quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

IMPORTANTE PARA A IGREJA.



IMPORTANTE PARA A IGREJA
            Na carta escrita aos romanos, Paulo deixa registrada uma palavra muito intrigante e válida para todos os séculos. Ela induz cada cristão a pensar na possibilidade da igreja perder seu sentido de existir.
            Ao escrever sobre a soberania de Deus, a respeito da eleição, Paulo recorre ao Antigo Testamento para afirmar que “[...] ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo” (Rm 9.27).
            Tanto os autores do Velho como do Novo Testamento colaboram com essa ideia de que sempre haverá, ainda que seja um resto, ainda que seja uma parte insignificante, ainda assim “[...] o remanescente é que será salvo” (Rm 9.27).
            É bom todos saberem que tanto naqueles dias como “[...] no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça” (Rm 11.5) e não segundo o querer, a vontade do homem pecador, desta ou daquela igreja.
            Os escolhidos fiéis não são conhecidos aos olhos humanos, pelo contrário, “[...] porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1Sm 16.7).
            Esta é uma prova contundente de que, quem organiza, quem cuida e quem sustenta a igreja neste mundo é somente o Deus soberano porque “no céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Sl 115.3) até mesmo com o número dos eleitos.
            Ao olhar para a outra face da igreja, percebe-se que existem alguns elementos que contribuem para a “igreja perder seu sentido de existir”, daí, nesse sentido, a igreja por sua vez, perde sua relevância para os indivíduos e para a sociedade.
            São coisas simples, mas que devem ser levadas muito a sério. Muitos não dão importância, mas a partir do momento em que a igreja deixa de fazer o uso costumeiro das Escrituras Sagradas e colocá-la em prática, ela perde primeiro, o canal de comunicação com Aquele que é o seu sustento.
            Logo em seguida, a igreja “[...] será destruída, porque lhe falta o conhecimento. (Essa destruição é causada por um simples motivo:) Porque tu, sacerdote (todo cristão é um sacerdote, 1Pe 2.9), rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4.6).
            É bem verdade que “um abismo chama outro abismo [...]” (Sl 42.7). Quando existe essa falha de comunicação entre Deus com o homem, é mais do que certo que outro abismo virá. É como se desligasse em uma rede elétrica o fio positivo e deixasse apenas o fio negativo. É lógico, não existirá corrente elétrica, a casa ficará completamente no escuro.
            Tal acontece na vida espiritual do homem que deixa de fazer o uso adequado da Palavra de Deus. Primeiro, ele corta o contato de Deus com ele, depois, sem energia espiritual, esse mesmo homem deixa de orar, para logo em seguida abandonar a comunhão com o corpo. Neste aspecto sim, a igreja perde seu sentido de existir, perde sua relevância para os indivíduos deste mundo.
            Mais que urgente é necessário que toda a igreja brasileira sinta prazer tal como a igreja Primitiva de “[...] perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão [...] e nas orações” (At 2.42).
            Buscando servir a Jesus Cristo como serviram os irmãos do passado, a igreja não vai perder o seu sentido de existir e será de grande importância para toda a sociedade.
            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário