pois, o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de toda a nossa força”, Mc.12.30, precisamos nos esforçar para não tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...]”, Ex.20.7.
            O motivo é exposto pelo próprio “[...] SENHOR, nosso Deus [...] porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão (sem respeito)”, Ex.20.7.
            Não importa se você é analfabeto ou universitário, o importante é que ninguém pode “[...] tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...]”, Ex.20.7.
            Isto quer dizer que nas piadas, nas religiões e nas doutrinas, “[...] o nome do SENHOR, nosso Deus, (não pode ser) tomado em vão [...]”, Ex.20.7.
            Até mesmo aquele que “[...] murmura (voz baixa) contra (os servos de Deus) [...] dizendo: Tomara tivéssemos morrido [...] neste deserto [...] (a resposta de Deus é que) nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz [...] todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá”, Nm.14.2,22,23.
            A má interpretação da Palavra de Deus e a aplicação errônea é sinal de que “[...] tomou o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...]”, Ex.20.7.
            “[...] O SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, Ex.20.7, por este motivo, quando estivermos “[...] orando, não (devemos) usar de vãs repetições [...] presumindo que pelo nosso muito falar seremos ouvidos”, Mt.6.7.
            Até mesmo o “[...] envergonhar-se de Jesus e das suas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará [...] (de nós), quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”, Mc.8.38.
            “Não (devo) tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...]”, Ex.20.7, porque “o SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado [...]”, Na.1.2,3.
            “Não (podemos ficar) [...] enganados: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”, Gl.6.7.
            “Não (podemos) tomar o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, Ex.20.7, isto é falado porque o próprio “[...] Deus diz ao ímpio: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas. Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos. Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe. Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te arguirei (examinar por meio de perguntas, acusar, censurar, condenar) e porei tudo à tua vista”, Sl.50.16-21.
            Devemos saber que “[...] o nosso Deus é fogo consumidor”, Hb.12.29.
3 – Como podemos honrar o nome de Deus?
            O primeiro passo é “[...] não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores, nem se assentar na roda dos escarnecedores”, Sl.1.1.
            “[...] Nos abster das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, manter exemplar o nosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra nós outros como de malfeitores, observando-nos em nossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”, 1Pe.2.11,12.
            “Portar-nos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitar as oportunidades. A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saber como devemos responder a cada um”, Cl.4.5,6.
            Deixar “[...] a nossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus”, Mt.5.16.
Conclusão:     Se viver e falar de acordo com o querer de Deus, não estará “[...] tomando o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, Ex.20.7.

            Quando você usa o nome de Deus para qualquer coisa, você está honrando ou “[...] tomando o nome do SENHOR, nosso Deus, em vão [...] (fique sabendo que) o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, Ex.20.7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário