sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ATITUDES DA MENTE E DO CORAÇÃO, Mt.5.1-12.

ATITUDES DA MENTE E DO CORAÇÃO
Mt.5.1-12

Introd.:           Mais ou menos no ano 33 a.D., Jesus começou o seu ministério na região da Galileia.
            Já havia completado uns 96 anos que os romanos dominavam toda a terra de Israel.
            Viver feliz em terras comandadas pelos romanos era praticamente impossível, pois Roma dominava com mão de ferro, principalmente na cobrança exorbitantes de impostos.
            Os romanos toleravam todas as religiões, desde que os seus súditos não causassem problemas.
Nar.:    Quando “Jesus vê as multidões, (nós) os seus discípulos (Ele, do) [...] monte (santo e sublime, o céu) [...] assentado (“[...] à destra de Deus”, Mc.16.19, pede para eu e você nos) [...] aproximar [...]”, Mt.5.1, então, “[...] ele passa a ensinar (a cada um de nós) dizendo [...]”, Mt.5.2 que podemos viver feliz neste mundo, ainda que seja corrupto e contaminado pelo pecado.
Propos.:           Jesus demonstra atitude compatível com o Reino dos céus.
Trans.: Atitudes da mente e do coração fala sobre [...]
1 – Humildade.
            “[...] Humildade (nada mais é do que ser reduzido a pobreza, mendicância; que pede esmola; destituído de riqueza, influência, posição, honra, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas; desamparado, impotente para realizar um objetivo, indigente, necessitado em todos os sentidos; destituído da riqueza do aprendizado e da cultura intelectual) [...]”, Mt.5.3.
            Ao olhar para essas qualidades da “[...] humildade [...]”, Mt.5.3, fica mais fácil entender melhor as demais “bem-aventuranças [...]”, Mt.5.3 apresentadas por Jesus.
            É como se a “[...] os humildes (ou a) humildade (fosse a base, o alicerce das demais) bem-aventuranças [...]”, Mt.5.3 para a direção da vida do homem neste mundo.
            É bom lembrar que “[...] os humildes (são) de espírito (que se rende a Deus, se dobra, dedica debaixo do poder de Cristo, esperando as bênçãos materiais e espirituais) [...]”, Mt.5.3.
            Ao se render a Deus, se entregando de corpo e alma, o texto fala que dos “[...] humildes é o reino dos céus (salvação eterna na morada de Deus)”, Mt.5.3.
            Tendo a “[...] humildade (como base, alicerce da vida espiritual) [...]”, Mt.5.3, fica bem mais fácil [...]
2 – Chorar.
            As qualidades cristãs são opostas diante das qualidades do mundo.
            Dizem que homem não chora; mentira.
            “[...] Jesus [...] chegou (e) vendo Jerusalém [...] chorou”, Lc.19.41 por ela ter rejeitado a salvação.
            “Jesus chorou”, Jo.11.35 devido a morte de Lázaro.
            “[...] Pedro [...] chorou amargamente”, Lc.22.62 por causa do seu pecado.
            Seremos “bem-aventurados (felizes quando eu e você) [...] chorar (por causa dos nossos pecados) [...]”, Mt.5.4.
            A “bem-aventurança (virá sobre nós quando o) [...] choro (acontecer pelo desejo de arrependimento, de crescimento espiritual) [...]”, Mt.5.4.
            Devemos “[...] chorar [...]”, Mt.5.4 pelos males da nação brasileira, devido o sofrimento alheio.
            “[...] Chore [...]”, Mt.5.4 devido a desordem que pode estar o seu lar.
            Comece a “[...] chorar [...]”, Mt.5.4 por causa do seu sofrimento e falta de esperança em Deus.
            Fique sabendo que aqueles “[...] que choram [...] serão consolados (chamar para o lado de Jesus pra ser confortado)”, Mt.5.4.
            Atitude da mente e do coração mostra a [...]
3 – Mansidão.
            Alguns ingleses se mostraram “[...] mansos (gentileza, bondade) [...]”, Mt.5.5 quando foram perseguidos pelas autoridades, pela sociedade e até pela igreja oficial da Inglaterra; eles herdaram o continente americano.
            Eu e você seremos “bem-aventurados (felizes, se buscarmos a) mansidão (gentil, bondoso no meio dessa sociedade corrupta e rebelde) [...]”, Mt.5.5.
            Precisamos ser “[...] manso (em face da grande de Deus) [...]”, Mt.5.5.
            Aquele que for “[...] manso (gentil, bondoso no trato com as outras pessoas) [...] herdará a terra (não quer dizer que terá muitos bens, que alcançará o maior salário, as melhores faculdades)”, Mt.5.5.
            “[...] Os mansos (além de serem) bem-aventurados (mesmo não tendo bens neste mundo, serão ajudados por Deus) [...]”, Mt.5.5.
            A mente e o coração precisam [...]
4 – Ter fome e sede.
            A “bem-aventurança [...]”, Mt.5.6 fala sobre o nosso modo de viver feliz neste mundo, ainda que as tribulações assalte cada coração.
            Precisamos entender que para viver “bem-aventurado (eu e você necessitamos) [...] ter fome (faminto como se estivesse passando necessidade) [...] de justiça (não com as próprias mãos, mas a condição aceitável diante de Deus) [...]”, Mt.5.6.
            Essa “[...] fome [...] de justiça [...]”, Mt.5.6 é como se eu e você olhamos para as injustiças operadas neste mundo, clamamos pela providência de Deus.
            Assim como a “[...] fome [...]”, Mt.5.6 física nos debilita, é dever ficar debilitado com todas as tiranias que acontecem ao nosso redor.
            O “bem-aventurado [...] (deve) ter [...] sede (anseia, necessita) de justiça (da parte de Deus em favor do seu povo e contra todos os inimigos da Cruz de Cristo) [...]”, Mt.5.6.
            Esse homem “bem-aventurado [...] será farto (pode ser realizado tanto o seu desejo quanto daquele que você intercede)”, Mt.5.6.
            Atitude da mente e do coração fala sobre a [...]
5 – Misericórdia.
            Todo aquele que deseja “[...] alcançar misericórdia (de Deus em sua vida de bondade, amor, graça, perdão, proteção)”, Mt.5.7, deve ser “[...] misericordioso [...]”, Mt.5.7.
            A “[...] misericórdia”, Mt.5.7 fala que precisamos agir com o próximo assim como Deus age em nosso favor.
            É a partir desse interesse de ser “[...] misericordioso (que seremos) bem-aventurados (felizes por saber que alguém recebeu a nossa ajuda, consolação) [...]”, Mt.5.7.
            A atitude da mente e coração exigem [...]
6 – Limpeza.
            Todos os dias é preciso tomar banho para manter o nosso corpo sadio.
            Pelo menos uma vez na semana se faz necessário uma limpeza na casa.
            Desta mesma forma, eu e você, seremos “bem-aventurados (felizes se mantivermos) limpos (o nosso) [...] coração [...]”, Mt.5.8.
            Essa “[...] limpeza (não quer dizer que seremos perfeitos, íntegros, sem pecados para toda a eternidade) [...]”, Mt.5.8.
            Cada dia, pecado cometido, pecado confessado, aquele que “[...] limpar (o) [...] coração [...] verá a Deus (na eternidade)”, Mt.5.8.
            A atitude da mente e coração deve buscar [...]
7 – A pacificação.
            Ainda encontramos neste mundo aqueles que são “[...] pacificadores (que desejam ardentemente amar a paz) [...]”, Mt.5.9.
            Para esses        que desejam e amam a “[...] pacificação (eles serão) bem-aventurados (felizes neste mundo por promover o bem de todos os homens) [...]”, Mt.5.9.
            Como recompensa neste mundo e no porvir, esses homens “[...] serão chamados filhos de Deus”, Mt.5.9.
            Quando as nossas atitudes da mente e do coração engrandecem o nome de Jesus [...]
Conclusão:      Somos recompensados.
            Calma! A “Bem-aventurança [...]”, Mt.5.10, o “regozijo [...] exultação [...] (e) galardão nos céus [...]”, Mt.5.12 ainda está por vir.
            Antes de ser remunerado, você será “[...] perseguido por causa da justiça (no sentido de fazer a vontade de Deus) [...]”, Mt.5.10.
            Antes de ser recompensado, eu e você “[...] seremos injuriados (repreendidos, reprovados, maltratados) [...] e perseguidos (afugentados através do sofrimento) [...] e, (muitos irão) mentir (a nosso respeito) dizendo todo mal contra nós (no sentido físico colocando defeito e no sentido moral para nos humilhar)”, Mt.5.11.
            Conforme a nossa atitude, teremos “[...] o reino dos céus”, Mt.5.10.
            Quando a atitude da mente e coração for “[...] por causa (em favor de) Cristo [...]”, Mt.5.11, “[...] grande (será) o nosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de nós”, Mt.5.12.
            Temos condições de viver em meio a tantas angústias e aflições quando as nossas atitudes da mente e do coração forem de acordo com a vontade de Deus.

     Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário