quarta-feira, 31 de agosto de 2016

EVANGELIZAÇÃO, Mt.9.9-13.


EVANGELIZAÇÃO


Mt.9.9-13




Introd.:           O N.T. mostra que o evangelho se espalhou, principalmente, por meio dos relacionamentos.

            “André (ouviu falar de Jesus) achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)”, Jo.1.41.

            “Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno [...]”, Jo.1.45.

Nar.:    O texto apresenta Mateus ou Levi, o cobrador de imposto em Cafarnaum oferecendo um jantar evangelístico em sua casa para os seus amigos.

Propos.:           A evangelização se faz com a força de todos os membros da igreja.

Trans.: É preciso evangelizar [...]

1 – Os doentes.

            Não se engane, Deus aceita até mesmo o desprezado “[...] coletor [...]” Mt.9.9 de impostos – desonesto, violento para extorquir, roubar pobres e viúvas.

            Deus tinha um plano eterno para o “[...] homem chamado Mateus (ou Levi, filho de Alfeu) [...]” Mt.9.9.

            “Jesus (pensava em descansar, mas teve que) partir (da sua cidade) [...]” Mt.9.9 para encontrar-se com Mateus “[...] sentado na coletoria [...]” Mt.9.9 – Jesus sempre chama pessoas ocupadas.

            Note bem que “Jesus [...] viu (percebeu, enxergou que) [...] Mateus (necessitava ser curado da alma) [...]” Mt.9.9.

            Para os judeus, publicanos e pecadores não podiam estar ao lado de um mestre, mas “[...] Jesus (quebra esse paradigma) e disse (a) Mateus: Segue-me! [...]” Mt.9.9.

            Como Mateus era um ladrão igual a muitos dos nossos políticos, então, o “[...] seguir (a Jesus) [...]” Mt.9.9 fala sobre uma nova postura de vida, um novo olhar para o futuro, um novo pensar sobre o dia de hoje e amanhã.

            Deus retirou “[...] Mateus [...] (do meio de homens perversos, gananciosos para) se levantar e seguir (a) Jesus” Mt.9.9 para ter uma nova vida, para olhar em favor do pobre, da viúva e dos mais necessitados.

            “[...] Jesus (convida Mateus, eu e você para) ouvir (atentamente a sua voz e sair da doença do pecado que afeta a nossa alma porque) os sãos (que se consideram justos, que continuam em seus pecados) não precisam de médico [...]” Mt.9.12.

            “[...] Jesus (sempre) fala: (que é o único) [...] médico [...]” Mt.9.12 da nossa alma.

            “[...] Jesus [...] (é o) médico [...] (dos) doentes (físicos e espirituais)” Mt.9.12, então, cumpre a cada um de nós levar esta mensagem.

            Evangelize [...]

2 – Tornando Jesus conhecido.

            Vários métodos podem ser tomados para fazer Jesus conhecido: Bíblia, folhetos, testemunho, ou, como “[...] Mateus [...] oferecendo um grande banquete em sua casa [...]”, Lc.5.29.

            “[...] Mateus (abriu não somente a porta da sua) casa (coração para Jesus entrar, mas também ofereceu) [...] a mesa [...] (convidando) muitos publicanos (seus colegas e parceiros na cobrança de taxas ou impostos, classe detestada pelos judeus, tanto por causa de sua crueldade, avareza, e engano, usados para realizar sua tarefa) [...]”, Mt.9.10.

            “[...] Mateus (convida também para estar à mesa com Jesus os) [...] pecadores (entregues a todo tipo de pecados ocultos e notórios) [...]”, Mt.9.10.

            Pecador para os judeus era aquele que não frequentava a sinagoga.

            Por isso da “[...] pergunta (dos) fariseus aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mt.9.11.

            A ideia dos fariseus é que Jesus junto aos “[...] publicanos e pecadores [...]” Mt.9.10 se tornaria como um deles.

            Jesus convidou e convida todos os homens que andam no caminho contrário à salvação para mudarem de vida, de rumo, de propósito, caso contrário, Ele se afasta.

            Quando os “[...] publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos” Mt.9.10, Mateus marca um divisor da vida de pecados para a vida com Cristo.

            Mateus resolve em seu coração não roubar mais, não enganar, não viver uma vida de falsidade.

            Mateus faz a opção por servir a Cristo Jesus.

            Leve Jesus até os seus amigos com o seguinte recado [...]

Conclusão:      Venha ser um discípulo.

            Discipular é ensinar, aprender, apontar as instruções deixadas por Cristo Jesus em Sua Palavra. 

            Jesus fala que é preciso eu e você “ir, porém (até Ele), e aprender (em Sua Palavra) [...]” Mt.9.13 para ser transmitido o que temos recebido a outros.

            Mas afinal, o que temos recebido nesse ensino através da Palavra de Deus? Tudo ou nada?

            Jesus fala sobre “[...] o que significa [...] misericórdia (boa vontade ao miserável e aflito, sentimento fraterno diante da miséria. Principalmente sobre a miséria e fraqueza espiritual) [...]” Mt.9.13.

            “[...] Misericórdia (é o que Jesus) quer [...]” Mt.9.13 perceber em cada coração e não a maldade.

            Jesus jamais deseja “[...] holocaustos (sacrifícios de animais oferecidos no templo na expectativa de mostrar que tem mais poder, mais dinheiro e que é mais importante que o outro ofertante) [...]” Mt.9.13.

            É por este motivo que Jesus fala que “[...] não veio chamar justos (que observa apenas as leis de Deus), e sim pecadores [ao arrependimento (que busca mudança de atitude, mente, propósito a fim de evangelizar outros que precisam da graça de Deus)]” Mt.9.13.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário