O SEXO E A FEMINILIDADE, Pv.31.10.
Introd.: O
movimento feminista é agressivo e cresce cada vez mais.
Segundo esse movimento, o mundo há
muito tempo tem sido machista, de modo que as mulheres têm sofrido pressões da
sociedade e das famílias para ser somente um ‘instrumento da dominação
masculina’.
Segundo elas, a mulher tem que ser
dona de casa, engravidar, cuidar de filhos e do marido como imposição cultural.
O movimento feminista descreve as
mulheres como objetos sexuais em que os homens utilizam e desfrutam, e que
podem ser substituídas por mulheres mais novas e mais bonitas.
Dizem que as mulheres sofrem e
continuam sofrendo por causa de atitudes machistas.
Qual será o verdadeiro papel da
mulher de Deus?
Como as Escrituras apresentam a
feminilidade projetada pelo Senhor?
A Bíblia fala sobre [...]
1 – A
importância da beleza.
Se você tivesse condições, o que
mudaria ou faria para deixar o seu corpo belo?
O que preocupa muitas mulheres é a
beleza física.
A formosura é importante, mas como
conciliá-la ao ensino da Palavra de Deus?
A mulher não peca por ser vaidosa e
cuidar do seu corpo.
A Bíblia fala que [...]
A – A beleza deve ser reconhecida.
As mulheres devem ser reconhecidas
pelos seus maridos como “[...] formosas [...] (e) queridas (por eles) [...]”, Ct.1.15.
Aqui
Salomão apresenta e nos encoraja a viver com uma mulher arrumada, bem vestida e
bonita.
Outro aspecto positivo que Salomão nos
apresenta é sobre o desejo do marido presentear a sua esposa.
Além de dizer as mulheres que elas são “formosas (belas, é dever do marido comprar) [...] os
seus enfeites [...] (e) os colares”, Ct.1.10.
Para quem pode, pode ser “enfeites de ouro [...] com
incrustações de prata”, Ct.1.11.
O exemplo análogo é encontrado no
relacionamento entre Cristo e sua igreja.
Assim como Jesus “[...] apresenta a si mesmo (trazendo
para perto de si) igreja gloriosa (ilustre, honrada, estimada), sem mácula
(mancha, deformidade – Deus é contra violência física, verbal, psicológica,
moral), nem ruga (perfeita), nem coisa semelhante, porém santa (separada) e sem
defeito (espiritual – esposo é responsável)”,
Ef.5.27.
A beleza da mulher deve ser
apresentada a Deus pelo seu marido como uma noiva arrumada para o dia de seu
casamento.
Essa beleza precisa ser refletida e
comprometida na vida do marido.
Há muitos casais que não se sentem
mais atraídos fisicamente porque não cultivaram a beleza.
Paulo instrui “[...] que as mulheres, (se
vistam) em traje decente (conveniente, decoroso, digno, asseado), se ataviem (embelezar)
com modéstia (simplicidade, sem vaidade, respeito) e bom senso (autocontrole,
juízo), não com cabeleira frisada (complicado) e com ouro, ou pérolas, ou
vestuário dispendioso (valor insuportável - mordomia), porém com boas obras (serviço
prestado a outros como é próprio às mulheres que professam ser piedosas –
reverência à Deus)”, 1Tm.2.9, 10.
A preocupação de Paulo é que as
mulheres sejam levadas pela vaidade e se esqueçam do real propósito de sua
existência.
Como a beleza deve ser reconhecida
pelo marido, é preciso que “[...] a esposa não (dê valor ao) [...] adorno [...] que é
exterior, como frisado (penteados) de cabelos (exagerados a ponto de o salário
ser todo consumido com) [...] adereços (enfeite) de ouro, aparato (luxo) de
vestuário; (se faz necessário que a mulher tenha) [...] o [...] interior do
coração, unido ao incorruptível (não sujeito a corrupção) trajo de um espírito
manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”, 1Pe.3.3, 4.
Talvez seja pelo motivo dos homens
liderarem, que Paulo exorta “a mulher (a) aprender em silêncio, com toda a submissão (a seu
marido) [...] (Paulo) não permitia que a mulher ensinasse, nem exercesse autoridade
de homem [...] (que ficasse) em silêncio. (Para muitas mulheres isso é
inconcebível) mas (Deus deu às mulheres) uma bênção (reservada somente à elas)
[...] será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e
amor, e santificação, com bom senso”,
1Tm.2.11, 12, 15.
A importância da beleza fala que
[...]
B – A beleza é passageira.
Até quanto você conservará a sua
beleza e o que pretende fazer para mantê-la?
A beleza física é importante, mas as
Escrituras nos ensinam que ela é passageira, isto porque, “[...] todos os nossos dias se
passam [...] acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. 10 Os dias da
nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o
melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”, Sl.90.9.
É por este motivo que “não (podemos) cobiçar (em nosso)
[...] coração a (nossa) [...] formosura [...]”,
Pv.6.25
Devemos saber que “enganosa é a [...] formosura, mas
a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”,
Pv.31.30.
Por isso, a mulher casada ou
solteira “não (precisa
buscar apenas) [...] o adorno [...] que é exterior, como frisado (penteados) de
cabelos (exagerados a ponto de o salário ser todo consumido com) [...] adereços
(enfeite) de ouro [...] (e) aparato (luxo) de vestuário”, 1Pe.3.3.
A beleza da mulher consiste em
servir ao Senhor com dedicação e piedade a ponto do “[...] interior do coração [...]
(seja) unido ao incorruptível (não sujeito a corrupção) trajo de um espírito
manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”, 1Pe.3.4..
A Bíblia fala sobre [...]
2 –
A mulher virtuosa.
Provérbios ensina como a mulher deve
apresentar-se.
O texto começa com as “palavras (dirigidas ao) [...] rei
Lemuel [...] as quais lhe ensinou sua mãe”,
Pv.31.1.
As
diretrizes dadas neste capítulo não são somente para uma mulher casada, nelas
há lições preciosas para moças solteiras.
Provérbios 31.10-31 é formado pelo
acróstico das letras do alfabeto hebraico, e cada uma dessas letras afirma e
celebra uma característica da mulher virtuosa.
Pode-se dividir Pv.31.10-31 dessa
forma:
Versos de Pv.31.10-12 – A “[...] mãe (do) [...] rei Lemuel
[...]”, Pv.31.1 fala sobre o valor da “mulher virtuosa, (e lhe
pergunta:) quem a achará? [...]”, Pv.31.10.
Para essa “[...] mãe (preocupada com o seu
filho) [...]”, Pv.31.1 “[...] o [...] valor (dessa)
mulher (deve) muito exceder o de finas joias (respeitada, honesta)”, Pv.31.10.
“[...] O [...] [...] muito exceder [...]”, Pv.31.10 fala também sobre “o coração do seu marido confiar
nela (em tudo) [...]”, Pv.31.11. Interessante notar que essa mulher irá
contribuir para “[...]
não haver falta de ganho (em sua casa – economia)”, Pv.31.11.
A escolha de uma esposa, segundo o
conselho da “[...]
mãe (do) [...] rei Lemuel [...]”, Pv.31.1 deve
ser de uma “mulher
(que) lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”, Pv.31.10-12.
A “[...] mãe (do) [...] rei Lemuel [...]”, Pv.31.1 fala [...]
Nos versos de Pv.31.13-27 a
respeito das atividades da mulher.
Não trabalha, não estuda, não se
propõe a fazer nenhuma atividade voluntária é digno de compaixão essa pessoa.
Você deseja um genro ou nora nestas
condições de inatividade para a sua família?
Demétrio Sena, Magé, RJ, diz que “o
trabalho identifica e dignifica o homem. Não se há de confiar num homem que não
trabalha, mesmo que não precise. Sobretudo, se esse homem tem cônjuge.
Parasitas não têm valores essenciais ao ser humano, a exemplo da vergonha
[...]” – http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2423954.
No Brasil 60% dos cangurus são
homens que voltam para a casa dos pais. Homens e mulheres estabilizados que não
precisam passar e lavar roupa, cozinhar, limpar a casa. Não paga água, luz,
telefone e ainda sobra dinheiro para passear.
A “[...] mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1 aconselha o filho que faça de tudo para encontrar
uma esposa que dê o duro, que goste de trabalhar, estudar, que seja responsável
em todas as suas atividades domésticas e empresariais.
A “[...] mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1 instrui o seu filho a enamorar uma mulher que saiba
“buscar (investigar,
procurar com cuidado o próprio Deus e os melhores preços de) lã (cobrir do
frio, símbolo de pureza e santidade diante de Deus) e linho (vestes finas para
se apresentar diante da sociedade e não uma mulambenta, mal arrumada, veste aos
farrapos) [...]”, Pv.31.13.
A “[...] mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1 insiste que o filho busque uma esposa que tenha
coragem para “[...] trabalhar
(e não viver às custas de alguém, por isso, tem que ser) com as mãos (e) de bom
grado (deleite, prazer e não empurrada, mandada a força) [...]”, Pv.31.13.
Essa mulher “é (comparada) como o navio (frota,
encontrar uma oportunidade para ancorar, firmar, fixar mesmo em grande
tempestade a fim de despachar a) mercadoria (lícita que) [...] de longe traz o
seu pão (para alimentar a sua família e, portanto, não fica esperando o
sustento do marido, dos pais, vizinhos, igreja, CRAS)”, Pv.31.14.
A “[...] mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1 devia conhecer moças de sua época que ficava
dormindo até meio dia.
É por este motivo que, no modo de
entender da “[...]
mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1, a mulher
que for escolhida para ser esposa do seu filho, “[...] já se levanta ainda noite (madruga para) [...]
dá mantimento à sua casa (ela mesma faz ou sob às suas ordens manda fazer
distribuindo) [...] a tarefa (para ensinar tem que saber ensinar) às suas
servas”, Pv.31.15.
A futura sogra deseja para o seu
filho uma mulher que sabe “examinar (propor negócio) uma propriedade e adquiri-la; plantar
uma vinha com as rendas do seu trabalho (que se mostrar disposta a crescer
profissionalmente)”, Pv.31.16.
A mulher não pode ser pacata. Ela
precisa “cingir os
lombos de força (trabalhar com dedicação, esforço) e fortalecer os braços (para
o trabalho)”, Pv.31.17.
Certas mulheres “[...] percebem que o seu ganho é
bom; a sua lâmpada não se apaga de noite (jornada dupla)”, Pv.31.18.
As atividades dessa mulher tão
sonhada pela “[...]
mãe (do) [...] rei [...]”, Pv.31.1 é que ela
aprenda a “estender as
mãos ao fuso (peça roliça a qual se enrola o fio que será tecido), mãos que
pegam na roca (bastão se enrola a rama da lã a fim de adquirir o seu próprio
sustento)”, Pv.31.19.
Como essa mulher tem condições de
passar as suas próprias dificuldades, ela consegue “abrir a mão ao aflito; e ainda a
estende ao necessitado”, Pv.31.20.
E, “no tocante à sua casa (bem cuidada), não teme a
neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate”,
Pv.31.21.
É uma mulher que sabe “fazer para si cobertas (aquecer),
veste-se de linho fino (elegante) e de púrpura (se esforça para ficar em
posição social elevada)”, Pv.31.22 quando “ela (se esforça para) fazer
roupas de linho fino (para andar alinhada), e vende-as [...] aos mercadores (a
fim de enriquecer)”, Pv.31.24.
De tanta beleza e dedicação que ela
tem, o “seu marido é
estimado (conhecido) entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra
(para tratar de algum negócio)”, Pv.31.23.
“A força (material, física, social ou política dessa futura
esposa) e a dignidade (honra, majestade) são os seus vestidos (como que um
manto em suas vidas), e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações (a
respeito da sua prosperidade)”, Pv.31.25.
Não
basta apenas saber administrar a casa ou a empresa, essa mulher precisa “falar com sabedoria, e a
instrução da bondade (em favor dos empregados deve) estar na sua língua”, Pv.31.26.
É por este motivo que essa mulher “atenderá ao bom andamento da sua
casa e não comerá o pão da preguiça (porque ela tem disposição)”, Pv.31.27.
A “[...] mãe (do) [...] rei Lemuel [...]”, Pv.31.1 sustenta que a mulher que segue os conselhos
bíblicos [...]
Versos 28-31 – Será elogiada.
O texto é bem claro ao declarar que “[...] a mulher que teme ao
SENHOR, essa será louvada (elogiada, bem falada diante de Deus e da sociedade)”, Pv.31.30.
Esse elogio acontece porque a mulher
fez a opção de saber que “é enganosa a graça (a soma das bênçãos recebidas desaparecem), e
vã, a formosura (beleza física acaba, então, ela não deposita o seu coração em
coisas supérfluas) [...]”, Pv.31.30.
Elogio também vem de dentro de sua
casa quando “levantam-se
seus filhos e lhe chamam ditosa (respeito, lhe traz felicidade em seus atos)
[...]”, Pv.31.28.
É preciso saber que o “[...] seu marido a louva
(enaltecendo, engrandecendo, elogiando e lhe faz bem em todos os momentos
dentro de casa) [...]”, Pv.31.28.
Esse “[...] marido (não guarda para si o elogio, mas) diz
(para os seus amigos e parentes que)”,
Pv.31.28 “muitas
mulheres procedem virtuosamente (força, habilidade, fartura, eficiência), mas a
(sua esposa) sobrepujas (elevada, superior, melhor que) todas”, Pv.31.29.
As
mulheres devem ganhar muito mais pelo trabalho.
Provérbios foi escrito entre os anos
de 950 – 700 a.C. e naquela época Deus colocou no coração da “[...] mãe (do) [...] rei Lemuel
[...]”, Pv.31.1 o desejo de lutar em favor dos
direitos da mulher.
O livro mais antigo, escrito 1.440
a.C., Deus dá voz à mulher quando “[...] disse [...] (Adão): Esta, afinal, é osso dos meus ossos e
carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada”, Gn.2.23.
A palavra de incentivo tanto para as
mulheres quanto para os homens é que deve “dar-lhe do fruto das suas mãos [...]”, Pv.31.31.
A BLH expressa dessa forma: “Deem a ela o que merece por tudo
o que faz [...]”, Pv.31.31.
O que você tem oferecido à sua
esposa ou mãe?
Quando a mulher é valorizada dentro
de casa, ela “[...]
será elogiada (valorizada de público) por todos (na sociedade, pois cabe ao
marido e filhos valorizar primeiro e falar para seus amigos que ela tem valor)”, Pv.31.31.
Quando a mulher é elogiada dentro de
casa, como resposta, ela abençoa a sua casa a ponto de “[...] o marido incrédulo (ser)
[...] santificado no convívio da esposa (crente) [...]”, 1Co.7.14.
O próprio Deus desejo que os homens [...]
Conclusão: Façam elogios
às mulheres!
A Bíblia estabelece a importância da
beleza para as mulheres solteiras e casadas.
As
mulheres precisam se preocupar com a aparência física, mas o principal é que
elas se valorizem e que “[...] o seu valor muito exceda o de finas joias (respeitada,
honesta, bem vista diante da sociedade)”,
Pv.31.10.
Aplicação: Quais pressões
você tem sofrido para rejeitar a feminilidade bíblica?
Qual a importância da aparência
física em sua vida?
Você luta para ser bela ou ser
virtuosa em todos os seus caminhos?
Adaptado
pelo Rev. Salvador P. Santana para ED – Nossa Fé – O Deus do sexo – Como a
espiritualidade define a sua sexualidade - CCC – Rev. André Scordamaglio.
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