sábado, 23 de maio de 2020

1Sm.7.1-6 - REAVIVAR.

REAVIVAR
1Sm.7.1-6

Introd.:           “A Igreja evangélica precisa de uma nova reforma. Ela acabou incorporando as práticas denunciadas por Lutero; explora a fé do povo, tem seus papas e pompas, tem um discurso divorciado da prática, perdeu o temor do Senhor. Exalta os pastores e líderes carismáticos que ostentam diplomas, escrevam livros, são vistos na televisão e prometem bênçãos para aqueles que contribuem financeiramente com eles” – Isabele Ludovico da Silva – Terapeuta familiar – Ultimato jul/ago/06.
Nar.:    Israel vivia numa atmosfera de opressão por parte dos filisteus. Impostos injustos, domínio, desordem e idolatria.
            A única saída para o povo era buscar o reavivamento espiritual.
            Deus deseja que você nasça de novo, que seja impulsionado no fervor religioso após um período de declínio ou negligência.
Propos.:           Deus ainda levanta profetas e sacerdotes para conduzir o seu povo a buscar uma nova vida religiosa.
Trans.:             Busque o reavivamento [...]
1 – Na conversão.
            Primeiro passo para o reavivamento não é através do louvor, das ofertas, das campanhas.
            Para ter vida é preciso ouvir “falar Samuel (recado de Deus) a toda a casa de Israel [...]”, 1Sm.7.3, eu e você.
            Reavivar é necessário que cada um de nós “[...] de todo o coração (lugar do desejo, secreto, coragem) [...] volte-se ao SENHOR [...]”,1Sm.7.3, aquele que existe, Deus único e verdadeiro.
            Reavivar é “[...] tirar [...] os deuses estranhos (alheio, contrário a Deus) e os astarotes [...]”, 1Sm.7.3, deusa do amor, guerra.
            Dê provas da conversão “[...] tirando dentre si os baalins [...]”, 1Sm.7.4, deus da fertilidade.
            Renovação é “[...] preparar (firmar, estabelecer) o coração ao SENHOR [...]”, 1Sm.7.3, único e verdadeiro.
            Falar de reavivamento é falar de “[...] serviço a Deus (com a finalidade de) livramento das mãos dos filisteus”, 1Sm.7.3, inimigos.
            Na conversão nós “[...] servimos somente ao SENHOR”, 1Sm.7.4.
            Busque o reavivamento [...]
2 - Na presença de Deus.
            A busca deve partir da atitude de “[...] homens (que) vieram (e abandonaram) Quiriate-Jearim [...]”, 1Sm.7.1, centro culto a Baal.
            Desse momento em diante devemos “[...] levar a arca [...]”, 1Sm.7.1, presença de Deus-tábuas da lei-relacionamento homem/Deus e homem/homem, vara de Arão-milagres e maná-alimento.
            Avivamento só acontece ao lado “[...] do SENHOR (único Deus verdadeiro que existe na tua) casa (coração-morada do Espírito) [...]”, 1Sm.7.1.
            Esse avivamento deve acontecer “[...] no outeiro [...]”, 1Sm.7.1, lugar alto que fala do trono, da presença de Deus, do céu.
            É como se estivéssemos “elevando a Deus (a nossa petição) [...] [...]”, Sl.77.1; Ex.24.18; Lc.9.28.
            Quer ser avivado? Então “[...] consagre (separe a sua vida) Eleazar [...]”,1Sm.7.1, eu e você, porque Deus vai nos ajudar.
            Aprenda a “[...] guardar (vigiar, proteger) a arca (presença) do SENHOR”, 1Sm.7.1 com você.
            Busque o reavivamento [...]
3 – Na oração.
            O avivamento começa “[...] desde aquele dia [...]”, 1Sm.7.2 do compromisso assumido de servir ao Deus verdadeiro.
            “[...] A arca (habitação de Deus – eu e você devemos) ficar (habitar, permanecer) em Quiriate-Jearim [...]”, 1Sm.7.2, antigo culto a Baal para testemunhar o reavivamento.
            O avivamento pode levar “[...] dias (ou) [...] anos [...]”, 1Sm.7.2.
            Tenha a certeza que em “[...] toda a casa de Israel [...]”, 1Sm.7.2 você, pode Deus prevalecer.
            Havendo renovação, iremos “[...] dirigir lamentações ao SENHOR”, 1Sm.7.2.
            O lamento é a prova de que o seu desejo por Deus está crescendo no coração.
            Não desista; “diga [...] (sendo você um profeta, juiz, sacerdote): Congrega (reúna, ajunta) todo o Israel (sua própria vida) em Mispa (torre de vigia para ficar de prontidão diante de Deus) [...]”, 1Sm.7.5.
            Além de você descobrir a oração, o sacerdote “[...] orará (vai intervir) por você ao SENHOR”, 1Sm.7.5.
            Busque o reavivamento [...]
Conclusão:      Na confissão.
            Enquanto você não “congregar em Mispa [...]”, 1Sm.7.6, como atalaia, vigilante-centro político e religioso, não haverá reavivamento.
            Enquanto você não “[...] tirar água (a sua própria vida) e a derramar perante o SENHOR; jejuar [...]”, 1Sm.7.6, abster-se de alimento sólido e líquido como jejum absoluto; você não terá vida.
            Enquanto você não reconhecer que “[...] pecou (errou o alvo, o caminho correto) contra o SENHOR [...]”, 1Sm.7.6, você não será renovado.
            Enquanto você não aceitar o “[...] (seu profeta, sacerdote Jesus para) julgar (governar, executar e ensinar) em Mispa”, 1Sm.7.6, torre de vigia, você não será reavivado.


Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário