sábado, 4 de fevereiro de 2017

ESPERANÇA.



ESPERANÇA

             “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).
            Esperança pode ser a confiança no cumprimento de um desejo, de uma expectativa ou pode ser a verdadeira confiança em Deus.
            Conforme o texto citado, em todo tempo existe “[...] esperança para a árvore [...] cortada [...]”. Ora, se existe esperança para um ser inerte, porque não pode existir ainda esperança para a criação especial de Deus, o homem? Sim, sempre existirá esperança, principalmente para os servos de Cristo Jesus.
            O livro de Esdras fala que “[...] ainda há esperança para Israel” (Ed 10.2), e também o salmista pede para Deus “guardá-lo como a menina dos olhos, escondê-lo à sombra das asas (de) Deus” (Sl 17.8).
            Sendo a esperança de algum desejo da alma ou da verdadeira confiança em Deus, qualquer filho de Deus pode tomar as palavras do salmista e dizer com muita alegria: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Sl 40.1). 
            Ao olhar para os problemas da vida, vem logo aquela falta de esperança de que será resolvida esta ou aquela questão. O homem fica desanimado e sem esperança ao se deparar com a não aprovação num concurso público, não aprovação em um vestibular ou a insegurança do futuro.
            A não aprovação por parte dos pais de um namoro, a não concretização de um enlace matrimonial, a casa própria ainda não conseguida, a falta de mudança de comportamento de algum ente querido, são coisas que muitos não conseguem enxergar como sendo uma boa realização.
            É por estes e vários outros problemas que bate logo no peito a falta de esperança. Mas, conforme dito, “[...] há esperança para a árvore [...] mesmo cortada [...]”.
            “[...] Mesmo cortada, (a árvore) ainda se renovará [...]”. “Mesmo cortada [...] não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).
            O que dizer então do homem  sendo servo de Deus? O salmista apresenta a resposta perguntando: “E eu, Senhor, que espero? (ele mesmo responde reconhecendo que Deus) é a sua esperança” (Sl 39.7).
            Como o homem não sabe nem sequer o que sucederá daqui a um minuto, só lhe resta ter esperança de que Deus estará no controle total de toda e qualquer situação, seja ela grande ou pequena aos seus olhos. Não importa, Deus estará agindo sempre “[...] em favor dos seus amigos” (Jo 15.13).
            Partindo do princípio de que Deus age e é a única esperança para seus filhos, só  resta: 1 – Olhar com mais alegria para a vida, pois ninguém conhece o futuro; 2 – Testemunhar as beneficências que Deus tem trazido para cada um; 3 – Enfrentar a vida com mais segurança e certeza nas promessas de Deus; 4 – Ter a certeza de que estando ao lado de Cristo pode desabar o mundo, no dizer de Paulo em certo lugar: “[...] Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).
            Se “[...] há esperança para a árvore [...] cortada [...]”, logo, está subentendido que existe esperança para aquele que confia nas promessas do Pai Celeste.
            É correto dizer que ainda “[...] há esperança [...]” para o casamento destruído, o filho rebelde, a dívida não paga, a falta de salário, a falta de alimento. Ainda que seja uma enfermidade, ou coisa parecida, você verá a renovação, o conserto, a bênção de Deus operando em sua vida.
            Ainda que a árvore esteja cortada, você irá poder presenciar e cultivar o broto. Para que isto ocorra, tenha esperança em Deus, que o cumprimento de algum desejo, conforme “[...] a vontade (de) Deus [...]” (1Jo 5.14, será realizado.
            Tenha a verdadeira esperança em Deus como sendo a única solução para todos os problemas da vida, em especial a sua salvação. 
            Mesmo que tudo esteja acabado e destruído, tenha esperança em Deus, “porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).
            Confie e tenha esperança em Deus!
            Rev. Salvador P. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário