terça-feira, 18 de outubro de 2016

PETIÇÃO, Mt.9.27-31.

PETIÇÃO

Mt.9.27-31


Introd.: “Certo pai estava lendo no seu gabinete, acompanhado de seu filho pequeno, que brincava no chão com locos de madeira.
                De repente, o menino disse: Pai, eu quero água, e continuou brincando com os blocos, da mesma forma que o pai continuou lendo.
                Daí a pouco, o pequeno disse outra vez: Papai, eu quero água. Mas continuou com seus blocos e o pai, com a leitura.
                Finalmente, o menino levantou-se, tocou o joelho de seu pai e pediu: Papai, eu quero mesmo um copo d´água.
                O menino chegará ao ponto de expressar o seu desejo com as mãos e, naturalmente ganhou o que queria.
                Se em nossos pedidos ao Pai celestial, tivermos uma atitude displicente, porque haverá Ele de nos responder?
                Tantas vezes estamos tão entretidos em nossos prazeres, nossos negócios e, em coisas de somenos importância, que nossos pedidos são fracos.
                Mas, quando estamos em tal necessidade que não propomos outros interesses e buscamos a Deus com afinco e transformamos em ação nossa prece, Deus sabe que estamos preparados para a resposta” – Coletânea de Ilustrações.
Nar.:      A cura dos cegos aponta para a aceitação de Jesus como o Messias enviado por Deus, para cuidar de todo o seu povo.  
Propos.:              Jesus Cristo cuida muito bem do sofrimento humano.
Trans.:                  A nossa petição deve ser direcionada [...]
1 – Somente a Deus.
                A OMS afirma que existem 39 milhões de cegos no mundo.
                Cada catástrofe alimentar acarreta uma onda de cegueira na África e 80% dos casos podem ser evitados ou curados.
                A falta de água e a fome são causas da perda da visão, especialmente entre mulheres e crianças.  
                A cegueira era e continua sendo comum em muitos lugares do mundo.
                Doenças infecciosas dos olhos são disseminadas entre o povo por falta de higiene.
                A poeira contribui para agravar a situação.
                “Jesus (era inquieto) partia (ir adiante, conduzir, guiar como o Pastor) [...]”, Mt.9.27 com a finalidade de ajudar o próximo.
                Muitas vezes a nossa inquietação é para atrapalhar e tirar o máximo proveito do próximo.
                Os “[...] dois cegos (fisicamente e espiritualmente), clamaram (a Pessoa certa: Ao) [...] Filho de Davi!”, Mt.9.27. 
                “[...] Filho de Davi [...]”, Mt.9.27 é um título dado a Jesus como o Messias de Israel, como homem da descendência de Davi.
                Em outra Escritura somos advertidos de que, “[...] tudo quanto pedirmos em [...] nome (de) Jesus, isso fará, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se [...] pedirmos alguma coisa em seu nome Ele o fará”, Jo.14.13, 14.            
                Os “[...] dois cegos (não deixaram de) seguir (como discípulo a) Jesus [...]”, Mt.9.27 de forma persistente em seu propósito. 
                Aqueles “[...] cegos, clamaram: Tem compaixão de nós (misericórdia, ajuda o aflito, miserável que necessita ser orientado, transformado, aceito através da bondade de Deus) [...]”, Mt.9.27. 
                Faça a petição [...]
2 – Com fé e confiança.
                “[...] Os cegos (não desistiram, não desanimaram) aproximaram (chegaram mais perto, concordaram depender de) Jesus [...]”, Mt.9.28. 
                A fé daqueles homens superou, mesmo quando “Jesus teve (que) entrar (na) [...] casa (de Pedro) [...]”, Mt.9.28.
                Por causa da insistência, da fé e da confiança, “[...] Jesus nos pergunta (ou nos dá a resposta “[...] segundo a Sua vontade, ele nos ouve”, 1Jo.5.14) [...]”, Mt.9.28. 
                “[...] Jesus (deseja saber de cada um de nós se) cremos que ele pode fazer (o que pedimos em nossas orações) [...]”, Mt.9.28. 
                Qual é a sua resposta?
                “[...] Os cegos [...] responderam-lhe: Sim, Senhor!”, Mt.9.28.
                A sua resposta depende muito da sua fé e confiança que você tem exclusivamente em Jesus.
                Após a sua petição [...]
3 – Espere a resposta.
                Fique sabendo que Jesus pode responder o que Ele bem deseja para cada um de nós.
                Em resposta aos cegos, “[...] Jesus lhes tocou os olhos [...]”, Mt.9.29 para restabelecer a visão física e espiritual. 
                A confiança pode promover a resposta de “[...] Jesus dizendo: Faça-se conforme a nossa fé”, Mt.9.29. 
                A petição seguida de fé e confiança daqueles cegos lhes proporcionaram “[...] ser-lhes abertos os olhos (físicos e da fé em) Jesus [...]”, Mt.9.30. 
                Em qualquer petição [...]
Conclusão:         Somos advertidos.
                Todos nós somos “[...] advertidos severamente (com rigor por) Jesus [...]”, Mt.9.30 para tomar ou não alguma atitude. 
                No caso dos dois cegos, “[...] Jesus [...] disse-lhes: Acautelai-vos de que ninguém o saiba”, Mt.9.30, ou seja, fique calado, dê exemplo, mostre com as suas ações. 
                Mas aqueles homens foram desobedientes, “saíram eles, (não para ficarem calados) porém, divulgaram a fama (de) Jesus por toda aquela terra”, Mt.9.31.
                Talvez está faltando essa ousadia em nós de anunciar e proclamar que pedimos alguma bênção e Jesus nos atendeu.
                Faça como aquele menino que insistiu com o seu pai por um copo com água.


Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário