quinta-feira, 20 de março de 2014

JESUS, O VERDADEIRO TERAPEUTA, Jo.5.1-18

JESUS, O VERDADEIRO TERAPEUTA
Jo.5.1-18

Introd.:           Terapêutica – parte da medicina que põe em prática os meios para aliviar ou curar os doentes. Conforme Ieda Porchat, “a terapêutica é o conjunto de métodos de tratamento visando ao alívio ou a cura do doente”, pag. 83 – O que é psicoterapia.
            Jesus, quando deseja, não somente alivia, mas pode curar o corpo e também a alma, “porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios”, Mc.7.21.
            A cura total e permanente é somente com Jesus Cristo.
Nar.:   O texto base fala que, “passadas estas coisas (depois da cura do filho de “[...] um oficial do rei [...]”, Jo.4.46), havia uma festa dos judeus (obrigatórias – Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos) [...] Jesus subiu para Jerusalém”, Jo.5.1.
            As crenças e mitos mais diversos sempre existiram e para o povo Judeu não era diferente.
            Em “[...] Jerusalém existia, junto à Porta das Ovelhas (espiritualmente se refere a “Jesus [...] (que) é a (única) porta (e solução) das ovelhas”, Jo.10.7, havia) [...] um tanque, chamado em hebraico Betesda (casa de graça, a qual aponta para o “[...] dom de Deus (que oferece) pela graça (a) [...] salvação, mediante a fé [...]”, Ef.2.8) [...]”, Jo.5.2.
            Ali “[...] tinha cinco pavilhões (oferecer mais oportunidades, pois), jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos”, Jo.5.2,3.
            Em todos os tempos, lugares, crenças e etnias haverá pessoas necessitadas, desesperadas, angustiadas, por este motivo, Jesus é o único terapeuta que pode cuidar perfeitamente.
            Ainda hoje os homens continuam “[esperando que se mova a água (alguém para aliviar a sua dor). Porquanto um anjo (homem ou ser espiritual) descia em certo tempo, agitando-a (para acontecer um milagre); e o primeiro que entrava no tanque (mais esperto, ajudado, acolhido), uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]”, Jo.5.4.
            É preciso entender que somente “[...] Deus faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam”, Jó 5.18.
            Assim como em muitos lugares [...]
Propos.:          “Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos”, Jo.5.5 procurando alguém para aliviar a sua dor.
Trans.:           Jesus, o verdadeiro terapeuta [...]
1 – É insubstituível.
            A percepção nasceu em “Jesus [...] (que) vendo (o homem) deitado e sabendo que estava assim há muito tempo (faz a intervenção), perguntando-lhe: Queres ser curado?”, Jo.5.6.
            Interessante notar que o paciente, “o (homem) enfermo respondeu (apresentando a sua queixa): Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque (não sou ouvido, ninguém me entende, sou rejeitado, todos me abandonaram, estou perdido) [...]”, Jo.5.7.
            Na verdade, o desejo de todos que passam por lutas, é ver acontecer um milagre “[...] quando a água é agitada [...]”, Jo.5.7, mas Jesus estava ali como o verdadeiro terapeuta para resolver o seu problema.
            O problema daquele homem era simples, mas ele não encontrava a solução, “[...] pois, enquanto (eu e você) vamos (tentar resolver o problema), desce outro antes de nós”, Jo.5.7 – nos rouba a oportunidade de vencer, somos impedidos pelas palavras de desânimo.
            Como Jesus é o verdadeiro terapeuta [...]
2 – Poucos o conhecem.
            A falta de conhecimento não é “[...] porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar”, Jo.5.13.
            A “pergunta (continua em nossos dias) [...]: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?”, Jo.5.12.
            O enfermo experimentou o poder curador de Jesus, porém, “[...] o que fora curado não sabia quem era [...]”, Jo.5.13 o seu terapeuta, nem procurou conhecê-Lo – Bíblia.
            O homem conhecia muito bem o “[...] tanque [...]”, Jo.5.2, que, pensava pudesse dar-lhe cura, mas não conhecia Jesus.
            Entendemos de futebol, política, o tempo da chuva, falamos sobre economia, geografia, ciência, “mas [...] não sabemos quem é Jesus [...]”, Jo.5.13.
            Devido a falta de conhecimento, muitos que precisam ser “[...] curados [...] (são impedidos de marcarem uma consulta com Jesus)”, Jo.5.10, o verdadeiro terapeuta.
            Desta forma agiram “[...] os judeus (quando viram o homem) que fora curado (a desculpa deles era): Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito”, Jo.5.10.
            Mas, como o enfermo não conhecia o seu terapeuta, “[...] lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda”, Jo.5.11.
            Por não conhecerem a Jesus, muitos estudiosos das diversas ciências, “[...] renegam o Soberano Senhor [...]”, 2Pe.2.1 que pode curar e libertar o homem dos problemas que o afligem.
            Aquele que muitos não conhecem pode [...]
3 – Curar o corpo e a alma.
            Pessoas cronicamente inválidas não tem esperança de cura.
            Não precisou de muitas visitas do enfermo ao consultório.
            “[...] Jesus (apenas) disse: Levanta-te (ação imediata), toma o teu leito e anda”, Jo.5.8 para não depender mais de homens e sim de Deus.
            Como Jesus veio restaurar os estragos da humanidade e, “imediatamente, o homem se viu curado (milagre) e, tomando o leito, pôs-se a andar (para não depender) [...]”, Jo.5.9.
            Este homem recebeu a bênção especial de Jesus. Não foi sorte, foi providência de Deus.
            Curar apenas o corpo pode ser fácil para muitos profissionais da saúde, mas quando parte para o interior, o coração, a alma, somente Jesus é que tem poder para restaurar.
            O texto fala que “mais tarde, Jesus o encontrou no templo (para adorar, agradecer, pedir e interceder) [...]”, Jo.5.14.
            Como o problema do homem está dentro do seu coração, a recaída pode acontecer, daí, devido a reincidência no “[...] pecado [...] (pode) suceder coisa pior”, Jo.5.14.
            É por este motivo que “[...] Jesus (vai direto ao assunto) [...] dizendo: Olha que já estás curado (recebeu vida ao invés de morte, por este motivo) [...] não peques mais (“[...] Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”, 1Jo.2.1) [...]”, Jo.5.14 que pode não somente cuidar do corpo, mas também da alma.
            Jesus, o verdadeiro terapeuta, para encerrar o texto ou a consulta [...]
Conclusão:     Se põe à disposição de todos quantos desejam o Seu atendimento.
            Jesus despede “o homem (paciente, enfermo, doente que) se retirou (para os seus e tentar viver melhor a vida) [...]”, Jo.5.15.
            Após a cura, “o [...] homem (reconheceu) que fora Jesus (que tem poder) quem o havia curado (então) [...] disse (espalhou) aos judeus [...]”, Jo.5.15 a boa notícia da sua cura.
            Como Jesus sempre está à disposição, devido a maldade no coração humano, “[...] os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas  (libertação) no sábado”, Jo.5.16.
            É preciso entender que Jesus é o único que tem poder para curar completamente, pois assim como o “[...] Pai trabalha (em favor dos seus) até agora [...] Jesus trabalha também”, Jo.5.17 a fim de renovar o coração humano.
            Talvez seja por este motivo que “[...] os (homens) ainda mais procuram matar (a atuação de) Jesus [...]”, Jo.5.18 na vida do homem sofredor.
            Creia! Jesus Cristo é o único que pode “[...] dizer que (é) Deus [...] (e pode) fazer [...]”, Jo.5.18 o melhor pela sua vida física e espiritual.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário