quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AS OBRIGAÇÕES DO PAI CRISTÃO

AS OBRIGAÇÕES DO PAI CRISTÃO
            O pai cristão é aquele que teme a Deus e se dedica à companhia e ao ensino do Papai Celestial. Para que o pai cristão chegue a esse estágio da vida espiritual é preciso guardar a Palavra de Deus dentro do seu coração. É por este motivo que Moisés foi ordenado por Deus a escrever sobre o dever de todo pai de família. Ele declara que “estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Dt 6.6).
            Sabe-se que os Judeus escreveram passagens da Escritura Sagrada em pequenos pedaços de pergaminho. Estes eram colocados em estojos de couro, chamados de filactérios. Estas caixas ficavam atadas na testa e na mão esquerda dos adoradores nas horas das orações. O povo de Deus deve ter se baseado nesse texto que fora escrito ao pé do monte Horebe quando foi dito que todos os pais devem “por, pois, estas palavras (de) Deus no [...] coração (de cada um) e na sua alma; atai-as por sinal na sua mão, para que estejam por frontal entre os olhos” (Dt 11.18).
            O Salmista sendo conhecedor da lei divina, declara que todos devem “guardar no coração as palavras (de) Deus, para não pecar contra Ele” (Sl 119.11). Esse guardar fala sobre o dever de cada pai de família decorar versículos para que tenha com que ser acudido no dia de angústia, deixando a Palavra de Deus penetrar no seu subconsciente, ficando sempre atento aos ensinos da Bíblia e colocando-os em prática.
             O pai cristão tem o dever de se esforçar para guardar e cumprir a lei. Nas palavras de Josué cada um deve se “esforçar, pois, muito para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no Livro da lei de Moisés, para que dela não se aparte, nem para a direita nem para a esquerda” (Js 23.6). Todo aquele que se esforça para guardar a Palavra de Deus, será recompensado não somente em seus dias, mas também em toda a sua posteridade.
            É dever dos pais ensinar os seus filhos sobre os preceitos da Palavra de Deus. Esta é a recomendação aos pais tiradas do Livro Sagrado de que “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.7). Isto quer dizer que todos os pais são responsáveis perante Deus por seus filhos. É obrigação do pai cristão “ensinar a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22.6). O objetivo primeiro e contínuo de toda educação é inculcar no coração dos filhos as verdades bíblicas a fim de que este filho seja orientado através dos laços eternos de Deus.
            O pai precisa ser conhecido tanto dentro de casa quanto no meio da sociedade. Quando o texto fala: “e as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6.9), fala que o homem de Deus deve ser exemplo para os seus filhos e para toda a sociedade. Logo, cada um precisa verificar se dentro da sua casa existem bebidas alcoólicas, cigarros, brigas constantes, palavra de baixo calão, intrigas. Tudo isso chega aos ouvidos e olhos dos seus filhos, ainda que eles sejam recém-nascidos. Faça uma análise no SPC, Serasa para saber se o seu nome está sujo por ter comprado fiado e não haver pago no tempo devido.
            Seja um pai cristão autêntico no seu modo de falar, agir, vestir, caminhar, no trato com os colegas e principalmente com os seus filhos.
            Deus te abençoe!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário