quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Mt.6.16-18 - MOTIVOS SECRETOS DA VIDA.



MOTIVOS SECRETOS DA VIDA
Mt.6.16-18

Introd.:                 Existem vários motivos secretos em nossa vida e, um deles, é o jejum.
                O jejum é uma experiência pessoal e intransferível que nos leva a um relacionamento espiritual com Deus.
                O jejum bíblico significa passar algum tempo sem ingerir alimento sólido ou líquido, e não necessariamente evitar certos alimentos.  
Nar.:      A partir do verso 1 deste capítulo, Jesus ensina aos seus seguidores sobre o que devem praticar a respeito dos deveres religiosos: Mt.16.1 – Os deveres religiosos; Mt.16.2-4 – A caridade; Mt.16.5-15 – a oração; Mt.16.16-18 –  o jejum.
                Esses deveres tem a finalidade de levar cada discípulo a servir a Deus e aos outros e não para ser visto e elogiado.
Propos.:              Ao fazer o jejum, façamo-lo exclusivamente para Deus e não para nos tornar admiráveis aos olhos dos homens.
Trans.:                  O motivo secreto fala sobre a necessidade de [...]
1 – Não buscar o louvor dos homens.
                Havia um único dia de jejum anual em Israel, “[...] o Dia da Expiação [...] (cada um tinha o dever de) afligir a sua alma [...]”, Lv.23.27.
                Os Fariseus, para se promoverem, acrescentaram mais dois jejuns semanais – às segundas e quintas-feiras com o desejo de exibição.
                Jesus não instituiu jejuns a seus discípulos.
                O jejum de Jesus foi espontâneo por Ele se preocupar com a Sua vida espiritual.
                Existem algum tipo de “[...] casta (espécie, tipo de demônio que) não se expele senão por meio de oração e jejum.]”, Mt.17.21.
                Então, devemos estar preparados espiritualmente.
                Quando (eu e você) jejuar [...]”, Mt.6.16, não podemos buscar a nossa grandeza.
                Quando jejuarmos [...]”, Mt.6.16, se não for para o nosso crescimento espiritual, não convém fazer.
                Quando jejuarmos [...]”, Mt.6.16 devemos nos privar de algo imediato e necessário a fim de vermos perspectivas mais amplas na vida espiritual.
                É por este motivo que “[...] não (podemos) nos mostrar contristados (expressão facial triste, abalado, desanimado, fraco) [...]”, Mt.6.16.
                Aquele que gosta se se mostrar dessa forma são “[...] os hipócritas (ator, impostor, aquele que sabe fazer teatro para enganar) [...]”, Mt.6.16.
                Esse “[...] mostrar contristado (triste) como [...]”, Mt.6.16 é a ideia de querer agradar a outros ou que o outro sinta piedade daquele que faz jejum.
                Esse tipo de       [...] jejum [...]”, Mt.6.16 acontece no meio Mulçumano; todos são obrigados participar do Ramadã – ser ardente – nono mês. Um dos cinco pilares da fé Islâmica – entre o nascer e o pôr do sol.
                O problema desse tipo de jejum, explica Jesus, é “[...] porque desfiguram (destituir do brilho) o rosto [...]”, Mt.6.16.
                Jesus não aconselha esse tipo de jejum.
                O pior é que, com “[...] o rosto desfigurado [...] o fim (desses supostos servos de Deus é) de parecer (tornar claro, ter a impressão) aos homens que jejuam [...]”, Mt.6.16, ou seja, é uma farsa.
                A respeito dessa “[...] verdade (ensinada por Jesus é que os) hipócritas [...] já receberam a recompensa”, Mt.6.16 de serem vistos, bajulados, reverenciados pelos homens.
                O jejum não é para louvor dos homens e sim para a glória de Deus.
                O motivo secreto mostra que precisa haver [...]
2 – Tristeza em cada coração.
                [...] A tristeza (em cada coração deve ser) segundo Deus produzindo arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”, 2Co.7.10.
                Jesus falou que são “[...] os hipócritas (que se) mostram contristados [...]”, Mt.6.16, porém, “nós, (os seus discípulos) porém (devemos agir diferente) [...]”, Mt.6.17 e não ficar com o rosto entristecido para demonstrar aos homens.
                [...] Quando jejuamos [...]”, Mt.6.17 devemos trazer para dentro do coração a tristeza pelos pecados cometidos e também por causa do jejum que quebranta a alma.
                O “[...] ungir a cabeça (pentear-se) [...]”, Mt.6.17 nos fala para não dar a aparência de sofrimento, desleixo, abatimento ao homem.
                Ao “[...] jejuar, [...] lava o rosto”, Mt.6.17 com a finalidade de se mostrar alegre aos homens por servirmos a Deus.
                Precisamos “[...] não atentar para a nossa aparência (e querer mostrar aos homens que estamos jejuando) [...] porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração”, 1Sm.16.7.
                Apresente “[...] a Deus [...] (um) espírito quebrantado; coração compungido e contrito [...]”, Sl.51.17.  
                O jejum pode parecer horrível e tormentoso, mas ao final haverá [...]
3 – Recompensa presente e futura.
                Uma das recompensas presente é “com o fim de não parecer aos homens que jejuamos [...]”, Mt.6.18.
                Isto quer dizer que não buscamos recompensa humana, não desejamos ser reconhecidos pelos nossos feitos, não queremos disputar com a glória de Deus.
                Outro prêmio é “com o fim de [...] parecer (mostrar) [...] ao nosso Pai (celeste) [...]”, Mt.6.18 que a nossa intenção é o crescimento espiritual, aproximar-se de Deus cada vez mais e negar a nós mesmos.
                Somos abençoados internamente porque o “[...] Pai [...] (está) em secreto [...]”, Mt.6.18, o qual entende e conhece o nosso coração.
                Esse mesmo “[...] Pai, que vê em secreto (o nosso interesse, desejo, anseios, angústias, desilusões), nos recompensará”, Mt.6.18 não publicamente, mas para todo o sempre e em cada coração.
                Motivos secretos da vida [...]
Conclusão:         Nos levará a praticar o jejum no momento certo, secreto e que seja agradável a Deus.
               
                Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário