sábado, 4 de fevereiro de 2017

ALCANÇAR A VIDA, Mt.19.16-22.



ALCANÇAR A VIDA
Mt.19.16-22

Introd.:                Muitos homens estão interessados na vida eterna, mas desconhecem qual caminho deve trilhar.
                Muitos se perdem em seus pensamentos e não buscam o verdadeiro caminho que conduz ao lar celeste.
Nar.:      O texto apresenta um jovem rico, perfeito, inteligente e desejoso de participar do Reino de Deus.
Propos.:              É preciso um esforço maior além do nosso costumeiro.
Trans.:                  Alcançar a vida [...]
1 – Não pode ser através da bondade.
                Encontramos neste texto um homem sem nome.
                Ele é conhecido apenas como “[...] alguém [...]”, Mt.19.16 que resolveu conquistar a vida eterna por meio da sua influência, sua riqueza, bondade, disponibilidade, paternidade dos pobres.
                E eis que [...] (não apenas esse ninguém) alguém [...]”, Mt.19.16, são todos os homens que se julgam os tais, os melhores, os mais inteligentes; são decepcionados quando se encontram com Jesus Cristo.
                Note bem que, todos nós, ao “[...] aproximar-se (do) Mestre Jesus (temos algum interesse emocional, físico, material, financeiro, familiar e, verdade que poucos se aproximam com desejos espirituais) [...]”, Mt.19.16.
                Algo muito comum entre os homens ou esse “[...] alguém [...] (é encher os ouvidos do) Mestre (de) perguntas (sábias, honestas, sinceras, com desejos predeterminado de fazer cumprir e não cumprir) [...]”, Mt.19.16.
                A “[...] pergunta (que ainda insiste em nosso meio é a mesma desse) alguém [...] (é quando) perguntamos (:) [...] que farei eu de bom (saudável, agradável, útil, amável, excelente, honesto, honrado diante dos homens e de Deus?) [...]”, Mt.19.16.
                Esse “[...] alguém [...] (a princípio, talvez, com medo do fogo eterno, desejava) [...] alcançar a vida eterna (com Cristo, assim como muitos em nossos dias) [...]”, Mt.19.16.
                A “resposta (de) Jesus (para todos os homens continua sendo a mesma pelo motivo de não haver mudança em muitos ou quase todos os corações) [...]”, Mt.19.17.
                [...] Por que [...] perguntamos (a) Jesus acerca do que é bom (honesto, disponível para fazer o bem, sobre a nossa natureza) [...]”, Mt.19.17.
                É possível que eu e você ainda consiga achar um respingo de bondade, mas “[...] Jesus (insiste em sua) resposta: [...] Bom só existe um (então, todos os homens são excluídos) [...]”, Mt.19.17.
                O céu é de graça e não por méritos.
                Como Jesus percebeu um fiasco de interesse, então lançou o primeiro passo para o jovem alcançar a vida [...]
2 – Guardar os mandamentos.
                [...] Guardar os mandamentos (é o princípio da confirmação da fé, do amor a Deus e do amor ao próximo)”, Mt.19.17.
                [...] Jesus (acrescenta a conjunção) se (com o desejo de despertar nesse) [...] alguém [...] (o desejo de) querer [...]”, Mt.19.16, 17 um compromisso mais sincero, integro com o Evangelho do Reino.
                A luz lançada em cada coração por “[...] Jesus [...] (é quando Ele determina Mateus escrever) porém (para eu e você fazer uma análise sobre dúvidas que possam estar em nosso coração) [...]”, Mt.19.17.
                Nasceu em nosso coração o desejo de “[...] entrar na vida (dos céus, morada com Cristo?) [...]”, Mt.19.17.
                [...] Se (esse desejo for confirmado no fundo da alma, então) [...] guarda os mandamentos (para não pecar contra Deus)”, Mt.19.17.
                A fim de buscar uma justificativa, insistimos “[...] perguntando (a) Jesus: Quais (agindo como ignorante, para disfarçar ou testar Jesus) [...]”, Mt.19.18.
                Então, para nos levar ao caminho que conduz ao céu, “[...] Jesus [...] responde (apontando o que determina os 10 mandamentos): Não matarás, não adulterarás, não furtarás (roubar), não dirás falso testemunho; honra (respeito) a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mt.19.18, 19.
                O “replicar (desse) [...] jovem (é com o intuito de manter a sua afirmação, continuar com a sua teimosia, tentar ensinar o Mestre a respeito da sua posição, do seu andar correto, de ser bom acima de qualquer suspeita, melhor que qualquer homem ou até do próprio Deus) [...]”, Mt.19.20.
                Esse “[...] jovem (assim como muitos de nós se considera o melhor, o mais perfeito) [...] observador (em) tudo (dos mandamentos; não existe ninguém igual e mais perfeito que ele) [...]”, Mt.19.20.
                Os seis mandamentos são tirados de letra, obedecidos ao pé da letra, “[...] que me falta (ou tenha deixado para mais tarde ou em atraso) ainda?”, Mt.19.20.
                Sou crente, dizimista, oro, leia a Bíblia, frequento todos os cultos. Estou feliz, satisfeito, não preciso de mais nada.
                [...] Que me falta ainda?”, Mt.19.20.
                Para alcançar a vida Jesus [...]
3 – Mexe com o nosso bolso.
                Muitos homens colocam a sua esperança naquilo que é, tem e faz.
                A sugestão de “[...] Jesus (é simples, fácil e não envolve outras pessoas, somente eu e você) [...]”, Mt.19.21.
                O “dizer (de) Jesus (sobre esse assunto é direto e Ele não faz rodeios) [...]”, Mt.19.21.
                [...] Se (você) quer (ter em mente, resolvido, determinado) ser perfeito (que não precisa de nada para estar completo, íntegro, maduro espiritual, ausência de pecado, perfeito como Deus; então, você não é gente como Jesus) [...]”, Mt.19.21.
                É aí que “[...] Jesus [...] (toca no bolso, mexe com a grandeza, os desejos, a intenção do coração do homem) [...]”, Mt.19.21.
                Quando perdemos dinheiro, bens, móveis e imóveis; somos capazes de atacar com objetos, usar o que for possível para espancar e, se possível, estiver ao nosso alcance e a ira deixar, matamos.
                [...] Vai, vende os teus bens [...]”, Mt.19.21 e mostre o seu amor através dos mandamentos.
                Faça o melhor, “disse Jesus: [...] Dê aos pobres (o que tem; muito ou pouco; o que já adquiriu com esforço ou sem esforço) [...]”, Mt.19.21.
                A dinâmica de “[...] Jesus (é a seguinte: Com a sua generosidade, você irá mudar o mundo, ajudar pessoas, torná-las feliz) e (você, de sobra) terá um tesouro (valores duráveis) no céu [...]”, Mt.19.21.
                Só “[...] depois [...] (da) perfeição (que pensamos ter alcançado é que devemos) [...] vir (à casa do Senhor) e seguir (a) Jesus (com fidelidade)”, Mt.19.21.
                Essa má ideia pode nos levar de volta para casa com [...]
Conclusão:         Tristeza no coração.      
                As “[...] muitas propriedades (riquezas, podem causar muito desconforto, inimizade, intriga entre os homens)”, Mt.19.22.
                Quando o homem se “[...] sente dono (ele pensa que pode fazer o céu se dobrar diante dele; engano total) [...]”, Mt.19.22.
                Neste texto encontramos o oposto de Zaqueu que aceitou o convite de Jesus.
                Esse “[...] jovem (eu e você) [...] rico [...] (sem nome, após) ter [...] ouvido [...] palavras (duras de Jesus sobre como alcançar a vida), retirou-se triste (magoado, ofendido, preocupado por não ter coragem de desvencilhar dos bens matérias em favor de Cristo) [...]”, Mt.19.22.
                Vamos buscar mudar as nossas atitudes.

                Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário