sábado, 19 de abril de 2014

ARREPENDEI-VOS, At.2.38.



ARREPENDEI-VOS
At.2.38

Introd.:           Em nossos dias os cultos não estão sendo mais centralizados em Deus.
            O pastor Ricardo Gondim fala que “as igrejas evangélicas esforçam-se para vender o evangelho. Prometem enormes possibilidades. Anuncia-se que qualquer um pode adquirir determinado benefício com um esforço mínimo. As igrejas se transformam em balcões de serviços religiosos ou supermercados da fé”.
            Diz ainda que essas igrejas “oferecem cultos diferenciados e as intermináveis campanhas de milagres financeiros e curas de todos os tipos. Procuram incrementar os serviços ao gosto do freguês. São estratégias para atrair o maior número de pessoas. Esse modelo induz as pessoas a adorarem a Deus por aquilo que Ele dá e não por aquilo que Ele é” – Ultimato – mar/03.
            Não encontramos na Bíblia nenhuma aprovação de Deus quanto a criatividade ou inovação no culto.
            Qualquer elemento incluído ao culto deve passar pelo crivo das Escrituras Sagradas, até mesmo as nossas músicas.
Nar.:   O livro de Atos dos Apóstolos em seu capítulo 2 narra o tipo de culto que deve ser oferecido a Deus.
            Não é exatamente nesta ordem, mas vemos os elementos do culto neste texto que são: Invocação, intercessão, adoração, contrição e a edificação.
            Neste culto de Atos dos Apóstolos não se percebe os hinos de louvor, os cânticos espirituais, as palmas e nem mesmo as danças ou coreografias.
            Isto nos mostra que o mais importante no culto é a Pessoa de Jesus Cristo.
Propos.:          O ponto máximo no culto dos Atos dos Apóstolos foi o convite [...] arrependimento [...]”, At.2.38.
Trans.:           [...] Arrependei-vos [...]”, At.2.38.
1 – É a principal exigência.
            Ao ler o contexto, vemos que Pedro, no culto, alerta ao povo de que “[...] Jesus [...] (fora) crucificado (por) eles, (mas) Deus o fez Senhor e Cristo”, At.2.36.
            Após “ouvirem eles esta (mensagem) [...] o coração (desse povo) compungiu-se (encheu-se de tristeza por ter pecado) e (então) perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?”, At.2.37.
            Não existe outra alternativa a não ser o [...] arrependimento [...]”, At.2.38 para aqueles que praticam qualquer maldade contra o Filho de Deus, pecando deliberadamente (de caso pensado).
            Pedro lhes mostrou a crueldade praticada, a crucificação de Cristo, daí, eles sentiram o profundo golpe em seus corações.
            Ao exigir o [...] arrependimento, Pedro (lhes assegura que através) de Jesus Cristo (cada um pode alcançar a) [...] remissão (perdão) dos seus pecados [...]”, At.2.38.
            É preciso se “[...] arrepender [...]”, At.2.38 por ter maltratado o próximo, “[...] sem motivo negar ao justo o seu direito [...] [sem motivo] se irar contra seu irmão [...]”, Is.29.21; Mt.5.22.
            A mesma “resposta (de) Pedro (deve ser a nossa para os nossos erros e para aqueles que estão à nossa volta): Arrependimento [...]”, At.2.38.
            O “[...] arrependimento [...]”, At.2.38 é necessário para o nosso relacionamento com Deus.
            O “[...] arrependimento [...]”, At.2.38 mostra que todos nós precisamos viver para glorificar a Deus.
            O homem que se achega a Cristo Jesus, através da pregação da Palavra, e não através de ruídos ou barulho é “[...] salvo (porque) aprouve a Deus (agir dessa forma com todos aqueles) [...] que creem pela loucura da pregação”, 1Co.1.21.
            Cada um precisa ouvir muito mais a pregação da Palavra que músicas.
            Aconteceu certa vez de “[...] o rei Josias ter ouvido as palavras do Livro da Lei, (a sua atitude foi de) rasgar as suas vestes”, 2Rs.22.11 em demonstração de arrependimento por não ter encontrado o livro há mais tempo.
            É dever ficar atento à leitura da Bíblia, assim como o sacerdote Esdras que “[...] leu no livro, diante da praça [...] desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei”, Ne.8.3 – muitas vezes preferimos ficar o dia diante da TV.
            É por este motivo que Jesus fala que devemos “[...] conhecer a verdade, e a verdade nos libertará”, Jo.8.32.
            Precisamos ouvir muito mais a mensagem da cruz, porque “[...] a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”, Rm.10.17.
            O resultado para o “[...] arrependido [...]”, At.2.38 é duplo [...]
Conclusão:     O “[...] arrependido [...] recebe o dom (presente) do Espírito Santo”, At.2.38 e com Ele, “[...] o fruto do Espírito [...] amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade (misericórdia), bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio [...]”,Gl.5.22,23.
            Outro maravilhoso resultado para o “[...] arrependido [...] (é) ser batizado em nome de Jesus Cristo [...]”, At.2.38 para pertencer a igreja neste mundo.
            A “resposta (de) Pedro [...] (para o) arrependimento, (não fica restrito a alguns, é para) [...] cada um de nós [...]”, At.2.38 que deseja seguir mais perto de Deus.
            [....] Arrependa [...]”, At.2.38 de seus pecados, volte para Deus com profunda tristeza.
            Faça uma análise: Você gosta mais da música, das bênçãos ou da pregação da Palavra de Deus?

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário