sábado, 17 de dezembro de 2016

O TRIGO E O JOIO, Mt.13.24-30; 36-43.



O TRIGO E O JOIO 
Mt.13.24-30; 36-43
Introd.:           O joio se confunde com o trigo, só se distingue na época da ceifa.
            Somente no dia da consumação é que será revelado o verdadeiro valor do trigo.
Nar.:    Jesus fala sobre os filhos de Deus e os filhos do Diabo.
Propos.:           Trigo e joio podem fazer parte da nossa igreja.
Trans.:             O trigo e o joio [...]
1 – São semeados juntos.
            Outra parábola (história terrena com o sentido celeste) [...] Jesus propõe [...]”, Mt.13.24 com o desejo de mostrar a mim e a você sobre os valores do “[...] reino dos céus [...]”, Mt.13.24 que devemos praticar.
            [...] O reino (território) dos céus (terreno ou onde não habita pecado) é semelhante a um homem que semeou (dissemina) boa (influência, respeito, dedicação) semente (para frutificar) no seu campo”, Mt.13.24.
            O problema é que, “[...] enquanto os homens (de Deus) dormem (preguiça, ser indiferente, caído em pecado, pode acontecer desastres, assaltos, intrigas, traições) [...]”, Mt.13.25. 
            Nos momentos de fraqueza dos servos de Deus, “[...] vem o inimigo [...] semeia o joio (erva ruim para minar a vida material, espiritual, financeira, conjugal e familiar) [...]”, Mt.13.25. 
            O mais trágico é que esse “[...] joio no meio do trigo (faz o estrago em sua vida) e se retira (para contemplar de longe a sua destruição)”, Mt.13.25. 
            Então, (eu e você, necessitamos, como) servos do dono da casa (Jesus), lhe dizer (abertamente sobre a nossa situação espiritual) [...]”, Mt.13.27. 
            Foi o “[...] Senhor [...] o Filho do homem o que semeou a boa semente no seu campo (a igreja, portanto, está dentro do nosso coração a certeza se somos de Deus, ou se somos) o joio [...]”, Mt.13.27, 37. 
            Fique sabendo que “[...] o joio [...]”, Mt.13.27 foi semeado por “[...] um inimigo (o Diabo que) fez isso [...]”, Mt.13.28, 39.
            Logo, “o campo é o mundo (onde estamos inseridos como igreja); a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno”, Mt.13.38. 
            Quem sou eu semeado neste mundo; o trigo ou o joio?
2 – Um produz fruto.
            O texto é bem claro ao falar que, “e, quando a erva cresceu (depende da maneira que cada um se relaciona com Deus - BOI) [...]”, Mt.13.26. 
            O tempo pode ser breve ou longo, mas sendo trigo, ele “[...] produz fruto (digno de arrependimento e do Espírito) [...]”, Mt.13.26. 
            Fique preparado, pois é nesse tempo de “[...] frutificação [...] (que) aparecerá também o joio (para minar a sua fé, manchar o seu caráter, acabar com a sua comunhão)”, Mt.13.26.
            Trigo e joio [...]
3 – Crescem juntos.
            A ordem de Jesus é “deixar crescerem juntos [...] o joio e o trigo [...]”, Mt.13.30a.
            [...] O joio [...] (e) o trigo (vão) crescer juntos até a colheita (juízo final) [...]”, Mt.13.30a, é quando cada um prestará contas.
            É por esse motivo da “[...] pergunta (dos) servos (de Deus): Queres que vamos e arranquemos o joio?”, Mt.13.28.
            Ou seja, não queremos intrusos em nosso meio; desejamos ficar sozinhos com Cristo; optamos por não ter problemas neste mundo.
            A resposta de Jesus é “Não! [...]”, Mt.13.29.
            Como não nos conhecemos espiritualmente, “[...] Jesus replica (declara), para que, (se tentarmos) separar o joio [...] (é possível que) arranquemos também com ele o trigo”, Mt.13.29 e cada um perderá.
            Portanto, trigo e joio, aguardem a [...]
Conclusão:      Colheita.
            O dia da colheita é conhecido também de “[...] ceifa (que acontecerá na) [...] consumação (fim) do século [...]”, Mt.13.39. 
            A missão da “[...] ceifa [...] (está encarregada aos) ceifeiros (que) são os anjos”, Mt.13.39 enviados por Cristo. 
             [...] E, no tempo da colheita, Jesus dirá aos ceifeiros [...] (anjos, sobre o destino de todos os homens) [...]”, Mt.13.30b.
            O “[...] primeiro ajuntado, atado (preso) [...] em feixe [...] (é) o joio, (o único destino é a condenação) [...] para ser queimado (eternamente na grande fornalha) [...]”, Mt.13.30b.
            Partirá do próprio “Filho do Homem mandar os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos (astuto, traiçoeiro) e os que praticam a iniquidade”, Mt.13.41. 
            O destino eterno: “[...] Lançados na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”, Mt.13.42. 
            Fique atento, “pois, assim como o joio (um simples grão) é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século”, Mt.13.40 com todos “[...] os filhos do maligno”, Mt.13.38.
            [...] E, no tempo da colheita (enquanto uns choram), Jesus dirá [...] (que) o trigo (filho de Deus, deve ser), recolhido no [...] celeiro (o céu, a mansão eterna de) Jesus”, Mt.13.30b.
            É por isso que “então, os justos (observam as leis divinas) resplandecerão (brilham) como o sol, no reino (mundo) de seu Pai [...]”, Mt.13.43.
            O conselho de Jesus é simples: “[...] Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça (com atenção)”, Mt.13.43.
            Se você ainda não entendeu essa mensagem, faça como “[...] os [...] discípulos (de) Jesus [...] (que pediram) explicação (sobre) a parábola do joio do campo (que serão condenados)”, Mt.13.36.
            Daí, ficará mais fácil você entender que, em breve, “[...] Jesus despedirá as multidões, (cada um para o seu destino eterno, então) [...] Jesus (irá) para casa (lar celeste, morada de Deus) [...]”, Mt.13.36. 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário