PREDESTINAÇÃO
Rm.8.29,30
Introd.: A predestinação é um dos assuntos
mais polêmicos da nossa doutrina.
Para aceitar essa doutrina é preciso
que cada um de nós se “[...] arrependa e creia
no evangelho”, Mc.1.15.
Nar.: Paulo, no texto de Romanos, nos mostra o
misterioso e eterno propósito de Deus em escolher-nos antes da fundação do
mundo.
Propos.: Não conhecemos Deus completamente.
Trans.: O mistério de Deus quanto a minha
eleição não elimina a compreensão de que [...]
1 – A predestinação não anula a pregação do
evangelho.
Paulo fala em outro texto que “[...] a fé vem pela pregação, e a pregação, pela
palavra de Cristo”, Rm.10.17.
E, no texto base o apóstolo declara
“[...] que [...] a esses também chamou [...]”,
Rm.8.30 para serem salvos.
Isto quer dizer que o chamado se deu
através da “[...] pregação [...] (da) palavra
de Cristo”, Rm.10.17.
Foi exatamente desta forma que Paulo
agiu quando das suas viagens missionárias.
Certa vez em Corinto, “Paulo (,) durante a noite teve uma visão em
que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto
eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta
cidade”, At.18.9,10.
O desejo de Deus é que os
predestinados ouçam a Palavra de Deus e serem convertidos.
No V.T. também, tem o mesmo ensino
de que o predestinado precisa ouvir a Palavra de Deus.
É por este motivo “que são formosos sobre os montes os pés do
que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que
faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”, Is.52.7.
Esta mensagem da salvação é lançada
a todos quantos estão perdidos, e no meio destes perdidos, estão os escolhidos.
Paulo pergunta em outra Escritura: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E
como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem
pregue? E como pregarão, se não forem enviados? [...]”, Rm.10.14,15.
É
por causa da pregação da Palavra de Deus “[...]
que (os) predestinados [...] (são) chamados [...]”, Rm.8.30.
Precisamos
saber que a predestinação não me dá o direito de cruzar os braços para a
evangelização.
Somos
responsáveis por pregar o evangelho.
Se
a pregação não anula a predestinação, fica mais fácil compreender que [...]
2 – A predestinação envolve
indivíduos e não especificamente nações.
“O
povo Judeu não é menos pecador do que outros povos”.
É
errado pensar que todo povo Judeu ou toda nação judia será salva.
Deus,
na eternidade, “[...] de antemão conheceu (os
seus), também os predestinou [...]”, Rm.8.29.
Esses escolhidos são conhecidos
pelos seus atos.
Os
“[...]
predestinados (são) conforme a imagem do [...] Filho (de Deus) [...]”,
Rm.8.29.
É
a restituição da “[...] imagem [...]”, Rm.8.29 divina que o pecado apagou para restabelecer
a nossa retidão.
Aqueles
“[...] que são [...] conhecidos [...]”,
Rm.8.29 por Deus, são revelados em todas as nações, reinos, lares, famílias,
porque “[...] não há distinção entre judeu e
grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o
invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”,
Rm.10.12,13.
Assim
como Jesus Cristo é o “[...] Filho (de Deus,
e) [...] ele (é) [...] o primogênito entre muitos irmãos”, Rm.8.29, a
soberania de Deus é poderosa para salvar quem e quando Ele deseja.
É bom saber que sempre parte de “[...] Deus [...] o Senhor [...] abrir o coração (do
homem escolhido) para atender às coisas [...] ditas (pelos profetas)”, At.16.14.
O homem predestinado [...]
3 – É
chamado.
É
preciso lembrar que Deus, em Cristo, “[...]
conhece [...] (e) predestina [...]”, Rm.8.29 os seus para a eternidade.
A
ida deste homem para Deus é irresistível pelo motivo de “Deus (ser) Todo-Poderoso (e que pode) [...] abençoar
[...] para [...] ser uma multidão de povos”, Gn.28.3 através da sua
conversão.
É por este motivo que Paulo declara
que “[...] aos que predestinou [...] também
chamou [...]”, Rm.8.30 para serem servos de Cristo.
É
tão verdadeira essa palavra que “todo
aquele que o Pai dá (para) Jesus, esse irá a Jesus; e o que vai a Jesus, de
modo nenhum (será) [...] lançado fora”, Jo.6.37.
“[...] E aos que (foram) chamados (confirmados)
[...] (o próprio Deus) [...] também justifica (ato judicial divino que perdoa a
culpa através da fé, declarado justo, reto através de Cristo) [...]”,
Rm.8.30.
É
somente a partir dessa operação maravilhosa de Deus, a predestinação, que cada
um pode ser [...]
Conclusão: Glorificado.
A
“[...] glorificação”, Rm.8.30 nos
comunica que devemos honrar e o louvar a Deus.
A
“[...] glorificação”, Rm.8.30 fala da
morada eterna.
A
“[...] glorificação”, Rm.8.30 aponta
para a majestade e o brilho de Deus.
A
“[...] glorificação”, Rm.8.30 é o
anúncio de “[...] que (os) predestinados
[...] (foram) chamados [...] (passaram pela) justificação [...]”,
Rm.8.30 para chegarem à Mansão Eterna para habitar “[...] entre muitos irmãos”, Rm.8.29.
Rev. Salvador P. Santana
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