sexta-feira, 29 de maio de 2020

1Co.10.12 - QUEDA.


QUEDA
1Co.10.12

Introd.:           A queda espiritual é gradativa. Ela não é como um “[...] cair”, 1Co.10.12 físico.
            Todos nós estamos sujeitos a queda. Isso faz parte da natureza humana.
            A desobediência a Deus coopera muito para que a queda espiritual aconteça.
            Talvez seja por essa razão que Jesus declara: “sabe, entretanto, que não tem em nós o amor de Deus”, Jo.5.42, então, ficamos sujeitos a “[...] cair”, 1Co.10.12.
            A queda, em todos os sentidos é o tema mais explorado desde romances até novelas, e parece que quanto mais desobediência a Deus, o povo aplaude com mais entusiasmo.
            Exemplo desses aplausos com admiração são os casos de amor proibido nas telenovelas, o vilão se dando bem, a fortuna sendo roubada e os casos entre homossexuais.
            O conselho de Jesus para eu e você “[...] não cair”, 1Co.10.12 é somente “vigiar e orar, para que não entremos em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”, Mt.26.41.
Nar.:   Através deste texto, para “[...] não cair”, 1Co.10.12, Paulo nos aponta a história do A.T. como exemplo para não ser imitado.
            Aqueles irmãos pecaram e caíram, portanto, o comportamento deles naquele tempo se tornou em advertência para todos nós buscar “fortalecer a (nossa) alma [...] (e) a permanecer firmes na fé; e mostrar que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”, At.14.22.
            Vendo a situação calamitosa dos Coríntios, Paulo faz o alerta de que eles estavam a ponto de “[...] caírem”, 1Co.10.12.
            Por isso, todos nós precisamos dar ouvidos às lições bíblicas de muitas quedas, tais como: Adão e Eva, Saul, Davi, Salomão, Acabe.
            Vemos na vida desses homens e na nossa, algumas fases na queda do homem.
            A primeira fase é da fadiga, a segunda é a distância de Deus e a terceira é a negação.
Propos.:           A queda pode ser fatal para “aquele, pois, que pensa estar em pé [...]”, 1Co.10.12.
Trans.:             A queda é precedida pela [...]
1 – Fadiga.
            Muitas vezes eu e você “[...] pensamos (que) estamos em pé [...]”, 1Co.10.12 na vida espiritual.
            Homens que viveram ao lado de Jesus, como “[...] Simão Pedro (ficaram desanimados, e mais quatro discípulos, revolveram voltar às suas antigas atividades ao dizer): Vou pescar [...]”, Jo.21.3.
            Ao menor descuido deixamos de orar, ler a Bíblia, frequentar a igreja.
            O desânimo de um alcança o outro, daí aqueles homens “[...] disseram: [...] Também nós vamos contigo [...]”, Jo.21.3 deixar “[...] os princípios elementares dos oráculos de Deus [...]”, Hb.5.12.
            Muitos discípulos de Jesus dão mais valor ao trabalho secular que servir a Jesus, pois “que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?”, Ec.1.3.
            Muitos de nós ficamos desanimados quando as angústias nos sobrevêm ou quando Deus não responde a nossa oração de acordo com o nosso querer.
            Paulo nos alerta: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”, 1Co.10.12.
            Leva a sério a sua vida espiritual!
            Peça a Deus para reanimá-lo na sua vida espiritual e não deixe o cansaço invadir o seu coração.
            Uma palavra de Jesus que ainda serve para nós é que, “assim (como a igreja de Laodiceia, muitos são) [...] mornos e nem é quente nem frio, (por isso) Jesus está a ponto de vomitar [...]”, Ap.3.16.
            Para não ser vomitado, “[...] veja que não caia”, 1Co.10.12; esforça-te e viva para Deus.
            O sono espiritual começa a atacar, o estado de vigilância se perde, daí a segunda fase da queda é a [...]
2 – Distância de Deus.
            A distância de Deus se dá porque muitos “[...] pensam estar em pé [...]”, 1Co.10.12.
            Acontece que alguns “[...] honram (a) Deus com os lábios, mas o seu coração está longe de Deus”, Mc.7.6.
            Certa vez Deus falou para o seu povo para “afastar da (presença do) Deus (Eterno) o estrépito dos seus cânticos, porque não ouviria as melodias das suas liras”, Am.5.23.
            É impossível outra pessoa medir a sua proximidade de Deus.
            Não é porque este ou aquele canta na igreja que é mais íntimo de Deus.
            O que sabemos é que Jesus “conhece as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras [...]”, Ap.2.19.
            Então, o que nos resta é se esforçar para “[...] não cair”, 1Co.10.12.
            Fique sabendo que a distância de Deus se dá quando a oração é esporádica, a leitura bíblica míngua, a frequência aos cultos se torna cada vez menor.
            Jesus avisa que “todo ramo que, estando em Jesus, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”, Jo.15.2.
            Seja rápido, “[...] veja que não caia”, 1Co.10.12.
            Os cristãos de Corinto estavam cada vez mais distantes de Deus. E você, como está a sua vida espiritual?
            A queda leva o homem a [...]
3 – Negação.
            É possível que você apenas “[...] pensa estar em pé [...]”, 1Co.10.12.
            Faça uma análise da sua vida.
            Em outra Escritura Paulo fala que “se perseveramos, também com Jesus reinaremos; se o negamos, Jesus, por sua vez, nos negará”, 2Tm.2.12.
            Qual é a sua decisão? “[...] Perseverar [...] (ou) negar [...]”, 2Tm.2.12.
            Se você “[...] está em pé veja que não caia”, 1Co.10.12.
            Nesta fase da vida espiritual o pecado toma conta e ele se torna “[...] escravo do pecado (pelo motivo dele) [...] cometer pecado [...]”, Jo.8.34.
            É possível essa pessoa “[...] abandonar Jesus e já não andar com ele”, Jo.6.66.
            A queda desse homem começou com o cansaço, o afastamento e agora a negação.
            Tome cuidado em apenas “[...] pensar (que) estar em pé (então) veja que não caia”, 1Co.10.12.
            Qual é a chance de se levantar? Você tem a resposta.
            Saia do lamaçal do pecado e viva para Deus.
            A queda surgiu em sua vida [...]
Conclusão:      Esforça-te para “[...] não cair”, 1Co.10.12.
            Não deixe a fadiga te atingir, se anima, começou a distanciar-se de Deus, volte ao “[...] teu primeiro amor”, Ap.2.4, negou a Cristo, pode ser que você continua “[...] pensando estar em pé (mas) veja que não caia”, 1Co.10.12.
            Não se deixa levar pelos temas de romances e novelas, seja você mesmo e fale para Deus sobre a sua vida espiritual.
           

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário