quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VIDA FRUTÍFERA, Jo.15.1-11.

VIDA FRUTÍFERA
Jo.15.1-11

Introd.:           Ao olhar para as plantas frutíferas podemos admirar e ao mesmo tempo aprender como o nosso Pai Celeste cuida tão bem da natureza.
            Olhando para a nossa vida espiritual percebemos o cuidado paterno de Deus sobre nós.                
Nar.:   João nos apresenta as condições para uma vida frutífera. 
Propos.:          A vida de frutificação deve ser buscada.
Trans.:           Como obter uma vida frutífera?
1 – Passando pelo processo de purificação.
            O único meio de purificação é quando “todo ramo que, estando em Jesus, não der fruto (amor, alegria, paz ...), (a providência de Deus é somente) o corte [...]”,Jo.15.2.
            Esse corte acontece por dois motivos: 1 – Porque Jesus, que é “Jesus (que é) [...] a videira verdadeira [...]”, Jo.15.1, o qual vive e dá vida aos ramos, não aceita impureza;
            2 – Porque o “[...] Pai é o agricultor”, Jo.15.1 que cuida e conhece os ramos defeituosos, os falsos crentes.
            Essa poda pode ser uma enfermidade, a morte física, uma dificuldade, ou, até mesmo, a morte espiritual dos crentes infrutíferos, mesmo porque, se alguém não permanecer em Jesus, será lançado fora, à semelhança do ramo [...]”, Jo.15.6.
            O processo de purificação é doloroso, mas necessário, pois sem produção de uvas a videira só serve para “[...] secar [...] (ser) apanhada (e) lançada no fogo (para ser) queimada”, Jo.15.6.
            Não havendo produção de frutos vem o fogo como juízo sobre a esterilidade, mas lembre-se, não é um abandono à eterna destruição.          
            A vida frutífera é manifestada na atitude de [...]
2 – Permanência na videira.
            A única condição para uma vida frutífera é “permanecer em (Jesus)[...] (para Ele) permanecer em você [...]”, Jo.15.4.
            Permanecer em Cristo se resume em:
            Não ter pecado conhecido não confessado;
            Ter interesse de que Jesus participe da nossa vida diária; e,
            Levar todos os fardos, preocupações, lamentações e queixumes a Ele.
            Vida frutífera é permanecer e reconhecer que [...] o ramo (não pode) produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem nós o podemos dar, se não permanecermos em Jesus”, Jo.15.4.
            Permanecer fala da vontade, da decisão de depender de Cristo para ser limpo, pois [...] todo o que dá fruto limpa [...]”, Jo.15.2.
            Aqui é a ação de Deus disciplinando a igreja para remover os crentes inúteis.
            É certo que muitos de nós precisamos ser modificados, cortados, diminuídos, aumentados ou melhorados, após esse ajuste, Jesus declara que nós já estamos limpos pela palavra que (Ele) nos tenho falado”, Jo.15.3.
            O viver permanente em Cristo proporciona aumento de produção, pois “[...] todo o que dá fruto [...] produz mais fruto ainda”, Jo.15.2.
    3       3
 
            É preciso haver dependência completa para que haja mais produção, e isso acontece somente, quando, “[...]quem permanece em Jesus, e Jesus, nele, esse dá muito fruto; porque sem Jesus nada podemos fazer”, Jo.15.5.
            Quando fazemos a opção de permanecer, “nisto é glorificado [...] (o) Pai (celeste), em que (cada um de nós) demos muito fruto; e assim nos tornaremos discípulos (de) Jesus”, Jo.15.8.
            Os nossos frutos tendem a glorificar a Deus, por isso da insistência de Jesus de que “como o Pai O amou, também Ele nos ama; (por isso devemos) permanecer no seu amor”, Jo.15.9.
            Amar é a prova da espiritualidade.
            O amor é o item principal no fruto que o Pai está preocupado em achar nos seus filhos.
            O amor está ligado à verdadeira obediência e permanência em Deus.
            Daí, o resultado do permanecer são os horizontes abertos da oração eficaz, pois, “se permanecermos em Jesus, e as sua palavras permanecerem em nós, pediremos o que quisermos, e nos será feito”, Jo.15.7.
            Teremos sucesso na oração – é Deus fazendo a sua vontade sobre nós.
            Quem tem vida frutífera [...]
Conclusão:     Obedece.
            É preciso haver reciprocidade pelo motivo de quem [...] guarda os mandamentos (de) Jesus, permanece no meu amor [...]”, Jo.15.10.
            Este modelo de obediência é encontrado em Jesus que “[...] também [...] tem guardado os mandamentos do [...] Pai e no seu amor permanece”, Jo.15.10.
            Aqui é expresso um relacionamento de amor mútuo, onde a obediência é alegria espontânea e não obrigação penosa.
            Por isso de Jesus dizer: [...] digo estas coisas (tenham uma vida frutífera, aceitem o processo de purificação e permaneçam em mim) para que o gozo (de) Jesus esteja em vocês, e o seu gozo seja completo”, Jo.15.11.
            Mas é preciso saber que essa vida frutífera só acontece quando “[...] Jesus permanecer (verdadeiramente) em nós [...] (isto acontece porque) Jesus (é) [...] a videira, nós, os ramos [...]”, Jo.15.4,5.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário