sábado, 25 de abril de 2015

A FUNÇÃO DOS OFICIAIS, Tt.1.5-9.

A FUNÇÃO DOS OFICIAIS
Tt.1.5-9

Introd.:           “São requisitos para o ingresso nas carreiras das instituições militares: Ter nacionalidade brasileira; estar em dia com os deveres do serviço militar; declaração se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas; idade mínima de 18 anos completos até a data da inclusão; não ter sido condenado por crime doloso; ser aprovado e classificado no exame de avaliação de escolaridade; ser apto no exame de saúde; ser apto no Questionário de Investigação Social; ser apto no exame de avaliação física e psicológica; atestar, por exame toxicológico que não utiliza droga ilícita.
            Ora, se para fazer parte dos quadros militares os requisitos são importantes para o ingresso, então, quanto à igreja, para ser oficial, se faz necessário ter uma vida imaculada.
Nar.:   Paulo fala para Tito a respeito da organização da igreja e sobre a vida espiritual dos servos de Deus.
Propos.:          Qual é o meu modo de agir no meio da igreja, da sociedade e da minha família?
Trans.:           A função dos oficiais é [...]
1 – Ser irrepreensível.
            Todos os oficiais da igreja são como um espelho; ou reflete a imagem ou é apedrejado.
            Para “[...] ser irrepreensível (tanto os presbíteros quanto os diáconos não pode ser acusado de nenhuma falta) [...]”, Tt.1.6.    
            Quando somos acusados, perdemos a credibilidade, perdemos a razão, o sentido da vida e, principalmente, perdemos “[...] o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”, 2Co.2.15.
            Tanto o diácono quanto o presbítero precisa “[...] ser irrepreensível (não pode ser acusado de nenhuma falta) [...]”, Tt.1.6.             
            Foi “por esta causa (que Paulo encarregou Tito), (o) [...] deixou em Creta (Mediterrâneo), para que pusesses em ordem (de modo justo diante de Deus) as coisas restantes (organização da igreja), bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi”, Tt.1.5.
            Para assumir esse ofício, Paulo fala sobre o modo de proceder do servo de Deus [...]
            A – Dentro do lar, Tt.1.6.
            Paulo usa dois termos: “[...] Presbítero [...]”, Tt.1.5 e “[...] bispo [...]”, Tt.1.7 para enfatizar diferentes aspectos do mesmo ofício (supervisão, cuidado).
            Bíblia de Genebra fala que “presbítero sugere o caráter (maturidade espiritual) do oficial e bispo, o seu encargo (tarefa, o dever a ser cumprido)”.
            Os diáconos são aqueles que ajudam nos trabalhos de administração da igreja e cuida dos pobres, das viúvas e dos necessitados. O diácono também prega o evangelho e ensina a doutrina cristã.
            A atitude desses homens dentro de casa deve ser de boa reputação.
            O pastor Everaldo Dias (PSC) é acusado pela ex-mulher Kátia Maia, de agressão física e ameaça de morte. O processo está no STJ.
            Em MG, pastor da Igreja Amor Divino espanca a esposa e é preso.
            Qual é o seu modo de agir dentro de casa?
            Para “alguém (ser presbítero docente ou regente ou diácono tem) que ser irrepreensível (dentro do seu lar) [...]”, Tt.1.6.  
            Para o bom andamento da igreja, esse “alguém [...] irrepreensível (não ser acusado), (precisa ser) marido de uma só mulher [...]”, Tt.1.6.      Ainda não casou, não brinque com os sentimentos alheios – pastor de Teodoro Sampaio namorou uma moça 35 anos.
            Você como esposo de “[...] só mulher (deve fazer de tudo para ela não te acusar diante dos homens e muito menos diante de Deus) [...]”, Tt.1.6,7.        
            Se você “[...] tem filhos (que sejam) crentes que não sejam acusados de dissolução (conduta vergonhosa, sensualidade – atos, modos e gestos de se comportar, libertinagem – uso da liberdade sem o bom senso, desperdício), nem são insubordinados (teimoso, desobediente, revoltado contra tudo e todos) [...]”, Tt.1.6.
            Caso você está sendo acusado, é melhor mudar de vida ou não aceitar esse ofício.
            Pode acontecer de alguém esconder alguma coisa da família, mas fique sabendo que “[...] nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido”, Mt.10.26.
            Para ser presbítero ou diácono, deve “[...] ser irrepreensível (não pode ser acusado de nenhuma falta dentro) [...]”, Tt.1.6 .      
            B – Da igreja, 7
            O ser “[...] despenseiro de Deus (fala da pessoa responsável pela despensa, como administrador dos dons recebidos e como obreiro responsável por cuidar das coisas de Deus) [...]”, Tt.1.7. 
            Qual é a sua função na casa de Deus? É apenas um expectador ou trabalhador? Deus está cheio desses.
            O texto é bem claro ao dizer “porque é indispensável (necessário) que o bispo (diácono) seja irrepreensível como despenseiro de Deus [...]”, Tt.1.7.
            “[...] É indispensável que o bispo seja [...] não arrogante (orgulhoso, teimoso) [...]”, Tt.1.7, caso contrário, terá de ajustar as contas com Deus.   
            É triste, mas muitos “[...] bispos (e diáconos ficam) [...] irados (raiva, mau humor, emoção violenta) [...]”, Tt.1.7 por pouca coisa.
            A orientação bíblica é que ele não haja dessa forma.
            Pior mesmo e o mau do século de pastores, presbíteros e diáconos que se “[...] dão (se põe ao lado, perto) ao vinho [...]”, Tt.1.7.
            É a partir desse ponto, ao lado do “[...] vinho [...] (que conhecemos os homens) violentos (brigão, contencioso e) [...] cobiçosos (desejo ardente de possuir o sexo oposto ou do mesmo sexo, os quais chegam ao ponto) de torpe (nojento) ganancioso (ansioso)”, Tt.1.7.
            O profeta Isaías já havia declarado: “Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte”, Is.5.22.
            Tanto o presbítero quanto o diácono, precisam “[...] ser irrepreensíveis (não pode ser acusado de nenhuma falta no meio) [...]”, Tt.1.6 .    
            C – Da sociedade, Tt.1.8.
            Veja como devemos ser completos em nosso modo de agir dentro de casa, na igreja e no meio da sociedade.
            Aqui Paulo declara que não é somente dentro de casa e dentro da igreja que devemos “[...] ser irrepreensíveis (não acusado) [...]”, Tt.1.6,7, mas também, no meio da sociedade precisamos ser “[...] hospitaleiro (para com as visitas) [...]”, Tt.1.8.         
            Presbítero e diácono deve procurar ser “[...] amigo do bem (deseja ao outro o que gostaria que fosse para você) [...]”, Tt.1.8.
            No meio desta sociedade devemos buscar a “[...] sobriedade (moderado, controlado em seus desejos e impulsos) [...]”, Tt.1.8.    
            “Antes (de ser diácono e presbítero é preciso buscar a) [...] justiça (na vida espiritual e moral diante de Deus) [...]”, Tt.1.8 a fim de que os homens possam louvar a Deus.
            “Antes [...] (de assumir qualquer cargo na igreja, eu e você devemos lutar para ser) piedoso (que procura servir a Deus com dedicação) [...]”, Tt.1.8.
            E, acima de tudo, “antes (de dizer sim para o ofício) [...] que (todos nós) tenhamos domínio de si (poder sobre os incrédulos)”, Tt.1.8.
            Presbítero e diácono: “[...] seja irrepreensível (não pode ser acusado de nenhuma em sua) [...]”, Tt.1.6.
Conclusão:      Vida espiritual, Tt.1.9.
            Se por um acaso a sua vida não estiver bem dentro do seu lar, dentro da igreja não tem compromisso e na sociedade não dá testemunho, então, a sua vida espiritual está péssima.
            É por este motivo que as autoridades eclesiásticas precisam estar “apegados (unir-se, prestar atenção) à palavra fiel [...]”, Tt.1.9.      
            Mas esse “apegar [...] (deve ser) segundo a doutrina (de Cristo e não à palavra de homens) [...]”, Tt.1.9.       
            A finalidade é para “[...] que tenhamos poder tanto para exortar (chamar para o lado) pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem”, Tt.1.9 não somente a respeito do ensino de Cristo, mas também sobre o conceito que fazem da minha pessoa dentro do lar, da igreja e em meio à sociedade.
            Presbítero e diácono; essa é a sua função?

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário