quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ANDAR EM DIREÇÃO A DEUS, Mt.11.28-30.

ANDAR EM DIREÇÃO A DEUS
Mt.11.28-30

Introd.:           No Ártico, onde terra e céu parecem confundir-se num só, o viajante precisa reconhecer os marcos.
            Geralmente precisa cavar fundo para ver se está sobre a terra o gelo do mar.
            Se ele se descontrolar, perder-se-á ou chegará ao mesmo ponto de partida.
            A vida para muitos é um andar em círculos.
            Quando entregamos o nosso coração a Jesus, o caminho em direção a Deus torna muito mais fácil, por isso há o convite: “Vinde a mim [...]”, Mt.11.28.
            Não preciso ter medo de andar pelo mundo de meu Pai quando me submeto à sua direção.
Nar.:    O texto Para evitar ficar andar em círculo, é necessário atender o convite de Jesus: “Vinde a mim [...]”, Mt.11.28.
            Somente Jesus é o único caminho de volta a Deus.
            É sobre esse assunto que o texto trata: Uma volta suave em direção a Deus. 
Propos.:           A proposta de Jesus é um retorno a Deus em termos benéficos para o homem.
Trans.:             Para andar em direção a Deus é preciso [...]
1 – Obedecer.
            Precisamos ser obedientes para aceitar o convite de Jesus: “Vinde a mim [...]”, Mt.11.28.
            O ir até Jesus é devido eu e você não ter condições de mover nem sequer uma palha.
            Somos pequenos, fracos, insatisfeitos, negligentes, então, devemos aceitar o convite: “Vinde (agora) a mim [...]”, Mt.11.28.
            Não podemos ir à outra pessoa a não ser Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.
            O convite é lançado “[...] a [...] todos [...]”, Mt.11.28, mas, sabemos que muitos têm rejeitado esse convite.
            Então, “virá (logo) a Jesus, todos os que estão cansados (aborrecido da vida, dos problemas, das enfermidades, das lutas, das pessoas, do trabalho, dos estudos) [...]”, Mt.11.28.
            Na verdade, esse “[...] cansaço (são dos nossos pecados, nossas promessas, falta de compromisso, negligência, rebeldia que ataca o nosso coração) [...]”, Mt.11.28. 
            Vivemos “[...] sobrecarregados (carga, peso sobre nós dos problemas corriqueiros da vida – com familiares, amigos e inimigos) [...]”, Mt.11.28.
            A promessa de ajuda é feita pelo próprio Jesus, “[...] e eu [...]”, Mt.11.28. 
            Essa promessa não é vaga, mentirosa, desastrosa, enganosa, Jesus é categórico: “[...] e eu vos aliviarei”, Mt.11.28. 
            Fique sabendo que o “[...] alívio (é quando Jesus provoca ou permite alguém parar com algum insulto, enfrentamento ou mesmo enfermidade a fim de recompor as nossas forças e energias)”, Mt.11.28. 
            “[...] O [...] alívio (nos coloca para descansar, reanimar, nos manter quieto a fim de voltarmos às atividades diárias)”, Mt.11.28. 
            O “vinde a mim [...]”, Mt.11.28 exige a sua obediência.
            Seja obediente para viver melhor neste mundo.
            Andar em direção a Deus fala sobre o [...]
2 – Interesse interior.
            O “tomai (dá a ideia de levantar, elevar, erguer a fim de tomar uma direção) [...]”, Mt.11.29. 
            Essa direção deve ser “tomada (dentro de cada coração) [...]”, Mt.11.29. 
            “[...] Sobre nós (após a decisão pessoal) tomada (virá um novo modo de viver, nova perspectiva de vida melhor, novos relacionamentos para fortalecimento) [...]”, Mt.11.29. 
            Temos que “[...] tomar [...] o [...] jugo (canga de) Jesus (para andar na mesma direção, os mesmos passos, conversa franca, sadia e chegar ao mesmo destino de Cristo, o céu) [...]”, Mt.11.29. 
            Quando o texto fala: “[...] Aprendei de mim (além de ser uma ordem, é preciso reconhecer que seremos avaliados para aumentar o conhecimento, crescer, amadurecer para frutificar em favor do Reino de Deus) [...]”, Mt.11.29. 
            É preciso ficar bem lembrado “[...] porque Jesus (é) manso (Ele é gentil, suave, meigo, amigo, conciliador, perdoador, galardoador) e (o melhor, Jesus é) humilde de coração (submeteu a servir a Deus e aos homens) [...]”, Mt.11.29. 
            A partir do momento em que eu e você nos submeter a Jesus, “[...] acharemos descanso (físico, material, financeiro e espiritual) [...]”, Mt.11.29.
            E o melhor é que, “[...] para a nossa alma (o nosso fôlego de vida, aquilo que nos leva a comunicar com Deus, haverá não apenas esse) descanso (mas principalmente a paz verdadeira)”, Mt.11.29. 
            Aquele que anda em direção a Deus [...]
Conclusão:      É recompensado.
            A recompensa é dupla: “[...] Jugo [...] e [...] fardo [...]”, Mt.11.30.
            É bom lembrar que todos nós vivíamos debaixo do “[...] jugo (do pecado e do diabo, “[...] fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e, éramos, por natureza, filhos da ira [...]”, Ef.2.3) [...]”, Mt.11.30.
            Outras vezes carregamos e aumentamos o nosso “[...] fardo (de preocupações do dia a dia) [...]”, Mt.11.30.
            Jesus nos oferece “[...] o seu jugo (andar junto, compartilhar amizade) porque (ele) é suave (bom, manejável, fácil de carregar, útil para a nossa vida espiritual) [...]”, Mt.11.30.
            “[...] O fardo (das nossas preocupações, decepções, angústias, aflições oferecido por) [...] Jesus [...] é leve”, Mt.11.30.
            Não ande em círculo, ande em direção a Deus.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário