quarta-feira, 29 de abril de 2015

A ALIANÇA QUEBRADA, Is.1.16-20.

A ALIANÇA QUEBRADA, Is.1.16-20.

Introd.:           Muitos cristãos vivem a fé nominalmente. Proclamam pertencer ao Senhor, mas sem o obedecer e render adequadamente a devida adoração.
Nar.:   Isaías profetizou ao povo de Deus de seu tempo e as coisas pareciam não ser muito diferentes das de hoje.
            O povo foi convocado para estar diante do Justo Juiz.
            O próprio profeta, ao ser chamado por Deus e se ver diante dele só pôde chegar à conclusão de que morreria.
            Como seria conosco?
            Vamos buscar compreender a mensagem de juízo pelo povo de Deus ter quebrado a aliança, mas que vem acompanhada pela graça do Senhor.
I – A situação espiritual de Israel na época de Isaías.
            O cenário que devemos imaginar no capítulo 1 de Isaías é o de um tribunal.
            A convocação é feita para que todos possam “ouvir [...] (os) céus, e (a) terra dar ouvidos (a esse julgamento), porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim”, Is.1.2.
            A convocação dos “[...] céus e (da) [...] terra [...] (é porque eles foram) testemunhas contra (o povo de Deus de) [...] que Ele propôs a vida e a morte, a bênção e a maldição [...] (a fim de eles) escolherem, pois, a vida, para que vivam, [...]”, Dt.30.19, mas eles não cumpriram com a promessa.
            Uma vez convocada as testemunhas, Deus começa a fazer as acusações contra o seu povo.
            Ele declara que “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel (povo de Deus) não tem conhecimento (perece), o meu povo não entende (os caminhos do Senhor)”, Is.1.3.
            A verdade é que toda “[...] nação (é) pecaminosa, povo carregado de iniquidade (perverso, não reconhece o direito de cada um), raça de malignos (se relaciona com práticas satânicas), filhos corruptores (destrói, estraga); abandonaram o SENHOR (continuaram indo ao templo, mas as práticas religiosas os levaram a) [...] blasfemarem do Santo de Israel, voltaram para trás”, Is.1.4.
            A situação era tão séria que Deus reclama da “[...] multidão de sacrifícios (que o povo fazia) [...] o SENHOR [...] estava farto [...] (do comparecimento do povo ao templo, portanto, não se) agradava (dos seus atos de adoração) [...]”, Is.1.11.
            E quanto a mim; Deus se agrada do culto que lhe ofereço?
            Na verdade, Deus não requer que “[...] viemos (ao templo apenas) para comparecer perante Ele [...] (não apenas para) pisar (nos) átrios (pátio) [...]”, Is.1.12. Deus deseja um coração adorador.
            Deus reclama que muitas vezes “[...] continuamos a trazer ofertas vãs; o incenso (orações) é para Deus abominação (rejeitado, impuro), e também as Festas [...] e a convocação das congregações; Deus não [...] suporta iniquidade (não reconhece o direito do próximo) associada ao ajuntamento solene”, Is.1.13.
            É tão séria a situação espiritual de muitos crentes que “[...] a [...] alma (de) Deus as aborrece; já lhe são pesadas; Deus está cansado de as sofrer”, Is.1.14.
            É por este motivo “[...] que, quando estendemos as mãos, Deus esconde de nós os olhos; sim, quando multiplicamos as nossas orações, Deus não as ouve, porque as nossas mãos estão cheias de sangue (todo tipo de crime)”, Is.1.15.
            O problema desse povo é que muitos agem “como [...] prostituta (outros deuses) a cidade (que outrora era) fiel (ao único Deus verdadeiro)! Ela, que estava cheia de justiça (vida espiritual, vida moral)! Nela, habitava a retidão (de acordo com a lei de Deus), mas, agora, homicidas (só resta a cidade de refúgio)”, Is.1.21.
            A igreja é como “a [...] prata (mas) se tornou em escórias (sobra metais derretidos) [...]”, Is.1.22.
            A situação piora a cada instante, pois “os teus príncipes (servos de Jesus, At.5.31) são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”, Is.1.23.
            A sua vida espiritual se assemelha ao povo de Israel?
            O povo de Deus no tempo de Isaias nada se difere dos atuais.
            Eles foram “[...] desamparados (pelo) SENHOR [...] (porque eram) agoureiros (prediz males e desgraças. O pior é que) [...] a terra está cheia de ídolos (mamom, Lc.16.13); adoram a obra das suas mãos, aquilo que os seus próprios dedos fizeram. Com isso, a gente se abate (prostrado), e o homem se avilta (humilha); portanto, não lhes perdoarás”, Is.2.6,8,9, pois já é tarde demais para se achegar a Deus.
            A vida espiritual de Israel era tão degradante que nem as mulheres escaparam.
            É falado “[...] que as filhas de Sião são altivas (exaltada) e andam de pescoço emproado (levantado), de olhares impudentes (flertar com os olhos, malicioso), andam a passos curtos, fazendo tinir os ornamentos de seus pés”, Is.3.16 sem se importar com a vida espiritual.
            A verdade é que “o SENHOR não teve afeição (por) nós, nem nos escolheu porque fôssemos mais numerosos do que qualquer povo, pois éramos menor de todos os povos, mas porque o SENHOR nos amava e, para guardar o juramento que fizera a nossos pais, o SENHOR nos tira com mão poderosa e nos resgata da casa da servidão [...]”, Dt.7.7,8.
            O profeta Isaías nos compara a uma “[...] vinha (do SENHOR, em que a sua vida espiritual está definhando, plantada) [...] num outeiro (colina) fertilíssimo [...] limpou-a das pedras (que impede o crescimento) e a plantou de vides escolhidas (oferece o melhor); edificou no meio dela uma torre (protege) e também abriu um lagar (mata a sede). Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. (Qual é a sua decisão?) Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe (cerca), para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto (sofrimento). Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos (machucar); às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. Porque a vinha (eu e você) do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do SENHOR; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei (cometendo crimes); justiça, e eis aí clamor (gritos por socorro)”, Is.5.1-7.
            Os pecados que caracterizam o povo de Israel no tempo de Isaías foram a falta de conhecimento de Deus e o consequente abandono e desprezo da parte do Senhor.
            Essa mensagem faz sentido para mim?
            Temos sido conivente com as práticas de injustiça social?
            Nossa vida particular é compatível com a nossa vida aos domingos?
            A nossa preocupação é com a aparência ou o conteúdo de nosso coração?
            A fim de que a nossa vida espiritual não seja como a dos Judeus na época de Isaías, devemos “lavar-nos, purificar-nos, tirando a maldade de nossos atos de diante dos olhos (do) SENHOR; cessando de fazer o mal (qualquer coisa que não está em harmonia divina – sofrimento, desgraça, dano, calúnia)”, Is.1.16.
            A aliança quebrada fala dos [...]
II – Castigos por causa da desobediência.
            Deus não fica inativo ao ver tanta injustiça.
            A aliança que Deus faz com o seu povo tem promessas de bênçãos “se (cada um de nós) ouvir a voz do SENHOR, nosso Deus, virão sobre nós e nos alcançarão todas [...] (as) bênçãos [...] (caso) não der ouvidos à voz do SENHOR, nosso Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos [...] então, virão todas [...] maldições sobre nós e nos alcançarão [...] na cidade e [...] no campo”, Dt.28.2,15,16.
            Sempre existe a possibilidade de arrependimento e restauração.
            O capítulo 1 de Isaías funciona como uma introdução para todo o livro.
            Os capítulos 2-5 fala sobre os castigos que virão por causa dos pecados praticados.
            Pecados intensos e constantes, “[...] quando (o povo) estende as mãos, Deus esconde (deles) [...] os olhos; sim, quando multiplicam as suas orações, Deus não as ouve, porque as [...] mãos estão cheias de sangue (toda espécie de crime)”, Is.1.15.
            Outra advertência para todos nós é que, “[...] se (eu e você) recusar e for rebelde, seremos devorados à espada (guerra contra os principados); porque a boca do SENHOR o disse”, Is.1.20.
            O castigo vem porque “os [...] príncipes (autoridades) são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas. Portanto, diz o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos”, Is.1,23,24.
            Quando vivemos em pecado, Deus “volta contra nós a sua mão, (com o desejo de nos) purificar como com potassa (limpar, mais fraco que a soda cáustica) das nossas escórias (borra fica fundo copo) e tira de nós todo metal impuro”, Is.1.25.
            Deus avisa sem cerimônia de que “[...] os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR perecerão”, Is.1.28.
            Para Deus não importa se você se considera “[...] forte (Ele) te tornará em estopa, e a sua obra, em faísca; ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague”, Is.1.31.
            Neste texto existe uma indicação da condenação eterna.
            A aliança quebrada aponta para [...]
III – O dia do Senhor.
            O profeta Isaías fala sobre aqueles que sofrerão no “[...] Dia do SENHOR dos Exércitos será [...] todo soberbo (orgulho) e altivo (colocado acima) e [...] aquele que se exalta, para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos, mui elevados; e contra todos os carvalhos de Basã (usavam para invocar outros deuses); contra todos os montes altos e contra todos os outeiros elevados; (faziam seus sacrifícios) contra toda torre alta e contra toda muralha firme (proteção contra a guerra); contra todos os navios de Társis (busca do ouro, mas para eles foi a perdição) e contra tudo o que é belo à vista (para viverem bem, mas não se importavam com o Senhor)”, Is.2.12-16.
            Neste dia de julgamento “a arrogância (de todas as coisas aos olhos) do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia”, Is.2.17.
            É nesse grande Dia que “os ídolos serão de todo destruídos”, Is.2.18.
            Como será um dia espetacular, quando todos os homens verão “[...] no céu o sinal do Filho do Homem [...] vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”, Mt.24.30 todos “[...] os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra (tentando esconder), ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra”, Is.2.19.
            É “naquele dia (do Senhor, quando Cristo voltar que) [...] os homens (que adoram outros deuses) lançarão às toupeiras (mamífero) e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem, (mas será tarde) e meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra [...]”, Is.2.20,21.
            Isaías fala que ao se aproximar desse grande Dia, o próprio Deus “dará meninos por príncipes, e crianças governarão sobre (o povo com total incapacidade para reinar) [...]”, Is.3.4.
            Isso acontece porque “o SENHOR entra em juízo contra os anciãos do seu povo e contra os seus príncipes (governantes). Eles (mesmos) são os que consumiram [...] (o que a terra produz); o que roubaram do pobre está em (suas) [...] casas”, Is.3.14 – é o retrato do Brasil.
            Por causa dessa desordem “[...] o SENHOR dos Exércitos tirará [...] (todos os líderes) o valente, o guerreiro e o juiz; o profeta, o adivinho e o ancião [...]”, Is.3.1,2.
            Como punição às mulheres que se preocupam apenas com a aparência, “naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas (ornamento para cabeça), e os ornamentos em forma de meia-lua”, Is.3.18.
            O castigo será a completa ausência de adereços, perfumes, penteados e belas roupas.
            Todos os homens são alertados por Isaías de que virá o Dia do Senhor com severa punição pelos pecados cometidos.
            Cabe a cada um de nós nos arrepender e andar retamente diante do Senhor.
            A aliança quebrada aponta para [...]
IV – O plano de Deus para o futuro de Jerusalém.
            A palavra final de Deus não é de destruição, mas de restauração.
            O desejo de Deus é que “nos últimos dias (se inicia com a vinda de Jesus), acontece que [...] (a) Casa do SENHOR será estabelecida [...] e para ela afluirão todos os povos”, Is.2.2 – muitas conversões.
            Esse “[...] monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros [...]”, Is.2.2 que outrora servia para adorar os falsos deuses.
            É por este motivo que a salvação não ficou restrita apenas a Israel, mas “[...] muitas nações [...] sobem ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que [...] (sejam) ensinados os seus caminhos, e andem pelas suas veredas [...]”, Is.2.3.
            O plano de Deus para as nações é que “Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”, Is.2.4.
            Mas, para que a paz aconteça se faz necessário ouvir e aceitar o convite: “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR”, Is.2.5.
            Para obter a paz todos precisam abandonar os ídolos, não confiar nas riquezas e nem em suas armas, deve ser desta forma porque “nós somos a luz do mundo [...]”, Mt.5.14.
            O cumprimento final da profecia de que não haverá mais guerra se dará quando “[...] a morte já não existir [...] (quando) as primeiras coisas passarem”, Ap.21.4.
            O plano de Deus para o seu povo fala que:
            1 – A destruição não será completa porque Deus deixará “[...] o Renovo (broto) do SENHOR [...] (para os) que forem salvos”, Is.4.2;
            2 – Esse renovo “será [...] chamado santo [...] os que ficarem em Jerusalém [...] que estão inscritos [...] para a vida, quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador”, Is.4.3,4.
            3 – Deus protegerá esse renovo “pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”, Ap.7.17.
            A aliança quebrada nos mostra [...]
V – O convite da graça.
            Deus levantou Isaías para anunciar ao seu povo o seu pecado e as punições que este povo receberá.
            Quando Deus aponta o pecado, Ele nos dá a chance de mudança.
            Deus cobra mudança de vida, de atitude e comecemos a “nos lavar, purificar (manter limpo), tirar (desviar) a maldade de nossos atos de diante dos [...] olhos (de) Deus; cessar de fazer o mal”, Is.1.16.
            Precisamos “aprender a fazer o bem; atender à justiça, repreender ao opressor; defender o direito do órfão, pleitear a causa das viúvas”, Is.1.17.
            Após a busca de mudança de vida, Deus nos convida para uma conversa de tribunal com argumentos de acusação e defesa.
            Somos chamados: “Vinde, pois, e arrazoemos (julgar, mostrar que está certo), diz o SENHOR; ainda que os seus pecados sejam como a escarlata (vermelho), eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”, Is.1.18.
            Vai depender de mim e de você, “se quiser e [...] ouvir Deus, comeremos o melhor desta terra”, Is.1.19 recebendo muitas bênçãos nesta vida.
            “Mas, se recusarmos e formos rebeldes, seremos devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse”, Is.1.20.
            Qual é a sua escolha?
            A sua aliança com Deus [...]
Conclusão:      Como está?
            Todos nós sabemos que é somente “[...] o SENHOR (que) esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento [...]”, 1Cr.28.9.
            Será que Deus encontra em nosso coração: autossuficiência, idolatria da beleza, confiança em pessoas e coisas mais do que em Deus, uma vida incompatível com o culto prestado aos domingos?
            Você acredita que será julgado?
            Fique sabendo que “[...] todos compareceremos perante o tribunal de Deus”, Rm.14.10.
            Faça uma avaliação da sua vida espiritual e veja o que precisa mudar.
            Ainda temos tempo para buscar mudança de vida.



            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para Estudo – Expressão – CCC – Rev. João Paulo Thomaz de Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário