sexta-feira, 8 de maio de 2020

1Co.15.58 - SEDE FIRMES.



SEDE FIRMES
1Co.15.58


Introd.: “[...] O bambu depois de plantada a sua semente, não se vê nada, absolutamente nada, por quatro anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo [...] Durante todo esse tempo o seu crescimento é subterrâneo. A sua raiz se estende vertical e horizontal pela terra. Mas no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros” – (DF – fev/03).
            Encontramos muitos homens iguais ao bambu – o seu crescimento é lento, mas profundo.
            Não desista daquilo que te faz crescer espiritualmente.
            Trabalhe com maior dedicação na causa de Cristo.
            Sede firmes; é o conselho de Paulo.
Nar.:    O apóstolo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus.
            Logo, é preciso saber que os mortos serão ressuscitados e os vivos serão transformados.
Propos.:           Paulo conclama a todos os cristãos a serem firmes.
Trans.:             Sede firmes [...]
1 – Nos limites da vida.
            O limite da vida fala do tempo presente, passageiro que não volta mais, do pó que volta à terra.
            Por isso do dito de Paulo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes (sentado) [...]”, 1Co.15.58.
            Para Paulo quem acredita no Cristo ressuscitado pode cantar o triunfo da vida para progredir.
            Daí ele pode dizer: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co.15.57.
            Jesus não caminhou por uma estrada fácil e nem prometeu um caminho fácil.
            O grande desejo de Paulo é perceber a firmeza de seus filhos na fé.
            Ele fala que apesar das lutas, dificuldades, perseguições, fome, nudez é preciso cada “[...] amado irmão, ser firme, inabalável (persistente) [...]”, 1Co.15.58.
            Paulo olha para o presente com uma perspectiva de vida eterna com Cristo.
            Ele não se importa com o tempo de vida que lhe resta.
            O seu pensamento é simplesmente nas riquezas que possuía em Cristo - enxergava a glória eterna.
            No limite da vida “[...] amado irmão, sede firme (sentado) [...]”, 1Co.15.58, se é que permanece na fé.
            Nos limites da vida Paulo insiste “[...] meu amado irmão, sede [...] inabalável (estável) [...]”, 1Co.15.58 na crença, conduta, na convicção da ressurreição.
            Sede firme [...]
2 - Além dos limites da vida.
            Além dos limites da vida é passar a depender mais de Cristo.
            É não ser movido, não ser abalado, não ser deslocado da esperança da ressurreição.
            É insistir na capacidade de se firmar não só na crença, mas de ser “[...] sempre abundantes na obra do Senhor [...]”, 1Co.15.58.
            É trabalhar, labutar, esforçar-se. A melhor resposta para a dúvida é o trabalho.
            Não existe fé sem vida em progresso, em testemunho, em prática constante.
            Tenha esperança definida quanto ao futuro, tenha incentivo para o serviço presente.
            Jesus fala que devemos “trabalhar, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem nos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo”, Jo.6.27.
            A esperança da sobrevivência é elevada a proclamação de louvor e júbilo – isso se dá em forma de trabalho.
            Aquele que não trabalha visando a glória de Deus e o bem dos homens, não é reconhecido como um servo de Cristo.
            Quando vivemos além dos limites da vida é preciso saber que não depende mais dos filhos dos homens, mais de Deus.
            Ao viver além dos limites da vida “[...] não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”, Rm.9.16.
            Vivendo além dos limites da vida o trabalho não é vão, não é infrutífero, fútil, sem propósito, sem resultado, sem efeito, sem proveito.
            Seja firme além dos limites da vida porque você “[...] sabe que, no Senhor, o seu trabalho não é vão”, 1Co.15.58, vazio.
            Sede firme [...]
Conclusão:       Como o bambu, precisamos criar raízes “[...] firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não é vão”, 1Co.15.58.
            Embora passando por lutas, dificuldades, descrença, precisamos ser mais firmes no Senhor.
            Quem está firme no Senhor, não importa se no limite da vida ou além do limite, a sua segurança é a ressurreição de Cristo Jesus, a nossa garantia.


Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário