domingo, 8 de janeiro de 2017

Mt.13.1-23 - O CRISTÃO E O SOLO.



O CRISTÃO E O SOLO 
Mt.13.1-23

Introd.:           O homem que frequenta a casa de Deus é comparado a semente que é lançada ao solo.
            Essa semente pode vingar ou morrer.
Nar.:    Mais uma vez Jesus, além de “[...] falar de muitas coisas (sobre o reino dos céus, a vida moral, espiritual, familiar) nos fala por parábolas (história terrena com o sentido celeste) [...]”, Mt.13.3.
            Mas, imediatamente, “[...] se aproximaram os discípulos e [...] perguntaram [...] (a) Jesus por que Ele [...] fala (aos homens) por parábolas?”, Mt.13.10.                                   
            A “[...] resposta (de) Jesus é (única) [...] porque a nós (servos de Deus) [...] é dado conhecer os mistérios (algo secreto, escondido, confiado somente aos escolhidos) do reino dos céus, mas àqueles (que não servem a Deus) não lhes é isso concedido”, Mt.13.11.
            A explicação de “falar [...] por parábolas [...] (é) porque, (os homens incrédulos) vendo (os milagres em suas vidas), não veem (não acreditam que foi Deus quem operou); e, ouvindo (a respeito do evangelho), não ouvem, nem entendem (a respeito da mensagem da salvação)”, Mt.13.13. 
            Essa mensagem de Jesus está de acordo ou, conforme falado por Jesus: “De sorte que neles se cumpre a profecia (Palavra anunciada) de Isaías (700 A.C.): Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis (a grandeza e o amor de Deus operado em seus corações)”, Mt.13.14. 
            O culpado de não perceber, entender e se entregar não é de Deus, mas está alojado dentro do “[...] o coração desse povo (incrédulo que) está endurecido (estúpido), de mau grado (pesado em) ouvir com os ouvidos (sem entender a mensagem) e fecham os olhos (para não perceber as maravilhas de Deus) [...]”, Mt.13.15. 
            A sentença é pesada e única: “[...] Para não suceder que vejam com os olhos (a bondade de Deus), ouçam com os ouvidos (a Palavra pregada), entendam com o coração (sem arrependimento), se convertam e sejam por Deus curados (do pecado, maldade, erro e do inferno)”, Mt.13.15. 
Propos.:           Aprenda a dar valor na semente que você é “[...] semeado (pelo) semeador (que pode ser um parente, amigo, a Palavra pregada ou o próprio Deus) [...]”, Mt.13.3.
Trans.:             O cristão e [...]
1 – E solo da beira do caminho.
            Verifique no seu íntimo se você, “[...] ao (ser) semeado, uma parte (ou todo o seu coração) caiu à beira do caminho (curso da conduta – onde os pecados continuam em evidência) [...]”, Mt.13.4. 
            Caso o pecado fala mais alto em seu coração, fique sabendo que “[...] virão (quando achar lugar propício para acrescentar mais pecados) as aves (de destruição com a finalidade de) [...] comerem (a) semente [...] semeada (em seu coração para destruí-lo)”, Mt.13.4.
            Preste atenção que a culpa não é de Deus e nem de outra pessoa.
            A culpa é do próprio ouvinte, ou seja, “a todos os que ouvem (ele não é surdo, ele) ouve (mas não presta atenção, não dá a mínima para o que é falado a respeito da vida espiritual) [...]”, Mt.13.19. 
            O pior é que a negação de “[...] ouvir (prestar atenção, se refere) a palavra do reino (dos céus, da vida eterna, morada com Deus que ele descarta sobre a possibilidade de ir morar quando partir desse mundo) [...]”, Mt.13.19. 
            [...] A (sua) não compreensão (da) palavra do reino (pode ser por não dar valor à leitura bíblica, oração e comunhão) [...]”, Mt.13.19. 
            Muitas vezes essa semente “[...] semeada à beira do caminho (pode ser presa fácil quando) [...] vem o maligno (Diabo) e arrebata o que lhe foi semeado no coração [...]”, Mt.13.19. 
            O fim pode ser trágico; a morte espiritual.
            O cristão e [...]
2 – O solo rochoso.
            Faça uma pesquisa para saber se você é a “outra parte (da semente que) caiu em solo rochoso (se machuca com facilidade com as outras pessoas e problemas corriqueiros ou se você as faz sofrer) [...]”, Mt.13.5. 
            Pode ser que, “[...] onde a terra (nutrientes, alimento da Palavra) é pouca (em sua vida que serve para o seu crescimento espiritual está faltando em sua vida), e logo nasce, visto não ser profunda a terra (falta leitura bíblica para entender os planos de Deus, você desmorona)”, Mt.13.5. 
            Por esse motivo, ao “sair, porém, o sol (que é benéfico aos seres vivos acaba) [...] queimando (essa semente) [...]”, Mt.13.6. 
            A causa principal dessa desgraça na vida é “[...] porque (pode se que a semente – eu e você) não tem raiz (firmeza em Jesus, brinca de ser servo do Senhor, o resultado não pode ser outro), seca (morre)”, Mt.13.6.
            A principal razão é que, “o que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve (com atenção) a palavra (de Deus) e a recebe logo (como servo fiel), com alegria (de servir, mas pode ser passageira)”, Mt.13.20. 
            O pior resultado da “[...] semente em solo rochoso [...]”, Mt.13.20 é que ela “[...] não tem raiz em si mesmo (portanto, sem nutrientes, sem vitaminas, sem a Palavra de Deus, sem Jesus) [...]”, Mt.13.21. 
            Por esses motivos ela é “[...] de pouca duração (fica entusiasmado com a programação, o culto, as orações, mas logo cansa) [...]”, Mt.13.21. 
            O cansaço ou o desânimo é devido ter “[...] lhe chegado a angústia (opressão, aflição por causa de alguma enfermidade) ou a perseguição por causa da palavra (de Deus), logo se escandaliza (pensa que, por servir a Jesus, não pode sofrer)”, Mt.13.21. 
            Seja um crente fiel.
            O cristão e [...]
3 – O solo espinhoso.
            É verdade que “[...] entre os espinhos [...]”, Mt.13.7 somos machucados por nós mesmos quando resolvemos enfrentar as outras pessoas e quando somos feridos por outros. 
            Quando “[...] caímos entre os espinhos [...]”, Mt.13.7 da maldade, corremos sérios riscos de vida. 
            [...] E (tão logo) os espinhos (nós os outros) crescem (sobre nós, somos) [...] sufocados”, Mt.13.7 do medo, da descrença e desordem. 
            O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra (de Deus), porém os cuidados (ansiedade, desespero) do mundo e a fascinação (engano, falsidade, desejo) das riquezas sufocam a palavra (de Deus), e ficamos infrutíferos (frutos do Espírito)”, Mt.13.22.
            Faça de tudo para não cair nas garras do espinho. 
            O cristão precisa ser [...]
Conclusão:      O solo bom.
            A “outra (semente), enfim, caiu em boa terra (de onde tira a água – Jesus, para a sua sobrevivência e os nutrientes) [...]”, Mt.13.8. 
            É por este motivo que essa semente “[...] dá fruto (do Espírito) [...]”, Mt.13.8. 
            E lembre-se, o “[...] fruto (não é único, ele produz): a cem, a sessenta e a trinta por um (influenciando outros a produzirem)”, Mt.13.8. 
            Logo, “[...] ao que tem (fruto) se lhe dará (mais), e terá em abundância (excede, ricamente); mas, ao que não tem (fruto), até o que tem lhe será tirado (e dado ao que tem)”, Mt.13.12. 
            Jesus fala que nós somos “bem-aventurados (felizes) porque [...] os nossos olhos veem (as maravilhas de Deus em nós); e os nossos ouvidos [...] ouvem (sobre o reino dos céus)”, Mt.13.16. 
            Houve um tempo “[...] em [...] que muitos profetas e justos desejaram ver o que vemos (frutos) e não viram; e ouvir o que ouvimos (sobre a vida eterna) e não ouviram”, Mt.13.17. 
            Então, eu e você precisamos “atender (dar ouvidos, prestar atenção) [...] à parábola do semeador (que fala sobre a morada eterna de muitos homens)”, Mt.13.18. 
            Logo, fique atento, pois se você “[...] foi semeado em boa terra (você) é o que ouve a palavra (de Deus) e a compreende (para colocá-la em prática) [...] frutificando e produzindo a cem, a sessenta e a trinta por um (amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio)”, Mt.13.23.
            Fique sabendo que neste “[...] mesmo dia, sai Jesus (e) [...] se assenta à (nosso lado para nos ensinar a respeito do reino dos céus) [...]”, Mt.13.1. 
            Eu e você podemos fazer parte das “[...] grandes multidões (que) se reúnem perto (de) Jesus (não por interesse físico ou financeiro, mas interessados em viver com Cristo e frutificar) [...]”, Mt.13.2. 
            Por esse motivo; “quem tem ouvidos [para ouvir (prestar atenção)], ouça”, Mt.13.9.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário