sábado, 2 de maio de 2020

2Co.2.14-16 - O BOM PERFUME.


O BOM PERFUME
2Co.2.14-16


Introd.:           É bom sentir o aroma de um bom perfume.
            É ruim conhecer um crente fajuto, brigão, indecente, mentiroso, trapaceiro.
            Philip Yancey declara: “Parece-me que a Igreja está mais propensa a afastar as pessoas de Deus do que aproximá-la dele”.
            Rikk Watts, assembleiano disse: “De cada 20 pessoas no mundo, uma é pentecostal. E o mundo não é um lugar lindo”.
            Rev. Elben Lenz declara que “a Igreja gloriosa precisa de santos no púlpito, nos bancos e na cidade”.
Nar.:    Paulo fala do exército triunfante romano comparado com o povo de Deus.
Propos.:           O bom perfume exala uma casa inteira.        
Trans.: O bom perfume [...]
1 – Se manifesta em nós.
            Paulo dá “graças [...] a Deus [...]”, 2Co.2.14 por todas as manifestações acontecidas em sua vida, inclusive por ele poder manifestar o bom perfume.
            “[...] Agradece (porque) [...] sempre Deus o conduziu em triunfo [...]”, 2Co.2.14, vitória, com a finalidade de perfumar.
            Paulo traz a mente o triunfo romano levando seus cativos.
            A exibição era feita para benefício do resto do mundo, para que outros pudessem unir-se a Roma.
            Paulo compara o triunfo romano com o “[...] triunfo [...] em Cristo [...]”, 2Co.2.14 que pode levar outros à salvação.  
            O “[...] triunfo [...]”, 2Co.2.14 cristão é a vitória completa de Deus sobre uma alma submissa.
            Alegremente, ele considera um escravo conquistado por Cristo, sendo exibido por Deus em triunfo neste mundo.
            Paulo é grato [...] a Deus [...]”, 2Co.2.14 por ser escravo, cativo de Deus que nos proporciona alimento, veste, bebida e moradia.
            É grato (porque) [...] Deus (trabalha) [...] por meio de nós [...]”, 2Co.2.14 – evangelização e ação social.
            É grato (sinal dos benefícios em nosso favor porque o bom perfume) [...] sempre [...] (se) manifesta em todo lugar [...]”, 2Co.2.14 – desfile triunfal dos generais.
            Tanto Paulo como nós temos que “[...] manifestar (atual, visível, expor) a fragrância (perfume) do seu conhecimento [...]”, 2Co.2.14 para discernir entre o que é lícito e ilícito e saber sobre a vida moral através da Escritura Sagrada.
            Esta é a figura simbólica das marchas triunfais dos soldados trazendo seus inimigos.
            A marcha era assinalada com piras de incenso, que deixavam escapar nuvens de fumaça ao longo do caminho.
            As portas dos templos ficavam escancaradas e o incenso subia de todos os altares.
            O desfile triunfal, o conhecimento de Cristo e a vida redimida do crente se manifestam como suave aroma diante de Deus e dos homens.
            O bom perfume [...]
2 – Provoca uma decisão.
            A decisão deve acontecer em você e no semelhante.
            Perceba que “[...] nós somos [...]”, 2Co.2.15 os provocadores dessa decisão.
            Somos usados por Deus para conduzir ao outro o amor de Cristo.
            Precisamos ser “[...] para com Deus o bom perfume [...]”, 2Co.2.15, pois Ele se deleita em nós.
            “[...] O bom perfume [...]”, 2Co.2.15 é a mensagem de Jesus que traz odor, que atrai a atenção dos homens.
            Eu e você devemos transportar esse “[...] perfume de Cristo [...]”, 2Co.2.15 como sacrifício vivo a fim de provocar a verdadeira decisão.
            “[...] O bom perfume de Cristo (é necessário) tanto nos que são salvos [...]”, 2Co.2.15, que leva à regeneração, ao arrependimento, a conversão, santificação, aos frutos do Espírito e a glorificação.
            “[...] O bom perfume (pode causar uma decisão terrível naqueles) [...] que se perdem”, 2Co.2.15.
            É a decisão do juízo de Deus que repousa sobre aqueles que rejeitam o Senhorio de Cristo.
            É a decisão de produzir frutos prejudiciais.
            É a decisão irreversível de ir para o fogo eterno.
            Você é servo de Jesus? Onde quer que esteja haverá a fragrância, o cheiro, o envolver outros para a salvação.
            Você, perfume de Cristo, repele alguns e atrai a outros.
            O bom perfume [...]
Conclusão:      Exala o cheiro.
            Não tem necessidade de palavras. Para aqueles que rejeitam o evangelho, haverá “[...] cheiro de morte para morte [...]”, 2Co.2.16.
            É o julgamento definitivo.
            A rejeição da mensagem agrava a situação.
            O evangelho encontra pessoas que se encontram no caminho da morte espiritual, da ruína da alma, do fogo eterno.
            Não é falha da mensagem, mas da degradação moral daquele que deve dar ouvido.
            O bom perfume, você, a palavra de Cristo é um sabor de morte para os incrédulos.
            O bom perfume fala de “[...] aroma de vida para vida [...]”, 2Co.2.16 eterna, atualmente possuída em seus estágios iniciais.
            O mesmo evangelho que aponta a morte, pode trazer vida abundante.
            Somente Deus pode ser a fonte originária dessa autoridade.
            O mesmo agente, a Palavra de Deus, produz diferentes resultados, dependendo da acolhida, da oposição ou da simples indiferença.
            “[...] Quem, porém, é suficiente para estas coisas?”, 2Co.2.16.
            Paulo sabia que nenhuma pessoa, pode ser veículo de tão poderosa mensagem, mas antes, toda suficiência vem de Deus.
            É suficiente anunciar uma mensagem de vida e de morte, mas com grande responsabilidade.
            Meu irmão, você é o bom perfume neste mundo, aja como tal, não seja negligente – deixe o cheiro suave penetrar em outras pessoas.

Rev. Salvador P. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário