sábado, 2 de novembro de 2013

O AMOR SUPERA TUDO

O AMOR SUPERA TUDO
            Desde os tempos bíblicos se tem visto com muito pesar, em especial, dentro das igrejas evangélicas, beltrano ou sicrano fazendo acepção de pessoas. Eis o motivo de Tiago fazer esta severa reclamação: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tg 2.1). É muito triste, mas quando alguém é chamado a dar algum julgamento, sendo que muitas vezes ele não é convidado a fazer isso, a respeito de alguma pessoa, geralmente, ele leva em consideração as circunstâncias externas do julgado e não os seus méritos intrínsecos (que lhe são próprios), e assim dá preferência, como sendo mais valioso, a alguém que é rico, nascido nobre, ou poderoso, que vista roupas finas, que tenha joias, comida farta na mesa, e não à outros que não têm essas “qualidades”. Com respeito a essa atitude impensada Tiago pergunta advertindo: “Não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?” (Tg 2.4).
            Preste bem atenção! Tiago alerta sobre a discriminação, e que, aquele que se sentir discriminado caso apresente alguma denúncia formal em qualquer delegacia, certamente será preso. Ao falar dessa discriminação, Tiago diz que essa desordem acontecia dentro da própria igreja, saindo da boca dos próprios irmãos, porque eles mesmos “[...] faziam distinção entre eles mesmos [...]” (Tg 2.4). Quando esse assunto chega aos ouvidos dos incrédulos, o crédito e o testemunho do evangelho cai por água abaixo. Pare um pouco para fazer esta análise: você e outra pessoa fazendo mexerico de uma terceira que é considerada irmão em Cristo Jesus. Neste caso você está apenas acrescentando ou tirando algumas verdades. O assunto se torna pior quando o incrédulo está participando dessa fofoca. Bem, é possível que você possa dizer: É verdade mesmo, toda cidade sabe do acontecido. Mas e daí,? Esse assunto deve ser comentado no meio da praça, diante das pessoas que não tem nenhuma conduta cristã, não fazem parte da igreja do Senhor Jesus? As Escrituras dizem “[...] que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro” (Jo 8.17) Logo, tudo aquilo que você está dizendo contra o seu irmão sendo falso ou verdadeiro, o incrédulo tomará como certa e justa esta sua palavra. Portanto, tome cuidado com as tuas palavras, porque “[...] do muito falar (vêm) palavras néscias” (Ec 5.3) e, “não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras” (Ec 5.2).
            O texto ainda adverte: “Quando você faz acepção de alguma pessoa, é certo que você se “[...] torna juiz tomado de perverso pensamento [...]” (Tg 2.4). Agora faça uma pergunta a si mesmo: Existe algum juiz perfeito neste mundo? Todos têm a capacidade para julgar retamente o seu próximo? Não. A Bíblia diz que “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Ec 7.20). Logo, todos os homens são incapazes de fazer qualquer julgamento porque somente “[...] Deus (é) que julga retamente” (1Pe 2.23). Veja bem que Tiago diz que além desse irmão se tornar juiz, ele ainda é “[...] tomado de perverso pensamento [...]” (Tg 2.4), ou seja, o seu intento é mau, cheio de maldade quando ele questiona a respeito da verdade. Sabe o porque de toda essa maldade instalada no coração humano? Porque todos, sem escapar nenhum sequer, “todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3.12).
            De tudo o que foi falado o que resta é dizer que Deus nunca deixou de dizer para todos os seus servos “[...] que (cada um deve) amar uns aos outros; assim como Ele [...] ama, que também (todos) [...] amem uns aos outros” (Jo 13.34). É somente a partir da observação deste mandamento, amar uns aos outros, é que todos os filhos de Deus irão deixar de discriminar o seu irmão e julgá-lo sem conhecimento de causa, porque o amor supera tudo.
            Deus os abençoe!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário