sexta-feira, 17 de abril de 2015

SOLUÇÃO PARA A DESORDEM

SOLUÇÃO PARA A DESORDEM
            “[...] A novela escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga promete [...] os personagens gays [...] (com) mais destaque [...] (aconteceu) um selinho do casal [...] (Tereza) e (Estela) [...] que estão casadas há 35 anos [...]. (O próprio autor da novela declara:) ‘Vai ter muito gay, mas vai ter muito imbecil retrógrado homofóbico’ (e ainda) ‘os conservadores vão ter de nos aturar’ (declarou Fernanda Montenegro) [...]” – http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2015/03/autor-de-bbabiloniab-avisa-vai-ter-muito-gay-mas-vai-ter-muito-imbecil-retrogrado-homofobico.html.
            A estreia desta novela se dá, por coincidência ou não, num período em que o Brasil apresenta na mídia os seus muitos pecados cometidos em todos os segmentos da sociedade brasileira. Em meio a essa corja, não escapa ninguém. O apurado pela Polícia Federal, através das investigações, até o momento, aponta quadrilhas, assaltantes, contraventores e falsificadores ideológicos de toda espécie. Os investigados são aqueles que pelo menos se espera, um pouco de honradez, tais como: líderes religiosos, políticos, funcionários públicos e privados, policiais civis e militares, parentes, amigos da Presidente da República, instituições privadas e governamentais.
            Passando um olhar pelos jornais tem-se a impressão, ou será verdade, que todas as instituições brasileiras estão corrompidas. A ideia é que todos os homens são culpados. Que toda a sociedade brasileira se vendeu à mentira, ao dolo, à prostituição, ao crime organizado, à entrega do corpo e da alma ao diabo. Será isso verdade?
            Para que não haja nenhuma sombra de dúvida é preciso buscar orientação no livro Sagrado. Procurar saber o que diz a Palavra de Deus a respeito do comportamento humano depois da queda de Adão e Eva no Jardim do Éden.
            A grande verdade é “[...] que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec 7.29). O primeiro erro do homem foi a desobediência à ordem dada por Deus de que não podia “comer da árvore do conhecimento do bem e do mal [...] porque, no dia em que dela comesse, certamente morreria” (Gn 2.17). De fato o homem morreu espiritualmente, separou-se de Deus e não o serviu como está prescrito na lei.
            Desse momento em diante a situação piorou. “[...] A maldade do homem se havia multiplicado na terra e [...] era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5). Eis o motivo de Deus ter “[...] feito desaparecer da face da terra o homem que criou [...]” (Gn 6.7). Deus falando dessa maneira até parece que Ele criou o homem e dele se aborreceu rapidamente. Pelo contrário, desde a queda do homem, ele passou a fugir da presença de Deus, fazendo o jogo do ‘não quero te ver’. Mesmo assim, ali no Éden “o SENHOR Deus chamou ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (Gn 3.9).
            A atitude de buscar o homem perdido foi sempre a do Todo-Poderoso, o Senhor dos exércitos. Esta mesma pergunta ainda ecoa porque o homem ainda continua “[...] se extraviando e não fazendo o bem [...]” (Sl 14.3). A situação é tão séria que Paulo alerta que “todos se extraviam, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.12).
            Quando Paulo usa a palavra ‘todos’ significa todas as pessoas, tomadas individualmente, ou, que cada ser humano espalhado pela face da terra tem se apartado, desviado do caminho reto, ou, tem dado as costas Àquele que o criou e tem cuidado diariamente, o próprio Deus. Para o apóstolo e todos os escritores da Bíblia Sagrada, todo o homem, sem distinção de cor, raça e credo “[...] não faz o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.12).
            Deus está indignado com este mundo. O pecado tem se alastrado de tal maneira que desde tempos antigos Deus já dissera: “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (1Co 6.9,10; Gl 5.19-21).
            Há solução para essa desordem? Sim. Os discípulos perguntaram para Jesus: “[...] Sendo assim, quem pode ser salvo?” (Lc 18.26). Se todos estão perdidos, se todos têm fugido de Deus, se todos não fazem bem nenhum. O próprio “[...] Jesus responde: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lc 18.27). A solução para o homem pecador se encontra em Deus somente, porque Ele “[...] sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos” (Ef 2.4,5).
            Arrependa-se dos seus pecados e aceite a Cristo como seu único Senhor e Salvador, e serás salvo.
Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário