domingo, 25 de agosto de 2013

BÊNÇÃO E JULGAMENTO, Jl.2.28-32

BÊNÇÃO E JULGAMENTO
Jl.2.28-32

Introd.:           Geralmente esperamos bênção ou maldição na expectativa de, se caso, for amaldiçoado, quem sabe Deus terá misericórdia de nós e nos abençoará.
Nar.:   O livro do Profeta Joel, escrito por volta de 800 a.C., dirigiu a sua mensagem, especificamente, ao reino do sul, mas ela é atual e universal; serve para mim e para você.
Propos.:          O povo de Deus precisa ser abençoado para enfrentar o julgamento final.
Trans.:           Bênção e julgamento; qual você prefere primeiro? Prefira a [...]
1 - Bênção.
            Deus enviou, através de Joel, uma palavra para todo o seu povo sobre uma grande destruição: uma nuvem de gafanhotos.
            Deus promete ser misericordioso a partir do momento em que cada um tome a atitude de se “[...] converter a Deus de todo o seu coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”, Jl.2.12.
            Deus deseja um verdadeiro arrependimento e não um mero cerimonial religioso.
            Deus fala que “[...] acontecerá (dentro do meu e do seu coração o) [...] derramar [...] (do) seu Espírito [...]”, Jl.2.28.
            É interessante ressaltar que esse “[...] derramar [...] (contínuo e crescente do) Espírito [...]”, Jl.2.28 pode ser bloqueado por causa dos meus pecados.
            “[...] O Espírito Santo sobre toda a carne [...]”, Jl.2.28 tem propósitos espirituais para todos da nossa família.
            Tanto os “[...] nossos filhos e nossas filhas profetizarão (anuncia a mensagem de Deus) [...]”, Jl.2.28.
            Isto quer dizer que cada um de nós deve tomar a liderança, conclamando o povo ao arrependimento e à retidão de vida; porém, somente uma conversão genuína será capaz de salvar, no grande Dia.
            Os “[...] nossos velhos sonham [...]”, Jl.2.28 com dias melhores a fim de “amar-nos cordialmente uns aos outros com amor fraternal [...]”, Rm.12.10.
            Bênção para os “[...] nossos jovens ter visões”, Jl.2.28 de uma vida espiritual próspera com a finalidade de se aproximarem mais de Deus.
            Ninguém pode ficar de fora; “até sobre os servos (escravos, rejeitados pela sociedade) e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias”, Jl.2.29.
            Os escravos, que são os mais degradados e desprezados entre os homens, ao se tornarem servos de Deus, são Seus libertos.
            Ao ser abençoado por Deus, todo servo está pronto para o [...]
2 – Julgamento.
            Antes do julgamento final, como alerta para o povo de Deus, será “mostrado prodígios (milagre, maravilha) no céu (Pedro declara: “[...] os céus que agora existem e a terra [...] tem sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios”, 2Pe.3.7) e na terra: sangue (mortes), fogo (guerra) e colunas de fumaça”, Jl.2.30 devido a maldade do homem pecador.
            Nesse instante, “o sol se converterá em trevas (pode ser por este motivo que “[...] todo olho o verá [...]”, Ap.1.7), e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível (temido por muitos o) Dia do SENHOR”, Jl.2.31.        
            Você está preparado para o dia do julgamento?
            Poucos serão abençoados, mas todos terão que enfrentar o julgamento.
            Igreja, “[...] prepara-te [...] para encontrares com o teu Deus”, Am.4.12.
            Após a benção, virá o julgamento, daí, eu e você iremos para o [...]
Conclusão:     Destino eterno.
            A opção por Cristo precisa ser feita enquanto estamos neste mundo, pois “[...] acontecerá que todo aquele que invocar (chamar pela fé) o nome do SENHOR será salvo [...]”, Jl.2.32.
            Haverá muitos “[...] salvos (através de Cristo), como o SENHOR prometeu (que estão) no monte Sião e em Jerusalém [...]”, Jl.2.32.
            Haverá outros ainda, aqueles que estão “[...] entre os sobreviventes (gentios), aqueles que o SENHOR chamar”, Jl.2.32 através da eleição eterna.
            Caso eu e você buscar a bênção de Deus, podemos passar sem medo pelo julgamento.
            Que Deus nos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário