sábado, 28 de junho de 2014

FIRMEZA DO ATLETA



FIRMEZA DO ATLETA
                A arte futebolística mundial já começou e ainda faltam alguns dias para terminar. As trinta e duas seleções mundiais estão em solo brasileiro para todo mundo saber quem levará o Troféu da Copa do Mundo Fifa. É um Troféu de ouro que é dado a Seleção ganhadora. Isto acontece desde a Copa do Mundo de 1930. A fim de um sair vencedor é precisa de um sêxtuplo de ajuda mútua. Os patrocinadores, a garra, o esforço físico, mental/psicológico de cada atleta e os torcedores que irão incentivar de uma forma ou de outra a atuação de cada um.
                Existe outra competição muito mais valiosa que esta mundial. Ela, na realidade, não tem necessidade do sêxtuplo de ajuda, apenas de um duplo; você e o próprio “[...] SENHOR, teu Deus, (que) te toma pela tua mão direita e te diz: Não temas, que eu te ajudo” (Is 41.13). É preciso lembrar que a conquista nesta competição “[...] não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor [...]” (Ec 9.11). Não depende mais de um que do outro, os dois trabalham em conjunto.
                O Senhor Deus ajuda, toma pela sua mão, fortalece, dá direção e forças. Isto é feito porque “[...] o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2Tm 2.5). Lutar de acordo com as normas fala sobre a lei que exige fé, que induz o neófito a confiar em Deus e em Cristo e na sua Palavra, fala de instrução moral dada por Cristo. Sem essas regras é impossível vencer porque “todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; (você) [...], porém, a incorruptível” (1Co 9.25).
            O local desta competição não são as doze sedes do mundial. É um lugar não específico geograficamente. Esse lugar é dentro do coração. No reino espiritual não há outro meio para lutar segundo as leis espirituais a não ser através do coração, sim, “porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios” (Mc 7.21) e esse coração precisa ser tratado. O servo necessita do seu treinador, entendido como o seu Senhor, o próprio Deus, diuturnamente. A atitude desse atleta deve ser igualmente como a do pai daquele filho endemoninhado que disse a Jesus: “[...] Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé” (Mc 9.24).
            O atleta deve depender de Deus para a sua fé ser fortalecida a fim de alcançar o prêmio maior, pois no dizer de Tiago é “bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança (manter-se firme na fé em Cristo), a provação (situação de aflição e sofrimento); porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa (felicidade eterna) da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). Note bem que este atleta necessita de algumas coisas básicas tal como o atleta do mundial. Ele tem que se sentir realizado naquilo que faz, suportar a permanência na modalidade escolhida, suportar as dificuldades e acidentes sofridos, só assim, poderá ser aprovado, mas lembre-se, tudo isto deve estar aliado ao Senhor que o ama.
            Para o atleta que permanecer firme, não vacilar, que estiver sempre a “combater o bom combate da fé [...]” (1Tm 6.12), o apóstolo Paulo o instrui a “[...] tomar posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas” (1Tm 6.12). É a partir deste momento que todo atleta vencedor irá deixar para trás todas as lutas e dificuldades porque o grande Deus “[...] lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4).
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário