quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

AS QUATRO GARRAFAS

AS QUATRO GARRAFAS
            Em várias partes do mundo já começaram os preparativos para as festas de final de ano. Com isso, está circulando no Facebook que a vida do homem se resume em quatro garrafas. São elas: A mamadeira, o refrigerante, a cerveja e, por último, a bolsa do soro fisiológico usado em postos de saúde e hospitais para atender aos moribundos. Este último indica que o sujeito pode estar nas últimas idas e vindas visitas aos hospitais. E, quando chega nesse estágio da vida, precisa tomar soro fisiológico constantemente, de duas uma: Ele levou uma vida desregrada demais neste mundo ou o próprio “[...] SENHOR [...] (o) despedaçou e [...] (o) feriu [...] (com a finalidade de ele) [...] tornar para o SENHOR [...] (para ser) sarado [...] e [...] ligado” (Os 6.1).
            Veja bem como é a vida do ser humano que começa bem para terminar melhor e aquele que começa mais ou menos para terminar pior. Dizem os médicos que quando o bebe é amamentado no seio da mãe, por pelo menos seis meses, ele cresce forte, sadio e imune às bactérias. Mas, caso, algum bebe, por algum motivo começar com a mamadeira, pode ter problemas com a sua saúde futura. Pode ser que tenham acontecido alguns desacertos para começar erradamente o desenvolvimento dessa criança amamentada pela mamadeira. A mãe pode não ter tido o leite necessário, morte da genitora, a criança pode ter sido abandonada e outros fatores. Calma! Isto não quer dizer que todos que não tiveram a oportunidade de mamar no peito serão raquíticos, desnutridos. Prova é que muitos sobreviveram e estão aí para contar a história.
            Dizem que, “[...] no século IV a.C., o grego Hipócrates [...] o pai da medicina [...] recomendava banhos em fontes naturais de água gasosa [...] nunca lhe ocorreu receitar o líquido para beber. A água carbonatada [...] tornou uma bebida popular por volta de 1500 [...] vários químicos [...] fizeram tentativas de recriar o produto artificialmente [...] o americano John Pemberton [...] criou o mais famoso deles, a Coca-Cola, em 1886” – http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiram-os-refrigerantes. Nem todos sabem, mas o refrigerante causa males ao corpo humano. A concentração de açúcar é prejudicial, principalmente ao diabético, ingerindo quantidades elevadas de refrigerante. Muitos ganham peso com muita facilidade quando abusam. E, sem falar na osteoporose, ataque cardíaco e outros males. Sendo assim, faz bem reduzir ao máximo a ingestão de refrigerante para o seu próprio bem.
            A unidade de dependência de drogas da Unifesp lançou a campanha: “Brasil – beber menos” – www.bebermenos.org.br com o intuito de conscientizar o povo brasileiro a parar de beber. Só não entende quem não quer, pois a Palavra de Deus fala que “vinho ou bebida forte tu e teus filhos não beberás [...]” (Lv 10.9). É preciso entender que “a bebida destilada, tipo pinga, rum, etc., de elevado teor alcoólico, não era conhecido nos tempos bíblicos. O vinho na Bíblia tem dois significados: suco não fermentado ou fermentado e embriagante. O rei Salomão declara que “o vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio” (Pv 20.1). Ele ainda fala que “[...] os ais [...] os pesares [...] as rixas [...] as queixas [...] as feridas sem causa [...] os olhos vermelhos [...] são [...] para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada” (Pv 23.29,30). O resultado não pode ser mais desastroso, “pois ao cabo (o próprio vinho) morderá como a cobra e picará como o basilisco” (Pv 23.32).
            Uma pergunta não pode calar em cada coração: Qual será o seu fim? Caso você tenha começado bem, é sinal que terminará bem melhor, mas começando a vida de forma errada, é possível que ela caminhe para um fim muito trágico. Faça uma análise da vida que está levando. A verdade é que a bolsa do soro fisiológico está aguardando muitos nas salas dos postos de saúde e nos hospitais. O profeta Jeremias fala que “[...] a morte sobe pelas [...] janelas e entra [...] (nos) palácios; exterminam das ruas as crianças e os jovens, das praças” (Jr 9.21). Ela não tem piedade. Mais que urgente, é preciso começar a pensar melhor a respeito desta vida, pois “[...] tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, (deve ser) feito em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17).
            Que Deus te abençoe e te mostre que “[...] estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.14).

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário