terça-feira, 29 de outubro de 2013

A IMAGEM PERDIDA, Gn.1.26,27.

A IMAGEM PERDIDA, Gn.1.26,27.

            Você se parece com Deus?
            Deus tem um corpo que se parece com o nosso? Por quê?
            “Deus é espírito [...] (o) Rei eterno [...] (é) invisível [...]”, Jo.4.24; 1Tm.1.17.
            E outra, “[...] um espírito não tem carne nem ossos, como [...] Jesus tinha (depois da ressurreição)”, Lc.24.39.
            Algum homem já viu o rosto de Deus?
            Houve um que pediu “[...] rogando que (Deus lhe) mostrasse a sua glória”, Ex.33.18 – Moisés.
            Qual foi a resposta de Deus? “[...] Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”, Ex.33.20.
            Moisés foi colocado “[...] numa fenda da penha e (Deus) com a mão cobriu (Moisés), até que Deus [...] passou. Depois, em tirando Deus a mão, Moisés [...] viu (Deus) pelas costas; mas a [...] face (de) Deus não se verá”, Ex.33.22,23.
            Na verdade, a imagem foi quebrada com a entrada do pecado no mundo.
            No dia em que “abriram-se [...] os olhos de [...] (Adão e Eva); e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”, Gn.3.7.
            Quando a Bíblia fala sobre “[...] imagem [...] (e) semelhança [...]”, Gn.1.26, fala sobre a mesma coisa, ou seja, são palavras sinônimas.
            A “[...] imagem [...] (e) semelhança [...]”, Gn.1.26 é o que há de mais distintivo no homem, que o distingue dos animais e de cada uma das outras criaturas.
            “[...] O homem (foi criado) à imagem, conforme a [...] semelhança (de) Deus [...]”, Gn.1.26 com qualidades espirituais, a saber, o verdadeiro conhecimento, retidão, e santidade.
            Todos os homens são espirituais, porque “na [...] mão (de) Deus está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano”, Jó 12.10, somos racionais, pois pensamos e agimos de forma ordeira.
            Na criação, Deus nos fez morais/bons costumes e imortais, isto acontece porque “[...] todo o que vive e crê em Jesus não morrerá, eternamente. Crês isto?”, Jo.11.26.
            Toda “[...] imagem [...] (e) semelhança [...]”, Gn.1.26 foi perdida.
            Tudo em nós ficou deturpado, logo, o verdadeiro conhecimento, a retidão e a santidade foram perdidos por causa do pecado, por isso “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque”, Ec.7.20.
            Como foi o próprio “Deus (quem) criou, pois, o homem à sua imagem [...] (foi Ele também que determinou que o) homem tenha domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”, Gn.1.27,26.
            Esse domínio sobre os animais ainda acontece? Por quê?
            O que devemos fazer para resgatar a imagem perdida?
1 – Reconhecer a nossa pobreza espiritual.
            Preciso saber que “[...] todos pecaram e carecem da glória de Deus”, Rm.3.23, logo, se “[...] Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”, 1Tm.1.15.
            Além desse reconhecimento, precisamos “ter conosco palavras de arrependimento e convertei-nos ao SENHOR; dizendo-lhe: Perdoa toda (a nossa) iniquidade [...]”, Os.14.2.     
            Sem esse reconhecimento, ficamos fugimos do ideal de Deus, ficamos desorientados, o nosso desejo é para o mal e não reconhecemos e nem entendemos a Palavra de Deus.
            Para resgatar a imagem perdida, preciso [...]
2 – Andar na luz.
            Para todos os homens existe uma condicional “se [...]”, 1Jo.1.7.
            “Se (eu continuar na prática do pecado é impossível) [...] andar na luz [...]”, 1Jo.1.7.
            “Se, porém, andarmos na luz, (tem que ser) como ele (Deus) estaremos na luz [...]”, 1Jo.1.7.
            “[...] Andando na luz (para não tropeçar) [...] mantemos comunhão uns com os outros [...]”, 1Jo.1.7.
            A restauração da imagem perdida acontece quando “[...] o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”, 1Jo.1.7, só então é possível entrar na presença de Deus.
            Para readquirir a imagem [...]
3 – Esperar a volta de Cristo.
            A promessa de Jesus é que “[...] quando ele foi [...] nos preparou lugar [...]”, Jo.14.3.
            Para entrar nesse lugar tem que “[...] crê em Jesus (para) não permanecer nas trevas”, Jo.12.46.
            Quando o número dos escolhidos estiver completo, Jesus “[...] voltará e nos receberá para ele mesmo [...]”, Jo.14.3.
            Caso eu e você estivermos esperando a volta de Cristo, então, “[...] para que, onde Jesus está, estaremos nós também”, Jo.14.3.
            A imagem perdida [...]
Conclusão:     Será totalmente restaurada.
            É somente no céu que “não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”, Is.11.9.
            Esforcemo-nos para alcançar a vida eterna e sermos totalmente recuperados eternamente.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário