terça-feira, 26 de julho de 2016

Mt.1.1-17 - QUEM SOU EU.



QUEM SOU EU 

Mt.1.1-17


Introd.:           A história da humanidade é repleta de homens cruéis.
            É possível ler na Bíblia história de homens de mentes brilhantes e que superaram em bondade em favor dos mais necessitados.
Nar.:    O livro de Mateus foi escrito para os Judeus.
            Mateus dá provas aos Judeus, através do “livro da genealogia (lista dos antepassados) de Jesus Cristo, (que este mesmo Filho de Deus é descendente de) [...] Davi [...] (e) Abraão”, Mt.1.1, portanto, é o Messias, o Salvador prometido.
Propos.:           A Bíblia não conta história apenas de homens honestos, justos e íntegros.
            A Palavra de Deus fala abertamente sobre a vida de homens maus, ingratos, terríveis e que dominaram a ferro e fogo.
Trans.: Quem sou eu entre [...]          
1 – Os piores.
            O “livro da genealogia (V.T. mostra que) [...] Abraão (mentiu para Faraó a respeito de sua esposa, aceitou a proposta de Sara para coabitar com Agar)”, Mt.1.1.
            Não ficamos longe quando mentimos sobre assuntos corriqueiros e aceitamos propostas indecentes para serem praticadas.
            A Bíblia fala que “[...] Davi [...]”, Mt.1.1 cobiçou, adulterou, traiu e mandou matar Urias em táticas de guerra a fim de não ser acusado e condenado.
            O sexo continua sendo o vilão da vez entre homens e mulheres. A partir daí pode surgir mortes.
            Sobre “[...] Isaque (o) livro da genealogia (declara que ele mentiu para Abimeleque, rei dos filisteus a respeito da sua esposa Rebeca); [...] Jacó (roubou a bênção de Esaú e foi astuto contra Labão, seu sogro) [...]”, Mt.1.2.
            Ao olhar para dentro de nós percebemos o quanto mentimos para nós mesmos e a esperteza que impera em nossos corações.
            O texto fala que “Judá (coabitou com sua própria nora) Tamar [...]”, Mt.1.3.
            Ainda se ouve falar sobre pais, padrastos, primos, vizinhos, enfermeiros que abusam de bebês, adolescentes e pessoas de idade avançada.
            [...] A (respeito de) Salomão [...]”, Mt.1.6, pesa sobre ele um final de fracasso com mil mulheres.
            Neste século XXI muitos homens são seduzidos e arrastados para a morte por muitas mulheres.
            [...] A Roboão (pesa a responsabilidade de ser o causador da divisão de Israel) [...]”, Mt.1.7.
            Com nossas palavras dividimos e destruímos famílias, amigos, parentes e nações.
            [...] Acaz [...]”, Mt.1.9 foi um dos piores reis de Judá e junto com ele, muitos ainda hoje o imita em suas práticas pecaminosas.
            [...] Amom (“[...] abandonou  SENHOR [...] e não andou no caminho do SENHOR)”, 2Rs.21.22”, Mt.1.10.
            Muitos crentes da atualidade vêm apenas duas vezes à igreja: No dia do batismo e no dia da morte física.
            Quem sou eu entre [...]
2 – Os que servem ao Senhor.
            [...] Raabe (a prostituta e) [...] Rute (a Moabita, optaram por servir ao Deus verdadeiro) [...]”, Mt.1.5.
            Em tempos de festas juninas pais e filhos fazem suas escolhas em suas danças a deusa Juno da mitologia romana.
            Asa [...] e Josias (são exemplos de reforma religiosa efetuada em seus reinos) [...]”, Mt.1.8, 10.
            Depois do exílio na Babilônia [...] Zorobabel (restabeleceu o culto)”, Mt.1.12.
            Olhamos para dentro de nós e percebemos que falta oração e não oramos, somos negligentes na leitura bíblica e não lemos, somos teimosos em não frequentar a casa de Deus.
            Outro grande exemplo foi deixado por “[...] Josafá (que mandou ensinar ao povo a Lei do Senhor) [...]”, Mt.1.8.
            Pais existem apenas no registro de nascimento de filhos. Quando cobrados para trazerem seus filhos à igreja, orar com eles e por eles, ler a Bíblia com eles; se acham os donos da razão.
            [...] Uzias ([...] era reto perante o SENHOR [...]”, 2Rs.15.3)”, Mt.1.8.
            Falta em nós ainda essa retidão perante os olhos do Senhor Deus.
            Vemos que “[...] Ezequias (“[...] entrou na casa do SENHOR [...]”, 2Rs.19.1”, Mt.1.9 para colocar diante de Deus a sua angústia.
            As nossas tribulações levamos aos ouvidos dos homens que nada pode fazer por nós.
            [...] Manassés [...]”, Mt.1.10 se humilhou perante o Senhor; nós, muitas vezes, damos de ombros para Deus.
            Quem sou eu [...]
3 – Passando pelo cativeiro e retornando a tranquilidade.
            [...] No tempo do exílio (cativeiro) na Babilônia”, Mt.1.11 homens, mulheres e crianças foram arrastados, maltratados, surrados, castrados, colocados no tronco, levados à força, mortos pelos seus algozes.
            Josias [...] Jeconias e [...] seus irmãos [...]”, Mt.1.11 sofreram no tempo dos reis Nabucodonosor, Salmaneser, Senaqueribe, Dario, Artaxerxes.
            Qualquer problema, por menor que seja que enfrentado, nos colocamos a reclamar, chorar e fazer birra diante de Deus.
            Ao retornar do cativeiro, “Zorobabel (restaurou o culto e reconstruiu o templo) [...]”, Mt.1.13.
            Muitos de nós não valorizamos o culto racional e deixamos de cuidar da reconstrução do templo do Espírito Santo.
            Quem sou eu [...]
Conclusão:      Fazendo parte da família de Jesus.
            Todos estes homens: “Azor [...] Sadoque [...] Aquim [...] Eliúde [...] Eleazar [...] Matã [...] Jacó”, Mt.1.14, 15, fizeram parte da linhagem de Davi.
            E Jacó gerou a José (padrasto de) [...] Jesus, que se chama o Cristo”, Mt.1.16 que veio nos salvar deste mundo de pecado.
            O que eu e você fazemos no meio da família de Deus?
            Fique sabendo “[...] que de [...] todas as gerações [...] (tem alguns escolhidos e um de nós também pode ser de) Cristo [...]”, Mt.1.17.
            Quem sou eu como servo de Jesus Cristo?

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário