sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BOA PARTE, Lc.10.38-42.

BOA PARTE
Lc.10.38-42

Introd.:           Vivemos neste mundo a procura de fazer ou conquistar coisas boas para o nosso bem-estar.
            Muitos conseguem aquilo que almejam com esforço, mas, sempre com a ajuda de Deus.
            Algumas pessoas são agraciadas pela visita inesperada do bondoso Mestre Jesus.
Nar.:   Esta é a história de Marta e Maria.
            No texto são vistas duas grandes verdades: uma negativa e outra positiva.
            Marta se esforça pelo trabalho doméstico.
            Maria se empenha em ouvir atentamente a voz suave de Jesus Cristo.
Propos.:          A boa parte sempre estará ao nosso alcance, basta procurar.
Trans.:           A verdade negativa nos fala que a boa parte [...]
1 – Pode ser impedida pela inquietação.
            Dizem, e é certo, que muita atividade pode se tornar um ardil para nos impedir de servir a Deus e obter aquilo que é bom para a nossa alma.
            O texto fala que “Marta agitava-se (separar, afastar, distrair) [...]”, Lc.10.40 com este mundo, a impedia de estar aos pés de Jesus.
            “Marta [...] de um lado para outro [...]”, Lc.10.40 pensa que a vida consiste apenas de trabalho, canseira, enfado.
            “Marta [...] ocupada em muitos serviços [...]”, Lc.10.40 deixara de lado o que é de mais especial, mais superior, a vida espiritual.
            Salomão fala que “todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite”, Ec.6.7, então, o melhor é “buscar, pois, em primeiro lugar, o reino (de) Deus [...]”, Mt.6.33.
            Não podemos ficar distraídos do Reino de Deus pelo fato de muito servir.
            A palavra de Jesus dirigida à Marta (eu e você) é uma reprimenda a tanta atividade e nada de vida espiritual.
            Quando “o Senhor Jesus respondeu (ele enfatiza): Marta! Marta! (eu e você) [...]”, Lc.10.41 somos conhecidos internamente pelo próprio Jesus.
            Além da “[...] agitação [...] muitos serviços [...]”, Lc.10.40, “[...] andamos inquietos (ansioso) [...]”, Lc.10.41 com as coisas deste mundo sem nos importar com a vida espiritual.
            O verdadeiro trabalho não é se “[...] preocupar com muitas coisas”, Lc.10.41 deste mundo.
            Isto não quer dizer que se preocupando com este mundo você não é servo de Deus, pelo menos, acalme, relaxe, busque mais a vida eterna.
            Dê ouvidos à voz doce de Jesus Cristo.
            A boa parte nos fala da verdade positiva [...]
2 – Hospedar o Mestre.
            Por qualquer “caminho (que homens estão) indo [...] Jesus [...]”, Lc.10.38 os acompanham, pois “para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”, Sl.139.7.
            A qualquer momento “[...] Jesus (pode) entrar num povoado (coração) [...]”, Lc.10.38.
            Assim como aconteceu com “[...] certa mulher, chamada Marta, (que) hospedou Jesus na sua casa”, Lc.10.38, podemos fazer o mesmo.
            Não basta apenas hospedar, se faz necessário “[...] quedar-se (ao lado) assentada aos pés do Senhor [...]”, Lc.10.39 para dar-lhe atenção.
            Marta apenas hospedou, mas “ela tinha uma irmã, chamada Maria [...]”, Lc.10.39 que deu valor, atenção ao hóspede Jesus.
            O texto fala que “[...] Maria [...] ouvia os ensinamentos (de) Jesus”, Lc.10.39 para aquietar a sua alma, dedicar-lhe submissão.
            Essa boa parte deve ser imitada – adoração, oração, comunhão, perdão, desenvolvimento espiritual.
            Jamais podemos pensar que Jesus condena a diligência, pelo contrário, Ele falou para Marta: “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa [...]”, Lc.10.42, não precisa ficar desesperado para trabalhar.
            Muitas vezes estamos tão atarefados com o serviço secular ou religioso que esquecemos a comunhão com Cristo, “[...] escolhe a boa parte, e esta não lhe será tirada”, Lc.10.42.
            O que podemos aprender dessa mensagem?
Conclusão:     “Marta agitava-se [...]”, Lc.10.40, “[...] Maria [...] quedava-se [...] a ouvir os ensinamentos (de) Jesus”, Lc.10.39.
            Quem é você nessa história?
            Ao descobrir se você é como Marta ou Maria, “[...] se aproxima de Jesus e diga: Senhor, não te importa de que [...] (eu) tenha deixado [...] (de te) servir [...] ordena-me [...] que (eu) venha [...]”, Lc.10.40 para junto de Ti procurar a boa parte.
            Trabalhe para suprir as suas necessidades e aprenda a escolher a boa parte, estar ao lado de Jesus Cristo.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário