quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DESESPERADORA, Mt.9.18

SITUAÇÃO DESESPERADORA
Mt.9.18

Introd.:           Você está desanimado? A situação está “[...] acima das suas forças, a ponto de desesperar até da própria vida”? 2Co.1.8.
            Jó perdeu família, bens, amigos e saúde, ainda assim conseguiu dizer: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”, Jó 19.25.
            Não perca a esperança. É preciso clamar, gritar, implorar.
            Insista com Aquele que pode te ajudar.
            Vivemos em meio a dificuldades, angústias, aflições; é preciso tomar as palavras do salmista como empréstimo “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”, Sl.57.1.
            Peça misericórdia Àquele que pode resolver os seus problemas.
            Está difícil em sua casa, no seu trabalho, com os seus estudos, com os seus amigos? Você não tem saúde, está desempregado, precisando de alimento diário? Calma!  
Nar.:   O texto fala dos poderes de Jesus.
            Jesus havia acabado de curar dois endemoninhados; estava de volta para o seu lar em Cafarnaum.
            No caminho, Jesus é interrompido. Com uma palavra “[...] disse [...] (ao) paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa”, Mt.9.6.
            Jesus faz uma pausa para “[...] chamar Mateus (o cobrador de impostos) [...] e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu”, Mt.9.9.
            Ao mesmo tempo em que Jesus apresenta os seus poderes ele cobra mudança de vida e é interrompido pela mulher hemorrágica, havia doze anos.
            Jairo, o chefe da sinagoga (casa de oração), estava atento aos poderes do Mestre.
            Aquele que comandava uma casa de oração apresenta uma situação desesperadora para Jesus.
Propos.:          Qualquer assunto é digno de ser levado a Jesus.
Trans.:           A sua situação está difícil? Não perca tempo! Tome uma atitude [...]
1 – Adore a Deus.
            A vida de Jesus sempre foi agitada, portanto, não vamos incomodá-Lo.
            Foi esse o pensamento do chefe da sinagoga? Não. “Enquanto (Jesus) falava para (os seus seguidores) [...]”, Mt.9.18 a respeito da vida nova e da libertação da enfermidade da mulher, mais um desesperado e descontente com a vida aparece para Jesus lhe dá atenção.
            Jesus quer ser incomodado!
            Ele se interessa por nossos assuntos fáceis e difíceis.
            Todos nós passamos por alguma situação desesperadora.
            “Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso”, 2Rs.5.1 – necessitado.
            Jairo era chefe da sinagoga, tinha problemas.
            A sua posição social pode ser a melhor da cidade, ainda assim você tem problemas.
            Presidente da república, chefe de estado, comandante do exército, pastor, presbítero, membro de igreja vive sempre “[...] no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração [...] com muitas lágrimas [...]”, 2Co.2.4.
            O que fazer nesse momento de angústia e necessidade? “[...] aproxima-se (de Jesus para) [...] adorá-Lo [...]”, Mt.9.18.
            Essa foi a atitude de “[...] Cornélio ao (se) encontrar com Pedro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou”, At.10.25.
            O homem não deve ser adorado, por isso “[...] Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem”, At.10.26.     
            Outra tentativa de adoração foi quando João “prostrou-se ante os [...] pés do anjo para adorá-lo. O anjo, porém, lhe disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu [...] adora a Deus [...]”, Ap.19.10.
            Nem anjo e nem o homem pode ser adorado, foi por este motivo que Jairo adorou a Jesus.
            Jairo prostrou aos pés de Jesus e o beijou, fez a petição “[...] àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”, Ef.3.20.
            Você está passando por lutas? Faça o mesmo que Jairo, “[...] aproxima-se [...] (e) adora a Jesus [...]”, Mt.9.18.
            A sua situação é desesperadora? Após a adoração você será impulsionado a cuidar melhor da [...]
2 – Sua família.
            Qual é o seu problema? É fácil e você sabe resolver? É difícil e está receoso de falar para Jesus?
            “[...] Jesus nos diz que, se [...] pedirmos a respeito de qualquer coisa [...]será concedida [...] (pelo) Pai, que está nos céus”, Mt.18.19.
            Não seja egoísta! A sua preocupação deve ser com a sua família.
            Jesus deseja que as famílias continuem sendo abençoadas.
            O chefe da sinagoga se preocupou com a “[...] sua filha [...]”, Mt.9.18.
            A preocupação de Jairo aconteceu antes da filha falecer, logo, “[...] insistentemente (o pai) lhe suplicou: Minha filhinha está à morte [...]”, Mc.5.23.
            Estou preocupado com a minha família, no caminho a mulher é curada – Jesus não se importa comigo?
            Para completar “[...] chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga que lhe disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?”, Mc.5.35.
            Todos dizem: já morreu; é tarde demais.
            Diante dessa situação desesperadora “[...] Jesus, sem acudir a tais palavras (de desânimo), disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente”, Mc.5.36.
            É nesse momento que a intensidade da petição aumenta, “[...] Minha filha faleceu agora mesmo [...]”, Mt.9.18.
            Tenho preocupações com a minha família, os meus filhos são preciosos, vem me acudir.
            Em qualquer situação de desespero você deve acreditar na Palavra de Jesus [...]
Conclusão:     Faça o convite final crendo.
            Creia que os seus problemas serão resolvidos, diga para Jesus “[...] vem [...]”, Mt.9.18.
            Creia que somente pelo fato de Jesus “[...] impor [...] a mão [...]”, Mt.9.18 ainda que não esteja presente fisicamente, a minha história será mudada para melhor.
            Faça como o chefe da sinagoga, antecipe a bênção de Jesus “[...] sobre (a sua família) [...] e viverá”, Mt.9.18.
            Com Jesus nada está perdido, o homem pode viver, você pode ser transformado, a sua situação desesperadora tomará novos rumos, mas isso acontece somente depois que você adorar a Deus como único Senhor e Salvador de sua vida e se preocupar mais com a sua família.
            Você está disposto a fazer isso?


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário