quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O PRIMEIRO MILAGRE, Jo.2.1-12.

O PRIMEIRO MILAGRE
Jo.2.1-12

Introd.:           “Aos cinco anos de idade, o menino Jesus estava brincando em uma correnteza de água, depois da chuva.
            Recolhia água em pequenas poças e a tornava límpida em um instante, dominando-a só com a sua palavra.
            Formou uma pasta com o barro e modelou com ela doze passarinhos.
            Isto fora feito em dia de sábado; havia várias crianças brincando com ele e um judeu correu e contou para seu pai José.
            José dirigiu-se ao lugar e ao vê-lo, o repreendeu, dizendo: - Por que fazes, no sábado, o que não é permitido fazer?
            Jesus bateu as mãos, voltou-se para os passarinhos e disse-lhes: - Ide! Abrindo as asas, os passarinhos voaram, gorjeando.
            Ao presenciar isso, os judeus ficaram admirados e foram contar a seus chefes o que tinha visto Jesus fazer.
            Vendo aquilo, Jesus indignou-se e disse-lhe: - Malvado, ímpio, insensato! Por acaso te faziam mal as poças e a água?
            Agora ficarás seco como uma árvore e não produzirá nem folhas, nem raiz, nem frutos.
            No mesmo instante, o menino que ficara seco o tomaram e, chorando por causa de sua tenra idade, o levaram a José, a quem censuraram asperamente, pelo fato de seu filho fazer tais coisas.
            Outra vez, caminha no meio de um povoado, quando um menino, que vinha correndo, esbarrou nela pelas costas. Irritado, Jesus lhe disse: – Não continuarás teu caminho. Imediatamente o menino caiu morto.
            Algumas pessoas, que presenciaram aquilo, disseram: – Donde saiu este menino? Todas as suas palavras se transformam em realidade.
            Ressuscitou um menino, curou um lenhador, carregou água dentro de um manto. Um grão de trigo que semeou, colheu 38.000 litros de trigo. Alongou um varal de cama por ser mais curto que o outro. Todos os que o contrariava caíam mortos. Soprou a ferida de Tiago, picado por uma cobra e este foi curado.
            É como diz o próprio texto: Os fatos narrados mostram um Jesus cruel e vingativo” – Bíblia Apócrifa – São José e o menino Jesus.
Nar.:   Entre a bíblia Apócrifa e a Bíblia Sagrada, fico com esta verdadeira Palavra, pois “[...] em Caná da Galileia deu Jesus princípio a seus sinais [...]”, Jo.2.11.
            A contradição dos textos entre os livros apócrifos e a Palavra de Deus é que nos Apócrifos, Jesus começa seus milagres aos cinco anos de idade.
            Interessante notar que as Bíblias de Jerusalém, Pastoral, Pão Nosso, Ave Maria, mostra o texto idêntico ao texto bíblico.
            O texto bíblico fala que “Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento”, Jo.2.2.
            A festa de casamento se prolongava por sete dias.
            Sempre começava nas quartas-feiras, isto porque, se a moça não fosse virgem, na quinta-feira, o Sinédrio se reunia, então, era apresentada a queixa.
            O vinho era servido livremente, coisa de “[...] seis talhas (cântaro) de pedra [...] e cada uma levava duas ou três metretas (40 l. Se considerar as três, então tinha 720 l)”, Jo.2.6 no final da festa, fora “[...] o vinho (que) tinha acabado [...]”, Jo.2.3, então, cerca de 1500 l de vinho foi servido.
            “[...] A mãe de Jesus (fez uma interferência) [...] disse (à) Jesus: Eles não têm mais vinho”, Jo.2.3.
            “Mas (, gentilmente rejeitada por) Jesus lhe dizendo: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”, Jo.2.4.
            Outro “[...] costume (era) pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; (mas o dono da festa) [...] porém, guardou o bom vinho até (aquele momento) [...]”, Jo.2.10 em que Jesus interferiu.
            O primeiro “[...] sinal (de) Jesus (foi realizado) em Caná da Galileia [...]”, Jo.2.11.
Propos.:          O primeiro milagre bíblico joga por terra a versão Apócrifa de que Jesus iniciou os seus milagres aos cinco anos de idade.
Trans.:           No primeiro milagre de Jesus [...]
1 – Teve testemunhas oculares.
            O médico Lucas fala que os apóstolos, “[...] desde o princípio foram [...] testemunhas oculares [...]”, Lc.1.2 dos atos de Jesus Cristo.
            Sabe-se que “[...] Jesus tinha cerca de trinta anos (quando) [...] começou o seu ministério [...]”, Lc.3.23, então, é impossível Jesus ter realizado milagres desde os cinco anos.
            Além dos convidados presentes no “[...] casamento em Caná da Galileia, achava-se ali a mãe de Jesus”, Jo.2.1, “[...] também [...] os seus discípulos [...]”, Jo.2.2, os “[...] serventes [...]”, Jo.2.5, o “[...] mestre-sala (quem colocava em ordem as mesas e os leitos, arranjava os pratos de um cardápio, testava a comida e o vinho) [...]”, Jo.2.8, “[...] os noivos (e todos os seus familiares)”, Jo.2.9 e, os “[...] irmãos (de) Jesus (“[...] Tiago, José, Simão e Judas [...] (e) todas as suas irmãs [...]”, Mt.13.55,56) [...]”, Jo.2.12.
            Como esse texto é Escritura de Deus, Jesus fala que pode “passar o céu e a terra, porém as sua palavras não passarão”, Lc.21.33.
            No primeiro milagre [...]
2 – Jesus usa material preexistente.
            Segundo o texto, “três dias depois, houve um casamento [...]”, Jo.2.1, então, Jesus não era um fantasma, Ele é “[...] o Verbo (que) se fez carne e habitou entre [...]”, Jo.1.14 o povo do seu tempo.
            Jesus usou as “talhas (que) estavam ali [...] (na casa do noivo) que os judeus usavam para as purificações (lavar as mãos, pés; no sentido espiritual, tornar-se puro diante de Deus para adorá-Lo) [...]”, Jo.2.6.
            “Jesus [...] (usa a) água (fala sobre “aquele [...] que beber da água que Jesus [...] der nunca mais terá sede [...]”, Jo.4.14) [...]”, Jo.2.7.
            “Jesus [...] (usa as pessoas para fazerem coisas simples) [...] e elas [...] encheram totalmente (as talhas; sendo obedientes)”, Jo.2.7, daí, Jesus “[...] determina [...] tirar [...] e levar [...] (a água transformada em vinho, e) eles o fizeram (obedientes)”, Jo.2.8.
            Jesus usa “[...] o mestre-sala (para) provar a água transformada em vinho (Ele “[...] não queria que ninguém o soubesse”, Mc.9.30, por isso o mestre-sala) não sabia donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água) [...]”, Jo.2.9.
            Jesus usa tudo quanto Ele deseja para fazer cumprir a Sua vontade.
            Deixa Jesus usar você! 
            O primeiro milagre [...]
3 – Manifesta a glória de Cristo.
            “[...] Jesus [...] manifestou a sua glória (o que dá peso, é importante, impõe, confere estimação, como riqueza, esplendor, majestade, brilho, poder) [...]”, Jo.2.11.
            Essa glória dada a Cristo é “porque Deus [...] das trevas resplandeceu a luz [...] em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”, 2Co.4.6.
            A glória de Cristo nos “[...] fala [...] (que devemos) fazer tudo o que Jesus nos disser”, Jo.2.5, daí, “nós seremos seus amigos, se fizermos o que Jesus nos manda”, Jo.15.14.
            O primeiro milagre [...]
Conclusão:     Fala de fé.
            Os “[...] discípulos (de) Jesus creram nele”, Jo.2.11; e você, crê?
            “Depois desse (primeiro milagre), Jesus desceu para Cafarnaum (onde realizou muitos outros) [...] e ficaram ali não muitos dias”, Jo.2.12, pois partiu para outras localidades/nossos corações para realizar outros milagres.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário