segunda-feira, 4 de julho de 2016

ATITUDES DE UM CRISTÃO, Mt.5.38-42.



ATITUDES DE UM CRISTÃO 
Mt.5.38-42

Introd.:           Os pais sempre aconselham a seus filhos: Quando vocês enxergarem um bêbado vindo em sua direção, passe para o outro lado.
            Isso se torna natural. Quando a criança percebe que a pessoa está bêbada, logo vem a mente: Passe para a outra margem.
            Como a criança sabe que a pessoa está embriagada?
            Elas não perguntam se elas estão embriagadas, não cheiram a boca deles para sentir o mau hálito.
            Eles são conhecidos pela maneira de andar, o jeito de falar, o modo de olhar, a desordem das vestes e o mau cheiro do corpo.
            Assim também o crente é conhecido.
            As pessoas sabem que você é crente pela maneira do seu andar, pelo seu jeito de falar, pelo seu modo de olhar, o estilo das suas vestes e o seu corpo, se é ou não um bom perfume de Cristo.
            Qual tem sido a sua atitude diante deste mundo? Como você se apresenta diante dos incrédulos?
            As minhas atitudes como cristão tem agradado a Deus ou ao mundo?
Nar.:    Jesus nos mostra através deste texto como deve ser a atitude de um cristão.
Propos.:           O texto nos proíbe pagar o mal com o mal.
Trans.:             Jesus deseja que a nossa atitude seja de [...]
1 – Não resistir ao perverso.
            A lei do V.T. e a lei de muitos cristãos até hoje prevalece com “[...] olho por olho, dente por dente”, Mt.5.38 – o mal que me fez será maior em sua vida.
             O rebate dessa ideia para ultrapassar a justiça é “[...] Jesus dizendo (que o cristão) [...] não (deve) resistir (colocar-se contra, opor, ser contra) ao perverso (que traz trabalho árduo, aborrecimento, causa doença em nós) [...]”, Mt.5.39.
            A lei de Jesus é a lei do “[...] ame o teu próximo como a ti mesmo”, Mt.22.39.
            Ele aplica a lei da misericórdia sobre as leis civis quando, “[...] qualquer que te ferir (bater com vara, esbofetear com bordão-cajado) na face direita, volta-lhe (mudar a mente aplicando a dose do bem) também a outra”, Mt.5.39.
            Não ataque com as mesmas armas – tenha um espírito suave e paciente, fuja da vingança, sofra o dano – José do Egito.
            É fácil falar – porém, José, Paulo, Pedro, João, Tiago, Estevão, Jesus fizeram o bem no lugar da maldade.
            Atitude mudada pode nos induzir a [...]
2 – Deixar a capa.
            [...] A túnica [...]”, Mt.5.40 é um tipo de camisola usada por baixo da “[...] capa”, Mt.5.40.
            [...] A capa”, Mt.5.40 era o melhor que o peregrino tinha – cobrir do frio, da chuva e podia carregar alimentos.
            Mas alguém “[...] quer demandar (ação na justiça) contigo [...]”, Mt.5.40 – o que fazer?
            Querem tomar, “[...] tirar (na brutalidade) a túnica (tipo de camisola usada por baixo da) [...] capa”, Mt.5.40.
            O que mais te prende a atenção neste mundo? Carro, casa, família, joias, salários?
            Dê o melhor, é a ordem de Jesus para “[...] deixar-lhe também a capa (o que tem de melhor)”, Mt.5.40.
            Jesus é mais precioso em nossas vidas.
            Entrega o melhor da sua atenção para evitar um espírito maldoso – demonstra amor e paciência.
            Paulo reclama que “o só existir entre nós demandas (ação na justiça) já é completa derrota [...] sofra [...] a injustiça [...] sofra [...] o dano [...]”, 1Co.6.7.
            O meio irmão de Jesus fala que as “[...] guerras e contendas (que) procedem [...] entre nós [...] (são) dos prazeres que militam na nossa carne [...]”, Tg.4.1.
            Quando entrego o que é melhor para o meu adversário, aprendo a [...]
3 – Andar duas milhas,
            É muito difícil ser cristão.
            – Sou cristão, mas não sou bobo.
            – Sou cristão, mas a peixeira não.
            – Sou cristão, mas não me tire do sério.
            Jesus se interessa em “dar-nos coração novo e por dentro de nós espírito novo; tirar de nós o coração de pedra e nos dar coração de carne”, Ez.36.26 que pode ser trabalhado.
            Tenha uma nova maneira de pensar; “[...] vai com ele (incrédulo, irmão) duas (milhas – 3km)”, Mt.5.41.
            Jesus quer mudar a nossa maneira de tratar com o perverso.
            O trabalho não foi combinado, mas “[...] alguém te obriga a andar uma milha (1,5Km) [...]”, Mt.5.41.
            Jesus foi obrigado a carregar a própria cruz.
            Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio (vergonha) de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”, Hb.11.24-26.
            Jesus deu a própria vida para nos salvar, no entanto, somos pecadores, distantes do seu amor.
            Busque novas atitudes cristãs e [...]
Conclusão:      Aprenda com a pedagogia (ensino) de Jesus.
            Mostre quem você é, diferente, servo, obediente.
            Talvez a sua atitude dentro da igreja seja conhecida, mas ela precisa ser conhecida tal como o bêbado na rua, no trabalho, na escola, na vizinhança, junto aos perversos.
            O texto termina dando-nos uma lição de moral: “Dê (se alguém) [...] te pede (fique sabendo que dinheiro emprestado causa inimizade – ofereça ajuda, comida, veste, aquilo que estiver ao seu alcance) e não volte as costas ao que deseja que (você) lhe empreste (alguma coisa)”, Mt.5.42.
            Não mude de calçada para evitar que os outros te veja.
            Seja um cristão autêntico porque você já “ouviu (o) que foi dito (por) Jesus [...]”, Mt.5.38.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário