terça-feira, 3 de dezembro de 2013

JESUS INSISTE, Mc.2.17.

JESUS INSISTE
Mc.2.17

Introd.:                       Deus insistiu com Adão; “[...] Onde estás?”, Gn.3.9.
            Jesus insistiu com a ovelha desgarrada, “[...] chamando pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduzindo para fora”, Jo.10.3.
Nar.:   Jesus insistiu “quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu”, Mc.2.14.
            “Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam”, Mc.2.15.
            Os escribas e fariseus ficaram indignados ao ver Jesus comendo com os publicanos e pecadores.
             Por isso da introdução do texto: “Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: [...]”, Mc.2.17.
Propos.:          Jesus insiste com os doentes e pecadores.
Trans.:           Jesus insiste [...]
1 – “[...] Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes [...]”, Mc.2.17.
            Como é o dia a dia de um hospital? Chegam pessoas cheias de dor, feridas, desmaiadas, problemas emocionais, espirituais e mortas.
            Quem tem saúde não precisa de hospital ou de médico, é por este motivo que Jesus declara: “[...] Os sãos não precisam de médico [...]”, Mc.2.17.
            É certo que muitos insistem em dizer que não precisam de médico; se julgam sadios.
            É o caso de muitos crentes que agem como “o fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano”, Lc.18.11.       
            Jesus insiste! Ele briga contra aquele “[...] que diz: Fica onde estás, não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu [...]”, Is.65.5.
            Você tem uma saúde de ferro? Escute aqui a Palavra de Deus fala que “todos os teus amantes se esqueceram de ti, já não perguntam por ti; porque Deus te feriu com ferida de inimigo e com castigo de cruel, por causa da grandeza da tua maldade e da multidão de teus pecados”, Jr.30.14.
            Jesus insiste! “[...] Os sãos não precisam de médico [...]”, Mc.2.17.
            Eu e você somos doentes, logo, “não há remédio para a nossa ferida; a nossa chaga é incurável [...]”, Na.3.19.
            Quantas vezes fazemos a automedicação, daí aparecem os efeitos colaterais.
            Procuramos acabar com a nossa dor longe de Jesus.
            Jesus insiste! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt.11.28.
            Lemos os best-sellers, mas não a Bíblia; diz o salmista: “Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima”, 119.140.
            Apreciamos os espetáculos, menos a casa de Deus.
3
 
            Mas é preciso saber que “a minha alma suspira e desfalece pelos átrios (pátio descoberto) do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”, Sl.84.2. 
            A Igreja é o hospital espiritual de portas abertas.
            Jesus insiste! “[...] Os sãos não precisam de médico [...]”, Mc.2.17.
            Você está doente? Venha para Jesus, pois “[...] Ele está à porta e bate; se alguém ouvir a sua voz e abrir a porta, entrará em sua casa e cearei com (você), e (você), com ele”, Ap.3.20.
            É como “Ele (fala:) sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”, Jo.10.11.
            “[...] Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes [...]”, Mc.2.17.
            Estamos doentes! Diz Jeremias: “Por que gritas por motivo da tua ferida? Tua dor é incurável. Por causa da grandeza de tua maldade e da multidão de teus pecados é que eu fiz estas coisas”, Jr.30.15.
            Reconheça a sua fraqueza, a sua dor, a sua ferida.
            Jesus insiste! “[...] Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes [...]”, Mc.2.17.
            O nosso bom médico tem em si o poder de curar.
            É ele o médico da alma enferma de quem ele espera a atitude de confiança absoluta.
            Já no passado Deus anunciava: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”, Jr.33.3.
            Jesus insiste! [...]
Conclusão:     “[...] Não vim chamar justos, e sim pecadores”, Mc.2.17.
            Os justos no sentido de justiça própria, arrogante, autossuficiente, esses não precisam de Deus.
            Jesus não se satisfaz com aqueles que “[...] quando oram, (são) [...] como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade nos diz que eles já receberam a recompensa”, Mt.6.5.
            Jesus insiste, pois “[...] veio buscar e salvar o perdido”, Lc.19.10.
            Jesus insiste com os pecadores! “[...] Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”, Mt.4.17.
            Não devemos nem querer escapar porque “[...] assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”, Rm.5.12.
             Eis a insistência de Jesus! “[...] Não vim chamar justos, e sim pecadores”, Mc.2.17.
            Jesus deseja a nossa salvação.
            Jesus insiste! “[...] Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes [...]”, Mc.2.17.
            Jesus deseja curar a nossa alma.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário