quarta-feira, 10 de agosto de 2016

QUEM É JESUS? Mt.8.29.

QUEM É JESUS?
Mt.8.29
Introd.:           “O analfabetismo bíblico é quase universal entre aqueles que não se interessam por Cristo. Eles não conhecem nem mesmo as histórias e personalidades mais faladas da Bíblia”.
            Infelizmente o analfabetismo bíblico não está apenas entre os incrédulos, existe também no meio evangélico.
            Quando perguntamos para as pessoas: Quem é Jesus para você? Ele fica sem saber o que responder.
            Muitos que estão na igreja têm pouco ou nenhum relacionamento com Jesus – falta de leitura bíblica e intimidade nas orações.
            Para você, quem é Jesus?
Nar.:    O texto em destaque mostra o reconhecimento público dos demônios de que Jesus é o “[...] Filho de Deus! [...]” Mt.8.29.
            Após essa consideração o diabo também reconhece e crê que Jesus é o criador e o juiz de todos, por isso da pergunta: “[...] Vieste aqui atormentar-nos (testar, questionar, torturar com dores) antes de tempo?” Mt.8.29 – Jesus incomoda e aflige o Diabo.
            Quem é Jesus em minha vida?
Propos.:           É preciso conhecer a quem estou servindo.
Trans.:             Quem é Jesus?           
1 – Jesus é o Filho de Deus.
            Ter a certeza que Jesus é o Filho de Deus envolve a fé.
            A fé implantada pelo próprio Deus e não por nós, nos leva a confiar que Jesus é verdadeiramente o “[...] Filho de Deus [...]”, Mt.8.29, não sob ameaça como aconteceu com o Diabo.
            Jesus é chamado de “[...] Filho de Deus [...]”, Mt.8.29 porque Ele é “[...] o Verbo (que) se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito (único gerado) do Pai”, Jo.1.14.  
            Pela relação que existe entre os termos “Pai” e “Filho” na Bíblia, podemos ter a certeza de “[...] que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo”, 1Jo.4.14.
            Jesus é considerado como Filho de Deus por ter sido o Salvador prometido no V.T., “[...] o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”, Jo.11.27 para salvar os pecadores.
            E finalmente, Jesus é “[...] chamado (como) Filho do Altíssimo [...] (porque Jesus foi gerado pelo poder do) [...] Espírito Santo [...]”, Lc.1.32, 35 .
            Por este motivo os demônios sempre vão “[...] gritar [...] ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?” Mt.8.29 devido o Reino de Deus ser implantado neste mundo e nos corações.
            Quem é Jesus?
2 –  Jesus é o criador de todas as coisas.
            O apóstolo Paulo fala aos Colossenses que, “pois, nele (Jesus), foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele”, Cl.1.16.
            Assim como é necessário fé para crê que Jesus é o Filho de Deus, também devemos reconhecer que em “[...] Jesus, foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis [...]”, Cl.1.16.
            Sempre imaginamos em nossa mente finita que a criação é apenas uma obra do Pai, quando lemos que “[...] criou Deus [...]”, Gn.1.1, “[...] façamos o homem [...]”, Gn.1.26.
            Nestes textos percebemos a Trindade operando em favor do homem e do universo.
            Logo, basta crê que Jesus é de fato o criador até mesmo das coisas “[...] visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades [...]”, Cl.1.16, anjos bons e maus.
            Isto não quer dizer que Jesus tenha criado os anjos no estado de maldade, pois na criação “Deus viu tudo quanto fizera, e eis que era muito bom [...]”, Gn.1.31. 
            Alguns “[...] anjos [...] não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, (por este motivo) Jesus tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia [...] (pois) Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitou-os no inferno os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”, Jd.6; 2Pe.2.4.
            O propósito da Bíblia nesse sentido é mostrar que “todas as cousas foram feitas por intermédio (de) Jesus, e, sem ele, nada que foi feito se fez [...] criou todas as cousas [...] (até mesmo) o universo”, Jo.1.3; Ef.3.9; Hb.1.2.
            Quem é Jesus?
3 – Jesus é o juiz de todos.
            O médico Lucas, autor do evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos, escreveu dizendo que Jesus “[...] nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos”, At.10.42. 
            Você está preparado para enfrentar o Dia do juízo final?
            Jesus será o “[...] juiz de vivos e de mortos”, At.10.42.
            O texto diz que Ele “[...] foi constituído por Deus [...]”, At.10.42.
            A Trindade deu carta branca para Jesus atuar como Juiz.
            Esse ensino é nítido no V.T. quando fala que “na presença do SENHOR, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça [...] Deus julgará o justo e o perverso [...] [...] Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más”, Sl.96.13; Ec.3.17; 12.14.
            Ninguém escapará, “[...] pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”, Rm.14.12. 
            Como “os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos [...] (e) o que de Deus se pode conhecer é manifesto [...] porque Deus lhes manifestou [...] tais homens são, por isso, indesculpáveis [...]”, Sl.19.1; Rm.1.20.
            Para “[...] todos os (judeus) que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados”, Rm.2.12.
            Nós seremos julgados pelas exigências do evangelho, logo, “falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”, Tg.2.12.
            Você está convicto que será julgado?
            Quem é Jesus?
Conclusão:      Para cada um de nós
            Não seja um analfabeto. Leia a Bíblia, faça oração “e [...] pregue ao povo (o evangelho) [...]”, At.10.42.
            É preciso eu e você saber que os demônios “[...] gritaram (de pavor, de medo, de terror por saber que em breve o julgamento os alcançaria. Também, haverá homens no Dia do Juízo) “[...] que [...] serão lançados para fora (do Reino de Deus), nas trevas; ali haverá choro e ranger dos dentes [...] (daqueles que são chamados de) [...] filhos do reino” “[...] que [...] foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro (mas caíram)””, Mt.8.29, 12; Hb.6.4, 5.
            Fique sabendo “[...] que temos (parte com) [...] o Filho de Deus [...] (portanto, Jesus) vem aqui (não para) atormentar-nos [...]”, Mt.8.29, mas para nos dizer que Ele é o Filho de Deus, criador de todas as coisas e Juiz de todos os homens e anjos.
            Não seja um analfabeto bíblico.
            Procure saber quem é Jesus para você.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário