terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O LIVRO DA ALIANÇA, Sl.119.

            O LIVRO DA ALIANÇA, Sl.119.

Introdução.
            O material didático para o cristão é a Bíblia, é o livro da aliança que, através da leitura deve mudar as nossas vidas.
            O salmo 119 começa dizendo que é “bem-aventurado o irrepreensível [...] que anda na lei do SENHOR”, Sl.119.1.
            O salmo 119 é o mais longo texto do saltério.
            A sua extensão pode ser atribuída à notável devoção do autor à lei de Deus ao afirmar: “[...] ensina-me os teus de preceitos. Terei prazer nos teus decretos [...] contemplo as maravilhas da tua lei [...] tenho guardado os teus testemunhos”, Sl.119.12,16,18,22.
            O tema principal do salmo 119 é: “lei”, “testemunho”, “preceitos”, “estatutos”, “mandamentos”, “juízos”, “palavra” e “promessa”.
            Ou seja, o tema é a Escritura Sagrada, especialmente a obediência à lei.
            Além de expressar amor a Palavra de Deus, o autor do salmo reconhece as suas próprias faltas quando pede para Deus “afastar (de sua vida) o caminho da falsidade [...]”, Sl.119.29.
            É preciso reafirmar que somente “[...] a Escritura (Sagrada) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”, 2Tm.3.16.
            Através da Bíblia Deus determinou a seus filhos que “não cesse de falar deste Livro da Lei [...] (para) ter cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito [...]”, Js.1.8.
            Nenhum material didático substitui a Bíblia no aspecto de “ensinar [...] no caminho em que deve andar [...] (para) não se desviar dele”, Pv.22.6.
            O cristão jamais deve negligenciar a leitura e a “[...] meditação (no) livro da lei (esse costume deve ser) dia e noite, para [...] fazer segundo tudo quanto nele está escrito [...] (só assim é possível) fazer prosperar o nosso caminho e seremos bem-sucedido”, Js.1.8.
            O aprendizado não pode ficar restrito apenas na lição da Escola Dominical e no ouvir da mensagem nos cultos.
            Individualmente, precisamos nos “[...] aplicar à leitura [...]”, 1Tm.4.13 da Palavra de Deus para entendê-la, a fim de que ela molde nosso modo de ser, e então, glorifiquemos a Deus.
            A leitura bíblica precisa ser feita pelo pai, pela mãe e pelos filhos com a finalidade de “guardar no coração as palavras (de) Deus, para não pecar contra ele”, Sl.119.11.
            Como fazer a leitura da Palavra de Deus de modo apreciável e útil?
1 – Comece por você mesmo.
            Desejamos para o outro aquilo que não conseguimos fazer para nós mesmos.
            Muitas vezes agimos como os fariseus que “atavam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os (colocavam) [...] sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los”, Mt.23.4.
            É um desafio para nós entrar em contato diário com a Palavra de Deus.
3
 
            O escritor do Salmo 119 reconhece a Bíblia como alimento para a sua alma dizendo o “quanto ama a lei (de) Deus! É a minha meditação, todo dia!”, Sl.119.98.
            Sem a Sagrada Escritura é impossível viver sob o pacto, a luz daquilo que Deus deseja para nós, então, devemos insistir pedindo “faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas”, Sl.25.4. Urgente! É preciso começar por nós mesmos “[...] prosseguir em conhecer ao SENHOR [...]”, Os.6.3.
            O método não pode ser ditado por ninguém. Quem programa a leitura somos nós mesmos.
            O importante é fazer a leitura diária da Palavra de Deus.
            A ordem dada por Deus é que cada um de nós tenha “[...] escrito para si um traslado (reprodução exata) desta lei [...] e o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavra desta lei e estatutos, para os cumprir”, Dt.17.18,19.
            A Bíblia não é um livro mágico em suas folhas e nem vale apenas folhear as suas páginas.
            É preciso “[...] dá de comer ao meu ventre e encher as minhas entranhas deste rolo [...]”, Ez.3.3.
            O salmista é prático neste aspecto quando fala que “[...] meditará nas tuas maravilhas”, Sl.119.27.
            Ao fazer uso constante da Palavra de Deus ela será absorvida vagarosamente, meditada, pensada, sentida pelo coração e analisada com a mente, por este motivo outro salmista declara que “[...] o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”, Sl.1.2.
            A leitura bíblica não pode ser mecânica porque “a minha alma está apegada ao pó; (logo, necessito ser) vivificado segundo a palavra (de) Deus”, Sl.119.25.
            Vamos criar o hábito de ler a Bíblia todos os dias assim como não deixamos de comer arroz e feijão.
            Comece por você mesmo escolhendo um dos 66 livros da Bíblia, leia com atenção, meditando, fazendo anotações importantes.
            Faça comparações com a Bíblia e nunca com livros comuns editados, ainda que seja do melhor autor.
            É preciso lembrar que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”, 2Tm.3.16.
            Gaste tempo com a Palavra de Deus.
            Faça como o salmista que “antecipava ao alvorecer do dia e clamava; na palavra (de) Deus, esperava confiante. Os seus olhos antecipavam-se às vigílias noturnas, para [...] meditar nas palavras (de) Deus”, Sl.119.147,148.
            Vamos aprender com os crentes “[...] de Bereia (que) eram mais nobres [...] pois receberam a palavra com toda avidez (desejo ardente), examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”, At.17.11. 
            É preciso ler a Bíblia com interesse “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”, Hb.4.12.
            Para ler a Bíblia com vontade de mudança é preciso pedir auxílio a Deus através do Espírito Santo para eu ser “vivificado, segundo a misericórdia (de) Deus [...]”, Sl.119.88, caso contrário, se “não for a lei (de) Deus ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia”, Sl.119.92.
            Assim como o nosso corpo necessita da água para sobreviver, “a nossa alma tem sede de Deus, do Deus vivo [...]”, Sl.42.2, para “firmar os meus passos na palavra (de) Deus, e não me domine iniquidade alguma”, Sl.119.133.
            Comece por você mesmo a leitura da Palavra de Deus para vencer as tentações tal como Jesus venceu dizendo: “[...] está escrito [...]”, Mt.4.4.
            A leitura Bíblica deve começar por mim para eu [...]
2 – Influenciar todos ao meu redor.
            Quando Deus chamou Abraão, o chamou para “[...] sê [...] uma bênção [...] (para) todas as famílias da terra”, Gn.12.2,3.
            Fazendo parte do pacto da graça de Deus, todos nós devemos “anunciar entre as nações a glória (de) Deus, entre todos os povos, as suas maravilhas”, Sl.96.3.
            É dever de todo cristão buscar no fundo da “alma [...] bendizer ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendizer ao seu santo nome”, Sl.103.1 para que outros aprendam e possam ensinar a outros.
            Essa atitude deve ser tomada porque o servo de Deus é “[...] embaixador em nome de Cristo [...]”, 2Co.5.20 para promover o reino de Deus neste mundo.
            Influenciar outras pessoas será possível a partir do momento em que, “[...] na qualidade de cooperador com Deus [...] (somos) exortados a [...] não receber em vão a graça de Deus [...] (pois temos) o tempo [...] oportuno [...] o dia da salvação [...] (logo, cabe a cada um) não dá [...] nenhum motivo de escândalo em coisa alguma [...]”, 2Co.6.1-3.
            É preciso lembrar que o meu testemunho fala mais alto que as minhas palavras.
            Devo analisar como estou influenciando os outros e como estou sendo influenciado.
            Jesus Cristo deve ser o que mais influencia a nossa vida.
            O salmista era tão influenciado pela mensagem bíblica que achava “[...] doce a palavra (de) Deus ao seu paladar! Mais que o mel à sua boca”, Sl.119.103.
            Outra atitude do salmista era o de “abrir a boca e aspirar, porque anelava os mandamentos (de) Deus”, Sl.119.131.
            É preciso ter a mesma atitude do salmista que achava “puríssima [...] a palavra (de) Deus; por isso [...] a estimava”, Sl.119.140.
            Sabemos que é muito difícil influenciar positivamente pessoas, mas é dever do servo de Deus “[...] ser o sal da terra (e) a luz do mundo [...]”, Mt.5.13,14.
            Jesus nos fez seus discípulos para o “ide [...] fazer discípulo de todas as nações [...]”, Mt.28.19, mas, se o evangelizado percebe que desprezo a Bíblia, será difícil influenciar.
            Um dos métodos mais práticos para influenciar outros na leitura da Bíblia é “[...] todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessando de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”, At.5.42.
            O desejo de Deus é que eu e você levemos outros a “louvar ao SENHOR [...] porque mui grande é a sua misericórdia para conosco e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre [...]”, Sl.117.1,2.
Conclusão:     Antes da morte e ressurreição de Jesus ele prometeu “[...] edificar a sua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, Mt.16.18 e Jesus tem cumprido à risca essa promessa.
            Cabe a mim e a você fazer leitura diária da Bíblia para sermos edificados e termos condições de influenciar outros.
            Dificuldades que encontramos para ler a Bíblia: não tenho tempo, fico com sono, não compreendo, cansativa a leitura, a leitura no domingo é o suficiente.
            Quanto tempo dedico para a leitura da Palavra de Deus?    Ao perceber que um membro da família não está fazendo uso da Bíblia, faça a leitura junto com ele.
            Não está orando, ore junto com ele.
            Não frequenta mais a igreja, incentive para ir junto com ele.
 
            Meditar:          Vamos criar coragem e pedir para Deus “desvendar os nossos olhos, para que [...] contemplar as maravilhas da [...] lei (de) Deus”, Sl.119.18.


            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana da Revista da E.D. Nossa fé – O lar segundo Deus - CCC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário