sexta-feira, 4 de julho de 2014

DESLIGUE O CELULAR



DESLIGUE O CELULAR
            “[...] Jovens [...] e adultos [...] não desgrudam os olhos e os dedos da tela de um celular [...] sinal de falta de educação ou respeito [...] Universidade Estadual de Michagan, E.U.A. [...] mostra que mesmo os alunos mais inteligentes podem piorar seu desempenho acadêmico quando o uso de celulares, tablets ou notebooks torna-se frequente [...]” – Revista Época – Os perigos de estar sempre conectado – edição 839, 30 de junho de 2014 – pag. 89 – Jairo Bouer.
            Culto dedicado a Deus e celular não combina. Ao se preparar para participar de um culto público, “guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos [...]” (Ec 5.1), é melhor que ficar grudado ao celular verificando e enviando mensagens ou navegando na internet.
            Como o uso excessivo do celular torna as pessoas piores academicamente, quando se refere a área espiritual a situação passa a ser terrível. Quem leva o celular para a igreja e o deixa ligado no momento do Culto ou da Escola Dominical, corre o risco de a todo instante apertar a tela para verificar se chegou alguma mensagem não tão importante para o momento. Pode acontecer também de os membros trocarem mensagens para criticarem a mensagem ou outro participante nesse momento tão especial de “[...] celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus [...]” (1Cr 16.4).
            Um grave mal que pode acontecer é você não levar a Bíblia para acompanhar as leituras bíblicas ou se dispor para fazer a leitura congregacional. Pior ainda é que muitos já trocaram a Palavra de Deus pelos aplicativos em seus celulares. De duas uma: Ou eles não tem muito contato com a leitura bíblica e não sabem onde se encontram os livros ou ficam de celulares ligados com a desculpa dos textos bíblicos para acompanhar as notícias vindas em suas mensagens. “[...] Vê, pois, agora, que resposta (você) há de dar ao [...] SENHOR [...]” (1Cr 21.12).
            A briga não é porque você tem o aplicativo em seu celular e faz a leitura diariamente e acompanha os textos sugeridos durante o culto. A desavença é devido você prestar mais atenção ao seu aparelho e manuseá-lo para motivos alheios ao culto prestado a Deus. O descontentamento é com aqueles que “[...] estão sendo destruídos, porque lhe falta o conhecimento [...] rejeitou o conhecimento [...] esqueceu-se da lei de [...] Deus [...]” (Os 4.6) e o pior, não “examinam as Escrituras [...] que testificam de Jesus” (Jo 5.39).
            Você deseja piorar no seu relacionamento com Deus? Acha que não tem nenhum perigo bisbilhotar as mensagens em seu tablet, notebook, celular no momento de “[...] adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos (?) [...]” (Zc 14.17). Seja qual for a sua resposta, não convém a ninguém neste mundo te julgar, mas haverá um dia que “[...] cada um [...] dará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14.12).
            Desligue o celular, pelo menos, para ficar sabendo que, “se ainda com isso [...] não ouvirdes e andardes contrariamente com (o SENHOR, pode ser que este mesmo) [...] Deus lhe diga: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lv 26.27; Lc 12.20).
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário