sábado, 1 de março de 2014

O EXERCÍCIO DA RESISTÊNCIA, Tg.4.7; 2Co.2.11.

O EXERCÍCIO DA RESISTÊNCIA, Tg.4.7; 2Co.2.11.

            Objetivo da lição: Discernir e não cair nas ciladas de Satanás.
Introd.:           Profissionais da saúde alertam a população para os benefícios que os exercícios de resistência trazem para o corpo humano.
            2007 pesquisadores canadenses – resultado de estudo que comprova que o exercício de resistência rejuvenesce os tecidos musculares dos idosos, além de ajudá-los a se sentirem melhor e a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.
            Exercício de resistência ajuda a queimar calorias, melhorar o colesterol, aumentar a resistência óssea e a força muscular.
            Alguns exercícios de resistência – levantamento de peso, agachamento, pular corda, subir e descer escada, flexão, saltar, corrida.
            Para prevenir problemas com a nossa vida espiritual, precisamos exercitar a resistência.
            A recomendação bíblia é que o servo de Cristo deve “[...] resisti (colocar-se contra) ao diabo, e ele fugirá de nós”, Tg.4.7.
Exposição
1 – Por que devemos resistir ao Diabo?
            A razão básica apresentada pela Bíblia, que justifica uma ação de resistência (colocar-se contra) ao Diabo, é a sua pessoa. Quem ele é o que ele faz.
            É interessante como o profeta Isaías usa metáforas (figura de linguagem em que se faz a substituição do sentido natural de uma palavra por outro sentido, em virtude da semelhança que há entre o sentido natural e o figurado) para apresentar a astúcia de Satanás.
            No dia em que “[...] a serpente [...] disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”, Gn.3.1, pode ter sido nesse tempo que “[...] caiu do céu [...] (a) estrela (Lúcifer) da manhã (chamada em Apocalipse de) “[...] o grande dragão (que) foi expulso, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”, Ap.12.9)”, Is.14.12.
            Antes de ser “[...] lançado por terra [...] (o) filho da alva (Lúcifer) [...]”, Is.14.12, “[...] o sinete (anel) da perfeição, cheio de sabedoria e formosura”, Ez.28.12, chamado também de “[...] querubim da guarda ungido [...]”, Ez.28.14, se engrandeceu.
            Não havia necessidade de querer ser maior que Deus, pois Lúcifer “[...] permanecia no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas”, Ez.28.14.
            Ele se engrandeceu e “[...] dizia no seu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação (povo de Deus) me assentarei, nas extremidades do Norte (tomar o lugar de Deus??!! Lúcifer tentou) [...] subir acima das mais altas nuvens e ser semelhante ao Altíssimo (fazer parte da trindade ou tomar um lugar??!! Impossível)”, Is.14.13,14.
            Lúcifer, como era conhecido, “estava no Éden (céu), jardim de Deus; de todas as pedras preciosas (mostra o destaque, valor e a posição, não maior que Deus, pois ele era) [...] coberto (das mais finas pedras preciosas) [...]”, Ez.28.13.
            É digno de nota que Lúcifer “era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado até que se achou iniquidade (injustiça, perversidade, maldade nele) [...]”, Ez.28.15 a tal ponto de “[...] se encher o seu interior de violência, e pecou (contra Deus, por este motivo) [...] Deus (o) lançou, profanado (contaminado, poluído, sujo, manchado, desrespeitoso), fora do monte de Deus [...]”, Ez.28.16.
            Deus o “[...] fez perecer (morte eterna) [...]”, Ez.28.16 devido “o coração (de Lúcifer) se elevar [...] por causa da sua formosura [...] (mas, antes de ser definitivamente lançado no inferno, ele foi) lançado por terra, diante dos (homens) [...] para que (ele seja) [...] contemplado”, Ez.28.17 a fim de que alguns o sirvam.
            O próprio Deus “[...] fez sair do meio de (Lúcifer) [...] um fogo (a sua própria ganância pelo poder), que [...] (o) consumiu, e (o) [...] reduziu [...] sobre a terra (indicando que Satanás não tem poder sobre este mundo, pois Deus está acima e essa derrota de Satanás está diante dos) [...] olhos de todos os que (o) [...] contempla”, Ez.28.18, os seus seguidores.
            O final de Satanás será trágico, pois “todos os que (o) [...] conhecem entre os povos estão espantados (dele. Isto acontece porque ele) [...] vem a ser objeto de espanto e jamais subsistirá (condenação eterna)”, Ez.28.19.
            É preciso saber que “[...] o diabo (também é o) nosso adversário, (que) anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”, 1Pe.5.8.
            Aquele que está em Cristo “tem cancelado o escrito de dívida, que era contra nós [...] o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, (foi) despojado os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”, Cl.2.14,15.
            Satanás está derrotado por Cristo, os seus dias estão contados, mas ele não se cansa de “[...] roubar, matar e destruir [...]”, Jo.10.10, por este motivo cada um deve se “sujeitar, portanto, a Deus [...]”, Tg.4.7.
            Satanás aparece na Bíblia com vários nomes, os quais identificam o seu ministério:
            “[...] Jesus [...] ordenou [...] (a sua) retirada (chamando-o de) Satanás (adversário por desejar ser) [...] adorado (no lugar do) Senhor, nosso Deus [...] (que deve ser) adorado, e só a ele (se deve) dar culto”, Mt.4.10.
            Jesus também o identifica como “[...] diabo (caluniador) [...]”, Mt.4.11 e “[...] o acusador de nossos irmãos [...] que (nos) [...] acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”, Ap.12.10.
            Paulo declara que o “[...] diabo [...] (é) cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça [...] (e sabe) perverter os retos caminhos do Senhor [...]”, At.13.10.
            Ele se torna “[...] maligno (quando) vem e arrebata a palavra (de) todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, o que lhes foi semeado no coração [...]”, Mt.13.19.
            João o conhece como “[...] a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo [...]”, Ap.12.9 e também como “[...] dragão [...]”, Ap.12.7.
            A sua astúcia é tamanha que Mateus fala que “[...] o tentador [...] aproxima-se [...]”, Mt.4.3 perto dos homens com o propósito de enganá-los.
            “[...] Os fariseus [...] (o chamam) de Belzebu, maioral dos demônios”, Mt.12.24.
            No dia da morte de Cristo aconteceu de “chegar o momento de ser julgado [...] o [...] príncipe (deste) mundo (e) ser expulso”, Jo.12.31.
            Em outra escritura Paulo o chama de “[...] o deus deste século (que tem poder para) cegar o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo [...]”, 2Co.4.4.
            Ele é conhecido também como “[...] o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”, Ef.2.2.         
2 – As ciladas do diabo.
            Satanás não é conhecido apenas pelo seu nome, mas também pelas ciladas preparadas para derrubar os servos de Deus.  
            Pelo motivo de conhecer os nomes de Satanás, cada um de nós precisa se “revestir de toda a armadura de Deus, para poder ficar firme contra as ciladas do diabo [...] contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”, Ef.6.11,12.
            Não podemos subestimar “[...] a eficácia (força) de Satanás [...] (que vem) com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira”, 2Ts.2.9 a ponto de “[...] se transformar em anjo de luz”, 2Co.11.14.
            O seu poder chega a tal ponto de “[...] parecer cordeiro, mas fala como dragão. Seduz (desviar do caminho) os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar [...]”, Ap.13.11,14.
            Olhando para esse pequeno poder de Satanás, precisamos ficar alertas, “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”, Mt.24.24.
            Todo cuidado é pouco, porque o “[...] diabo [...] é [...] homicida desde o princípio [...] é mentiroso e pai da mentira [...] (e o pior, ele faz tudo para) oprimir a todos [...]”, Jo.8.44; At.10.38 os cristão e a igreja de Jesus Cristo. O seu desejo é derrubar e prejudicar a comunhão entre os irmãos.
            Precisamos ficar alerta “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”, 2Co.2.11.
            Existem três lições neste texto:
            Satanás tem plano e estratégias contra a igreja.
            “[...] Os desígnios (de) Satanás [...]”, 2Co.2.11, planos, ardis, significam, na língua grega, percepção, propósito, a inteligência própria. A ideia é que Satanás tem um plano astucioso com o objetivo de enganar, iludir, seduzir e destruir a igreja.
            O objetivo de Satanás é obter vantagem sobre nós.
            “Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós [...]”, 2Co.2.11.
            Vantagem significa, na língua grega, desejar ter mais (do que é próprio), cobiçoso, isto é,; por manipulação, ganhar algo.
            No caso tratado por Paulo quando “[...] alguém causa tristeza [...] (causa para) todos [...] (então, é preciso) a punição pela maioria [...] (é) dever [...] (de cada um) perdoar [...] e confortar, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza [...] (Paulo deseja que todos possam agir) para com (o irmão com) amor [...] em tudo, sendo obedientes [...] na presença de Cristo”, 2Co.2.5-10.
            Quando não acontece perdão no seio da igreja, “[...] Satanás [...] alcance vantagem sobre nós [...]”, 2Co.2.11.
            Os ressentimentos na congregação são aproveitados por Satanás para prejudicar a saúde espiritual da igreja. Ele tira proveito de ressentimentos existentes no coração das pessoas e que ainda não foram resolvidos e perdoados.
            Não podemos ignorar estes desígnios.
            “[...] Pois não lhe ignoramos (conhecemos) os desígnios (planos de) Satanás”, 2Co.2.11.
            Este alerta é para não ficarmos inconscientes, mas saber muito bem acerca das astúcias e artimanhas do inimigo. 
            Uma das ciladas de [...]
            2.1 – Satanás é lançar dúvida sobre a segurança da nossa salvação.
            Assim como “[...] o tentador [...] (lançou dúvida para saber) se Jesus é Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães [...] atira-te abaixo [...] e [...] tudo isto te darei se, prostrado, me adorares [...] (a nossa resposta deve ser como a de) Jesus [...] ordenando: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”, Mt.4.3,6,9,10.
            Muitas vezes somos questionados se somos convertidos, legítimos filhos de Deus e se vamos entrar no céu.
            Muitas vezes duvidamos da nossa conversão. É nesse momento que sofremos os ataques de Satanás.
            A resposta que temos é que se “[...] recebemos (Jesus, somos) [...] feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”, Jo.1.12,13.
            Se “[...] ouvimos a palavra (de) Jesus e cremos naquele que (o) enviou temos a vida eterna, não entramos em juízo, mas passamos da morte para a vida”, Jo.5.24.
            A segurança que temos é se “[...] somos guiados pelo Espírito de Deus (de fato) somos filhos de Deus”, Rm.8.14.
            A cilada de [...]
            2.2 – Satanás é sugerir que eu posso servir a Deus sem me afastar do pecado.
            Crentes que frequentam a igreja leva uma vida dupla.
            Muitos são como aquele “[...] que foi semeado entre os espinhos [...] ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”, Mt.13.22.
            Todo crente precisa saber “[...] que a amizade do mundo é inimiga de Deus [...] aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus [...] (isso acontece porque) a Escritura afirma (que) [...] é com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós [...]”, Tg.4.4,5.
            Não posso servir a Deus e continuar na prática do pecado, porque “[...] o Senhor conhece os que lhe pertencem [...] (logo) aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor [...] pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. (Mais que depressa, devo) fugir [...] das paixões da mocidade [...]”, 2Tm.2.19,21,22.
            Satanás não pode nos pressionar porque somos “[...] filhos da obediência, (então) não nos amoldemos às paixões [...] pelo contrário, segundo é santo aquele que nos chamou, tornemos santos também nós mesmos em todo o nosso procedimento”, 1Pe.1.14,15.
            A sugestão de [...]
            2.3 – Satanás é sempre me apresentar argumentos racionais e coerentes para impedir o meu compromisso com Deus.
            Muitos dizem que não tem problema você participar disto ou daquilo, o resultado é que “um abismo chama outro abismo [...]”, Sl.42.7 a ponto de não ter condições de se levantar.
            “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, Hb.10.31 quando estamos em pecado contra Ele.
            Certa vez “[...] Jesus Cristo [...] mostrava a seus discípulos que lhe era necessário [...] sofrer [...] ser morto e ressuscitar no terceiro dia. E Pedro [...] começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”, Mt.16.21-23.
            A cilada de [...]
            2.4 – Satanás é mostrar os defeitos dos irmãos e da igreja, com o objetivo de prejudicar o meu envolvimento com a obra de Deus.
            Satanás sempre foi atuante no aspecto de prejudicar.
            O diabo tenta a todo custo convencer os crentes de que a igreja é uma comunidade de hipócritas.
            “Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló [...] houve (também), da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles (a respeito da circuncisão) [...]”, Gn.13.7; At.15.2.
            A fim de que, Satanás não tenha vantagem, após qualquer discussão, é preciso “reconciliar [...] com ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem”, Jó 22.21.
            É verdade que “[...] alguns que (estão na igreja) confiam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezam os outros”, Lc.18.9, mas ele esquece que, “[...] se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana”, Gl.6.3.
            Existem muitos crentes que “[...] não ousam nem ainda levantar os olhos ao céu, mas bate no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador”, Lc.18.13.
            Caso houver algum desajuste entre “irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, nós, que somos espirituais, (devemos) corrigi-lo com espírito de brandura; e (me) guardar para que (eu) não seja também tentado”, Gl.6.1.
            É preciso aprender a “levar as cargas uns dos outros e, assim, cumprir a lei de Cristo”, Gl.6.2 a fim de “[...] que Satanás não alcance vantagem sobre nós [...]”, 2Co.2.11.
            A astúcia de [...]
            2.5 – Satanás é me incentivar a valorizar mais as coisas materiais do que a Deus e os meus irmãos.
            "Os cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações." – Facebook.
            “Gosto mais de bicho do que de gente” – Xuxa Meneghel.
            Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo, disse que gosta muito de dinheiro.
            O diabo tenta convencer as pessoas que tempo e dinheiro investidos em pessoas e no reino de Deus são prejuízos.
            Existem “[...] homens que [...] (deseja e pede) que Jesus ordene (ao) irmão que reparta com (ele) a herança”, Lc.12.13.
            A “[...] recomendação (de) Jesus (é que devemos) [...] ter cuidado e guardar-nos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”, Lc.12.15.
            “[...] Maria (não se importou com bens, ela) tomou uma libra (571g) de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo”, Jo.12.3.
            O nosso dever é “buscar, pois, em primeiro lugar, o [...] reino (de) Deus e a sua justiça, e todas estas coisas nos serão acrescentadas”, Mt.6.33.
            O desejo de [...]
            2.6 – Satanás é me levar a pensar que servir a Deus é complicado e custoso (difícil).
            Todo serviço apresentado para eu fazer na igreja é difícil, não dou conta, peça para outro.
            “[...] Jesus (sempre nos convida): Segue-me! Nós, porém, respondemos: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai”, Lc.9.59 – trabalho muito, não consigo, não sei fazer, vou chegar atrasado, não conta comigo.
            Outra tirada de [...]
            2.7 – Satanás é levantar pessoas que lançarão dúvidas sobre o meu caráter e as motivações do meu coração.
            Pessoas investem contra pessoas. Essa é a tática do inimigo.
            Ele é tão astuto que pode levantar “[...] falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo [...] (isto acontece) porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz [...] (até) os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça [...]”, 2Co.11.13-15.
            Certa vez, “[...] para que (Paulo) não se ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-lhe posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para (o) esbofetear, a fim de que não [...] exaltasse. Por causa disto, três vezes pediu ao Senhor que o afastasse (dele) [...] Então, (o) Senhor lhe disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza [...]”, 2Co.12.7-9.
            A ideia de [...]
            2.8 – Satanás também é levantar falsos mestres e espíritos enganadores, que me tentarão a abandonar a fé e a sã doutrina.
            Precisamos saber que “nem todo o que [...] diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus [...]”, Mt.7.21, então, muitos irão se infiltrar na igreja “[...] disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”, Mt.7.15 com a finalidade de incentivar a abandonar a fé.
            Muitos, “[...] nos últimos tempos [...] apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade”, 1Tm.4.1,3.
            Precisamos vigiar, pois “[...] no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre nós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias (doutrina contrária) destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição”, 2Pe.2.1.
Conclusão:     A vida cristã é uma maratona que exige muita resistência.
            “[...] Temos a rodear-nos [...] testemunhas, (então, precisamos) desembaraçar de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corra, com perseverança, a carreira que nos está proposta”, Hb.12.1.
            Satanás é astuto, eu e você precisamos “sujeitar-nos, portanto, a Deus; mas resisti (fazê-lo fugir – mandamento) ao diabo, e ele fugirá de nós”, Tg.4.7.
            Não podemos deixar “[...] que Satanás [...] alcance vantagem sobre nós [...]”, 2Co.2.11.
            Alguns conselhos:
            1 – “[...] Vencemos por causa do sangue do Cordeiro [...]”, Ap.12.11;
            2 – Com “[...] a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração [...]”, Ef.6.17,18, derrotamos o diabo;
            3 – “[...] Se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”, 1Pe.4.11.  
            4 – Se você “[...] pensa que estar em pé veja que não caia”, 1Co.10.12.
            5 – “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina [...]”, 1Tm.4.16.


            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – Dieta espiritual – Z3 Editora – Rev. Arival Dias Casimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário