quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

GRAÇA, Jo.8.1-11.

GRAÇA
Jo.8.1-11

Introd.:           Graça é favor imerecido. É o favor que o homem não merece, mas que Deus livremente lhe concede.
Nar.:   O texto nos mostra as duas faces da graça. Uma meritória – onde o indivíduo só é recompensado mediante o bem que ele faz; a outra é alcançada pela misericórdia de Deus – o individuo só recebe mediante a dependência de Deus.
Propos.:          A graça de Deus alcança o mais vil pecador.
Trans.:           A graça [...]
1 – Não alcança os sábios deste mundo.
            Neste texto vemos claramente os intérpretes da lei, os separados dos demais judeus, “os escribas e fariseus [...]”, Jo.8.3.
            Existia naqueles dias um provérbio de que se duas pessoas entrassem no céu, uma delas havia de ser fariseu.
            Eles se julgavam os maiores, os intelectuais da época.
            Não adianta, a graça não alcança os sábios deste mundo na sua prepotência.
            Aqueles homens, cheios de sabedoria, queriam envergonhar aquela “[...] mulher [...] trouxeram-na à presença (de Jesus) [...]”, Jo.8.3.
            A humilharam “[...] fazendo-a ficar de pé no meio de todos”, Jo.8.3 – eles começaram a perder a graça.
            Isto feito devido ela ter sido “[...] surpreendida em adultério [...]”, Jo.8.3; crime severamente punido.
            Eles abusaram da autoridade.
            Jesus fala noutro texto que “[...] todo o que se exalta será humilhado [...]”, Lc.14.11.
            Muitos crentes agem como escribas e fariseus – são agentes secretos de Deus; estes também ficarão sem a graça de Deus.
            Procuram erros e defeitos em tudo e em todos; como aqueles que “[...] surpreenderam (aquela mulher em flagrante) adultério [...]”, Jo.8.3,4.
            Do mesmo modo que aqueles escribas e fariseus fizeram, muitos de nós fazemos hoje – encontramos resposta bíblica para erros e defeitos cometidos.
            Achamos resposta não para acusa, mas para livrar da condenação, corremos a “dizer (para) Jesus: Mestre, esta mulher (este homem)[...]”. Jo.8.4 fez tal coisa errada.
            Por eles serem detentores da lei de Moisés, deviam agir de acordo com a lei.
            A lei dizia: “[...] ambos morrerão [...]”, Dt.22.22.
            Eles disseram: “E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas [...]”, Jo.8.5.
            Aqueles homens queriam colocar Jesus à prova; “[...] tu, pois, que dizes?”, Jo.8.5.
            O outro acusado não iria aparecer, “isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar [...]”, Jo.8.6.
            Eis o motivo de Jesus não ter se importado e “[...] inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”, Jo.8.6.
            Meu irmão, se você simpatizou com essa ação dos escribas e fariseus, saiba de uma coisa, você viverá uma vida sem graça neste mundo e no porvir.
            A graça [...]
2 – Alcança o coração quebrantado.
            Jesus soube tratar aqueles insubordinados escribas e fariseus que “[...] insistiam na pergunta [...]”, Jo.8.7.
            “[...] Jesus se levantou [...]”, Jo.8.7 para olhar nos olhos de seus acusadores.
            Ele apelou para a consciência – Você “[...] está sem pecado (?) seja o primeiro que lhe atire pedra”, Jo.8.7.
            O único da multidão que poderia atirar a pedra era Jesus, mas Ele esperou a decisão dos demais.
            Ele aguardou o fogo acender em suas cabeças “e, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão”, Jo.8.8.
            Aquela mulher podia se justificar, não o fez, preferiu esperar a graça de Jesus.
            Quanto aos demais? Tendo “[...] ouvindo eles a resposta de Jesus [...] atire a pedra (!) [...]”, Jo.8.9,7.
            Oh Deus! “[...] acusa (a nossa) própria consciência (voz interior) [...]”, Jo.8.9.
            “[...] Faça (que) um por um (de nós se) retire, a começar pelos mais velhos até aos últimos [...]”, Jo.8.9 quando acusamos o nosso irmão.
            Que “[...] fique somente Jesus (eu e você) no meio onde estamos”, Jo.8.9 para receber a graça.
            Jesus se compadece daqueles que se achegam a Ele.
            E, como Ele sonda os corações, sabe muito bem da sua lealdade e fidelidade para com Ele.
            O desejo de Jesus não é condenar como os homens fazem, mas derramar a sua graça sobre os nossos corações.
            Os dois sozinhos; eu/você e Jesus.
            É assim que devemos estar com Jesus.
            Nesse momento podemos ter a ousadia de entrar no Santo dos santos e falar das nossas lutas e dificuldades.
            Dizer aquilo que não dizemos para o nosso semelhante.
            Abrir e derramar a alma diante dEle.
            Espera, Jesus “erguer-se [...]”, Jo.8.10 para atender você, dar-lhe ouvidos.
            Somente “[...] Jesus (tem o poder de) não vê [...] ninguém mais além (de você) [...]”, Jo.8.10 recebendo a graça.
            Somente Jesus pode “[...] perguntar: [...] onde estão aqueles teus acusadores? [...]”, Jo.8.10.
            Aleluia! Ao lado de Jesus “[...] ninguém (pode) te condenar [...]”, Jo.8.10.
            A graça maravilhosa de Jesus nos fala de amor, carinho, dedicação, paciência, amizade e perdão.
            É isso o que Jesus quer fazer conosco – derramar a sua graça sem fim sobre nós.
            O homem pode até condenar, mas a resposta de Jesus será sempre a mesma: “[...] nem eu tampouco te condeno [...]”, Jo.8.11.
            Mas Jesus faz uma exigência: “[...] vai e não peques mais”, Jo.8.11.
            A graça [...]
Conclusão:     De Jesus é estendida àqueles que se humilham diante dEle e desejam mudança de vida.
            Por isso, constantemente “Jesus (estará voltando) [...] para o monte das Oliveiras”, Jo.8.1 lugar do azeite, do Espírito Santo, o seu coração.
            O seu amor por nós é resultado do seu sacrifício na cruz do calvário.
            Aqueles escribas e fariseus tiveram a grande oportunidade de mudança de vida, mas rejeitaram.
            A mulher adúltera não perdeu a oportunidade, ficou quieta aos pés do Senhor Jesus a espera da solução do seu caso.
            Faça o mesmo, aguarde com paciência a resposta de Cristo pela graça que você tanto deseja.
            Aceite a graça em sua vida e tenha paz com Cristo Jesus porque Ele, “de madrugada, (horário que você não espera) voltará novamente para o templo (casa de Deus, o seu coração; vai) ter com ele; e, assentado, (você receberá) o ensinamento”, Jo.8.2.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário