domingo, 18 de maio de 2014

PRESDESTINAÇÃO, Rm.8.29,30.



PREDESTINAÇÃO
Rm.8.29,30

Introd.:           A predestinação é um dos assuntos mais polêmicos da nossa doutrina.
            Para aceitar essa doutrina é preciso que cada um de nós se “[...] arrependa e creia no evangelho”, Mc.1.15.
Nar.:   Paulo, no texto de Romanos, nos mostra o misterioso e eterno propósito de Deus em escolher-nos antes da fundação do mundo.
Propos.:          Não conhecemos Deus completamente.
Trans.:           O mistério de Deus quanto a minha eleição não elimina a compreensão de que [...]
1 – A predestinação não anula a pregação do evangelho.
            Paulo fala em outro texto que “[...] a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”, Rm.10.17.
            E, no texto base o apóstolo declara “[...] que [...] a esses também chamou [...]”, Rm.8.30 para serem salvos.
            Isto quer dizer que o chamado se deu através da “[...] pregação [...] (da) palavra de Cristo”, Rm.10.17.
            Foi exatamente desta forma que Paulo agiu quando das suas viagens missionárias.
            Certa vez em Corinto, “Paulo (,) durante a noite teve uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”, At.18.9,10.
            O desejo de Deus é que os predestinados ouçam a Palavra de Deus e serem convertidos.
            No V.T. também, tem o mesmo ensino de que o predestinado precisa ouvir a Palavra de Deus.
            É por este motivo “que são formosos sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”, Is.52.7.
            Esta mensagem da salvação é lançada a todos quantos estão perdidos, e no meio destes perdidos, estão os escolhidos.
            Paulo pergunta em outra Escritura: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? [...]”, Rm.10.14,15.
            É por causa da pregação da Palavra de Deus “[...] que (os) predestinados [...] (são) chamados [...]”, Rm.8.30.
            Precisamos saber que a predestinação não me dá o direito de cruzar os braços para a evangelização.
            Somos responsáveis por pregar o evangelho.
            Se a pregação não anula a predestinação, fica mais fácil compreender que [...]
2 – A predestinação envolve indivíduos e não especificamente nações.
            “O povo Judeu não é menos pecador do que outros povos”.
            É errado pensar que todo povo Judeu ou toda nação judia será salva.
            Deus, na eternidade, “[...] de antemão conheceu (os seus), também os predestinou [...]”, Rm.8.29.
            Esses escolhidos são conhecidos pelos seus atos.
            Os “[...] predestinados (são) conforme a imagem do [...] Filho (de Deus) [...]”, Rm.8.29.
            É a restituição da “[...] imagem [...]”, Rm.8.29 divina que o pecado apagou para restabelecer a nossa retidão.
            Aqueles “[...] que são [...] conhecidos [...]”, Rm.8.29 por Deus, são revelados em todas as nações, reinos, lares, famílias, porque “[...] não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, Rm.10.12,13.
            Assim como Jesus Cristo é o “[...] Filho (de Deus, e) [...] ele (é) [...] o primogênito entre muitos irmãos”, Rm.8.29, a soberania de Deus é poderosa para salvar quem e quando Ele deseja.
            É bom saber que sempre parte de “[...] Deus [...] o Senhor [...] abrir o coração (do homem escolhido) para atender às coisas [...] ditas (pelos profetas)”, At.16.14.
            O homem predestinado [...]
3 – É chamado.
            É preciso lembrar que Deus, em Cristo, “[...] conhece [...] (e) predestina [...]”, Rm.8.29 os seus para a eternidade.
            A ida deste homem para Deus é irresistível pelo motivo de “Deus (ser) Todo-Poderoso (e que pode) [...] abençoar [...] para [...] ser uma multidão de povos”, Gn.28.3 através da sua conversão.
            É por este motivo que Paulo declara que “[...] aos que predestinou [...] também chamou [...]”, Rm.8.30 para serem servos de Cristo.
            É tão verdadeira essa palavra que “todo aquele que o Pai dá (para) Jesus, esse irá a Jesus; e o que vai a Jesus, de modo nenhum (será) [...] lançado fora”, Jo.6.37.
            [...] E aos que (foram) chamados (confirmados) [...] (o próprio Deus) [...] também justifica (ato judicial divino que perdoa a culpa através da fé, declarado justo, reto através de Cristo) [...]”, Rm.8.30.
            É somente a partir dessa operação maravilhosa de Deus, a predestinação, que cada um pode ser [...]
Conclusão:      Glorificado.
            A “[...] glorificação”, Rm.8.30 nos comunica que devemos honrar e o louvar a Deus.
            A “[...] glorificação”, Rm.8.30 fala da morada eterna.
            A “[...] glorificação”, Rm.8.30 aponta para a majestade e o brilho de Deus.
            A “[...] glorificação”, Rm.8.30 é o anúncio de “[...] que (os) predestinados [...] (foram) chamados [...] (passaram pela) justificação [...]”, Rm.8.30 para chegarem à Mansão Eterna para habitar “[...] entre muitos irmãos”, Rm.8.29.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário