quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mt.1.16 - JESUS NASCEU.

JESUS NASCEU
Mt.1.16

Introd.:           Após o nascimento de Jesus, Ele, José e Maria, “[...] foram habitar numa cidade chamada Nazaré (sul da Galileia – fama de serem culturamente atrasados – Pedro), para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno”, Mt.2.23.
Nar.:   É possível perceber que no livro de Marcos não existe nenhuma narrativa a respeito do nascimento de Jesus.
            Isto acontece porque Marcos fora escrito para os leitores Romanos e eles não tinham interesse em saber sobre a genealogia de Jesus.
            Mateus escreve para os Judeus. É por este motivo que ao iniciar a escrita, o autor busca a descendência de Jesus desde “[...] Davi, filho de Abraão”, Mt.1.1 – havia uma linhagem, um Messias prometido, um descendente Real.
            Mateus discorre sobre as gerações até “[...] Jacó (pai de) [...] José, marido de Maria [...]”, Mt.1.16 para mostrar que Jesus é descendente de Davi, e que, através dele, viria o Rei prometido.
Propos.:          Nestes dias tão difíceis é preciso Jesus nascer em nossos corações.
Trans.:           Jesus nasceu [...]
1 – Para mudar os nossos corações.
            Jesus nasceu em seu coração?
            Não é suficiente saber que “[...] Jesus nasceu em Belém da Judéia, (muito menos) em dias do rei Herodes, (não adianta buscar conhecer) [...] que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém”, Mt.2.1.
            Não é suficiente entender que era “no décimo quinto ano do reinado de Tibério César, (que) [...] Pôncio Pilatos governava (a) [...] Judeia, Herodes [...] (a) Galileia [...]”, Lc.3.1.
            O mais importante é saber e aceitar “[...] Jesus nascer [...]”, Mt.1.16 em cada coração e trazer mudanças concretas.
            Cada um de nós precisa ouvir atentamente a voz do Mestre dizer: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua [...]”, Is.55.3.
            A fim de que haja mudança em cada coração devo atender quando Jesus me convidar: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt.11.28.
            Se eu não ouvir aquela voz apocalíptica de que, “eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”, Ap.3.20; é sinal de que Jesus não nasceu em meu coração.
            Deixa Jesus mudar o seu coração.
            Jesus nasceu [...]
2 – E nos oferece benefícios.
            O texto fala que “[...] nasceu Jesus, que se chama o Cristo (o Salvador Prometido)”, Mt.1.16.
            Interessante notar que não é somente a salvação que Jesus nos oferece.
            O menino “[...] Jesus (que) nasceu [...]”, Mt.1.16 é “[...] o pão da vida (e todos quantos a Ele se entrega) [...] jamais terá fome; e o que crê em Jesus jamais terá sede”, Jo.6.35.
            Quando “[...] Jesus nasce [...]”, Mt.1.16 em nosso coração, Ele se torna o nosso “[...] o (nosso) bom pastor (pois somente Ele) [...] dá a vida pelas ovelhas”, Jo.10.11.
            Falando do “[...] nascimento (de) Jesus [...] Cristo”, Mt.1.16 vem a nossa mente que “o SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre”, Sl.23.
            Falta muito nos corações o “[...] nascer (de) Jesus, que se chama o Cristo”, Mt.1.16, eis o motivo de Salomão declarar: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”, Pv.23.26.
            Ao “[...] nascer Jesus [...]”, Mt.1.16 em nossos corações, recebemos “[...] a paz, a [...] paz (que o próprio) Jesus nos dá; não [...] como a dá o mundo [...]”, Jo.14.27.
            Cada um de nós precisa declarar que [...]
Conclusão:     “[...] Jesus Cristo nasceu [...]”, Mt.1.16 em nossos corações.
            Faça um convite para “[...] Jesus nascer [...]”, Mt.1.16 em seu coração.
            Deixe o “[...] que se chama o Cristo”, Mt.1.16 te salvar e te abençoar.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário