quarta-feira, 17 de julho de 2013

A MISSÃO ESSENCIAL DA IGREJA E MISSÕES, 1Pe.2.1-10

A MISSÃO ESSENCIAL DA IGREJA E MISSÕES, 1Pe.2.1-10.
Aula para Escola Dominical adaptada por Rev. Salvador P. Santana da revista de missões – E. Cristã Evangélica – Pr. João Batista Cavalcante

Introdução.

            O guarda de trânsito não controla o trânsito, mas faz o serviço bancário e cozinha.
            Na mão existem joias, mas não consegue segurar nada.
            Assim é a igreja que não faz missões.
            É preciso existir a igreja para fazer missões.
1 – Entendendo a natureza básica da igreja.
            Faz parte da igreja pessoas “[...] nascidas da água e do Espírito [...]”, Jo.3.5 que tem um único propósito: “desejar ardentemente (cobiçar), como crianças recém-nascidas, o genuíno (não misturado, adulterado) leite espiritual (que pertence à alma), para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 1Pe.2.2.
            Mas, para que este desejo aconteça é necessário o crente “despojar (largar, abandonar) [...] toda maldade e dolo (engano) [...] hipocrisias (fingir) e invejas e [...] toda sorte de maledicências (calúnia – mentir afirmando que alguém cometeu algum pecado)”, 1Pe.2.1.
            É a partir desse entendimento que a igreja vai descobrir o modo de ela ser [...]
            A – Como “corpo de Cristo”.
            Paulo faz uma analogia (relação) entre o “[...] corpo (que) tem muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função [...] (com a igreja que também são) muitos (membros) [...] (no entanto) são (apenas) um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”, Rm.12.4,5.         
            Esse corpo, a igreja, deve “esforçar-se [...] por preservar a unidade do Espírito no vínculo (elo) da paz”, Ef.4.3.
            Cada membro da igreja deve se esforçar para “glorificar [...] (o) SENHOR entre os gentios [...]”, Sl.18.49.
            Antes de investir em missões a igreja precisa entender que ela é [...]
            B – Como “templo de Deus”.
            Cada crente deve se “chegar para Jesus, a pedra que vive [...]”, 1Pe.2.4 a fim de saber que ele é “[...] edificado (apoiado sobre a pedra principal, Jesus) [...]”, 1Pe.2.5.
            Todo aquele que faz parte do templo de Deus se torna “[...] casa espiritual para ser sacerdócio santo (oferece sacrifício) [...] agradável a Deus por intermédio de Jesus Cristo”, 1Pe.2.5.
            Sendo morada de Deus o crente terá o desejo de “[...] proclamar as virtudes (poder de) Deus [...]”, 1Pe.2.9.
2 – A missão da igreja e suas funções.
            Jesus fala que a missão da igreja é “[...] ser o sal da terra [...] (com a função de não) ser insípido (sem gosto, sabor) [...]”, Mt.5.13.
3
 
            Todo crente precisa “[...] ser a luz do mundo [...] nem se acende uma candeia (lamparina) para colocá-la debaixo do alqueire (vaso para medir), mas no velador (suporte), e alumia a todos os que se encontram na casa [...] (é a partir daí que vai) brilhar também a nossa luz diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus”, Mt.5.14-16.
            Quando a igreja tem sabor e luz, ela conserva, dá gosto e ilumina o mundo pecador.
            A missão da igreja é “[...] ser [...] luz do mundo [...] (tendo como função) não [...] poder esconder a cidade edificada sobre um monte”, Mt.5.14.
            Cada membro da igreja precisa se mostrar apto para “[...] ser embaixador em nome de Cristo [...]”, 2Co.5.20 “[...] a fim de proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, 1Pe.2.9.
            Essa proclamação precisa ser vista através da comunhão, da evangelização, da ação social e das missões, por isso que Jesus certa vez falou que “[...] teve fome, e me destes de comer; teve sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes”, Mt.25.35.
            O N.T. classifica as funções da igreja em dois tipos:
            A – De edificação interior.
            Deus deseja que cada servo dEle amadureça “[...] efetuando o seu próprio aumento para a edificação (construção) de si mesmo em amor”, Ef.4.16.
            Uma das formas da igreja amadurecer é fazer tudo para “não sair da [...] boca nenhuma palavra torpe (nojento, corrompido), e sim unicamente a que for boa para edificação [...] (para) transmitir graça aos que ouvem”, Ef.4.29.
            A igreja busca edificação interior também “consolando (chamar para o meu lado) [...] uns aos outros e edificar (construir) reciprocamente (troca) [...]”, 1Ts.5.11.
            A edificação interior deve acontecer através da “habitação [...] (da) palavra de Cristo (com a finalidade de cada um) [...] instruir e aconselhar chamar para o meu lado)  mutuamente (troca) [...]”, Cl.3.16.
            B – Atividades que lançam vista fora da igreja.
            A igreja deve olhar para fora das quatro paredes; sair para evangelizar.
            Mas essa decisão só acontece “se [...] já temos a experiência de que o Senhor é bondoso”, 1Pe.2.3.
            O servo sai para evangelizar após reconhecer que Jesus o “[...] salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”, Tt.3.5.
            Está capacitado para evangelizar depois que ele “[...] recebe poder, ao descer sobre ele o Espírito Santo, e (então) será testemunha (de) Jesus [...] até aos confins da terra”, At.1.8.
            Não basta apenas ser testemunha, é preciso fazer “[...] brilhar [...] a nossa luz diante dos homens, para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus”, Mt.5.16.
3 – A missão da igreja e a obra missionária.
            Quando a igreja faz missões ela “anuncia (reconta) entre as nações a glória (dar preferência - de) Deus, (anuncia) entre todos os povos, as maravilhas (de) Deus”, Sl.96.3.
            A igreja deve anunciar o evangelho porque “para [...] os que creem, é a preciosidade (muito valor); mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular (encontro duas paredes)”, 1Pe.2.7.
            Por que Jesus se torna a principal pedra para os que não creem? Porque eles “[...] tropeçam na palavra, são desobedientes [...]”, 1Pe.2.8.
            Deus deseja que a igreja seja missionária com a finalidade de todos os “[...] principados (anjos e demônios) e potestades (autoridade de administrar) nos lugares celestiais conheçam [...] (através da) [...] igreja, a multiforme (variedade) sabedoria de Deus”, Ef.3.10.
            É por este motivo que Jesus falou que cada crente individual deve fazer “oração [e jejum] (através desse exercício) [...] (algumas) castas (tipos de demônios) pode sair [...]”, Mc.9.29.
            Assim como os babilônicos, também os incrédulos “[...] nos pedem canções [...] entoai-nos algum dos cânticos [...]”, Sl.137.3.
            Os gibeonitas “[...] vieram de uma terra [...] distante, por causa do nome do SENHOR [...] (porque) ouviram a sua fama e tudo quanto (Deus) fez no Egito”, Js.9.9.
            Com a finalidade de ser uma igreja missionária é preciso que todos os crentes se reúnam “na assembleia dos santos (porque) Deus é sobremodo tremendo [...] e temível sobre todos os que o rodeiam”, Sl.89.7.
            Individualmente, cada crente é convidado a “[...] ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura”, Mc.16.15.
            Deus nos colocou neste mundo como missionários porque Ele “[...] pôs em Sião (habitação de Deus) uma pedra angular (Jesus), eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado”, 1Pe.2.6 e todo aquele que tem a certeza da salvação tem o desejo de evangelizar.
            O motivo de sermos instrumentos de Deus para fazer missões neste mundo é porque “[...] antes, não éramos povo, mas, agora, somos povo de Deus [...] (antes) não tínhamos alcançado misericórdia, mas, agora, alcançamos misericórdia (ajudar alguém aflito)”, 1Pe.2.10.
            Você tem ajudado aquele que está aflito sem a salvação?
Conclusão:     Será que a pesquisa feita pelo autor da lição se repete em nosso meio?
            88% jovens e 97% líderes não pastores são conscientes de seu lugar no corpo de Cristo, ou seja, “[...] crê (que) tem a vida eterna”, Jo.3.15.
            91,5% dos crentes não participam de algum trabalho de evangelização em escolas.  
            76,5% não participam de grupos de estudos bíblicos nos lares.
            97,5% não participam de equipes de evangelização em condomínios.
            92,8% não participam efetivamente na manutenção de missionários.
Aplicações práticas:  Homens como Abraão, Jacó, Moisés, Samuel, Isaías, Ananias deram resposta “[...] a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disseram [...] (eles): eis-nos aqui, envia-nos a nós”, Is.6.8.
            Qual é a sua resposta? Envia-me ou me deixa em paz.
            Lembre-se! “Nós [...] somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, 1Pe.2.9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário