sábado, 4 de abril de 2015

SERVO OBEDIENTE, Tt.2.9,10.

SERVO OBEDIENTE
Tt.2.9,10

Introd.:           O trabalhador brasileiro não é exemplo de servo obediente – chega atrasado, faz de tudo para ficar encostado pelo Inss, seguro desemprego, de última hora procura um substituto, quando é despedido leva o patrão na justiça, exige salário e não gosta de ser cobrado.     
Nar.:   Paulo escreve a Tito seu amigo e filho na fé instruindo-o a exortar os trabalhadores da época a serem obedientes – é sinal de que eles também sabiam enrolar.
Propos.:          O cristão precisa desenvolver o seu trabalho para honrar e glorificar o nome de Jesus Cristo.
Trans.:           Cada um de nós precisa ser servo obediente [...]
1 – Ao seu Senhor,
            Ser obediente ao Senhor tem duplo sentido – deve ser obediente ao patrão e ao Deus verdadeiro.
            Paulo já havia instruído aos “[...] homens idosos, que (deviam) ser temperantes (não exagerado) [...]”, Tt.2.2.
            “[...] Às mulheres idosas [...] (que) sejam sérias em seu proceder [...]”, Tt.2.3.
            “[...] Aos moços [...] que [...] sejam criteriosos (norma para julgar)”, Tt.2.6.
            Ele inicia o texto como se alguém o perguntasse: “Quanto aos servos (?) [...]”, Tt.2.9.
            Pode ser o empregado assalariado, o escravo, esse sem qualquer direito pessoal ou a pessoa que presta culto e obedece a Deus.
            Seja quem for, o “[...] servo (tem) que ser, em tudo, obediente [...]”, Tt.2.9.
            Se for empregado deve ser pontual, honesto, trabalhador.
            Sendo escravo, a sua obrigação por natureza é obedecer – era criado para isso.
            Aquele que presta culto a Deus deve “[...] andar no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração”, 2Cr.19.9.
            Obediência é a primeira qualidade de um escravo.
            Um servo que não obedece “[...] ao seu senhor [...]”, Tt.2.9 não é digno de merecer um trabalho.
            Um escravo estava sujeito exclusivamente ao senhor que sobre ele tinha direito legal mediante compra.
            Sendo Cristo o nosso Senhor, ele nos “[...] comprou com o seu próprio sangue”, At.20.28.
            Jesus espera a nossa total dedicação à sua Pessoa, mesmo porque, “[...] o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em nós, o qual temos da parte de Deus, e que não somos de nós mesmos [...] porque fomos comprados por preço. Agora, pois, glorificamos a Deus no nosso corpo”, 1Co.6.19,20.
            A finalidade dessa obediência a Jesus é “[...] dar-Lhe motivo de satisfação [...]”, Tt.2.9.
            Ser agradável, aceitável a Deus, ainda que você não receba nada neste mundo.
            Ainda que receba uma missão difícil e desagradável, é esperado de cada um de nós a completa “[...] obediência ao seu senhor [...]”, Tt.2.9.
            O servo obediente precisa da boa qualidade: “[...] não (ser) [...] respondão”, Tt.2.9.
            O servo obediente não fala contra, não contradiz, não se opõe, não rejeita, não faz oposição contra o seu senhor, não defende os seus direitos, não recusa cumprir algum trabalho ou dever conforme o ensino de Pedro de que os “servos [...] (devem) ser submissos, com todo o temor ao (seu) [...] senhor, não somente se for bom e cordato (compreensível), mas também ao perverso”, 1Pe.2.18.
            Lembre-se! Você como servo de Deus é um servo obediente que [...]
2 – Prova a fidelidade.
            Paulo já havia dito sobre “[...] o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”, 1Co.4.2.
            Mais uma vez ele ela fala que os servos “não furtem [...]”, Tt.2.10, não separando para si ilegalmente o que é do outro.
            Você pode raciocinar: o patrão é rico, o meu salário é baixo, mereço esse pequeno benefício adquirido pelo furto.
            Outros adquirem diplomas mediante a cola do que através do estudo diligente e honesto.
            Muitos abandonam a honestidade e eles se tornam escravos do autointeresse.
            Você é crente? Aja diferente até mesmo debaixo de circunstancias mais difíceis, “[...] dando prova [...]”, Tt.2.10.
            Mostra, não seja apanhado em atos desonestos, mas “[...] dêem prova de toda a fidelidade [...]”, Tt.2.10 a Deus, principalmente.
            Ao falar de toda fidelidade, se fala de fé, confiança, garantia.
            Prova a sua lealdade para com seu senhor em todas as suas ações ao invés de dar motivo de suspeita de furto.
            A fidelidade tem o objetivo “[...] de ornar (decorar, adornar, enfeitar, o seu local de trabalho) [...]”, Tt.2.10.
            Torne atraente o reino de Deus.
            Reflita positivamente o evangelho.
            Essa beleza será mostrada ao patrão bom e ao perverso, ao chefe enjoado, brigão e ao funcionário que deseja tomar o seu lugar.
            Veja bem: “[...] em todas as coisas [...]”, Tt.2.10 não podemos furtar nem mesmo uma agulha.
            Qual é a finalidade de eu e você serem fieis?
Conclusão:     Mostrar a graça e o poder da doutrina.
            O crente fiel mostra que “[...] a doutrina (ensino) de Deus [...]”, Tt.2.10 mudou a sua vida.
            Demonstra que a instrução que ele recebeu na Palavra de Deus, fez dele um servo obediente a Deus.
            O servo obediente mostra a graça e o poder da doutrina quando aceita, crê e obedece ao “[...] nosso Salvador”, Tt.2.10.
            Ele mostra com a vida prática que se converteu e vive para Deus em Cristo Jesus como servo obediente.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário