ACERCA DO DIVÓRCIO
1Co.7.10-16
Introd.: Certa vez, Jesus falando a respeito
do divórcio para os seus discípulos, “[...]
disse-lhe (que): quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações
sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério (desfaz o contrato de
casamento) [e o que casar com a repudiada comete adultério]. (Daí) disseram-lhe
os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não
convém casar”, Mt.19.9,10.
Tanto para Jesus, quanto para Paulo,
não existe qualquer base para o divórcio.
Nar.: Em todo esse capítulo Paulo trata sobre o
casamento.
Ele inicia o capítulo dizendo “[...] que [...] é bom que o homem não toque (fique
solteiro) em mulher”, 1Co.7.1.
Declara que a família precisa ter
estabilidade, não buscando o divórcio para contrair novas núpcias.
Por fim, declara que “a mulher está ligada enquanto vive o marido;
contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas
somente no Senhor”, 1Co.7.39.
Propos.: O divórcio não resolve o problema de
relacionamento.
Trans.: Sobre o divórcio [...]
1 – O
conselho é para não separar.
“Ora
(se estão) [...] casados [...]”, 1Co.7.10 é porque fizeram uma escolha
no passado.
É verdade que ainda existem
casamentos arranjados em alguns países mulçumanos, especialmente no norte da
África, Ásia Menor e ainda um resquício na Índia e Paquistão.
A “[...]
ordem aos casados, não (vêm de) Paulo (e nem da igreja), mas (do) [...] Senhor
[...]”, 1Co.7.10 para os casados continuarem juntos.
“[...]
Como [...] a [...] mulher (é) parte mais frágil [...]”, 1Pe.3.7, Paulo
instrui essa “[...] mulher (a) não se separar
do marido”, 1Co.7.10 devido ele ser grosseiro, mau caráter,
desrespeitoso, pois algum vestígio havia quando estavam namorando.
Nem Jesus e nem Paulo admite
qualquer exceção.
Pode acontecer algum deslize em
todos os relacionamentos, mas não pode chegar a ponto de separação.
Mas, “(se,
porém, ela vier a separar-se, que não se case [...]”, 1Co.7.11.
Essa proibição é porque “[...] a mulher casada está ligada pela lei ao
marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei
conjugal”, Rm.7.2.
É ordenado também “[...] que o marido não se aparte de sua mulher”,
1Co.7.11 devido ela ser mandona, intrigante, “[...]
rixosa e iracunda”, Pv.21.19.
Antes do casamento deu para perceber
algo de errado; parente e amigos te alertaram, mas você não deu ouvido.
Pode acontecer também de você “[...] consentir em morar com [...] mulher incrédula
[...]”, 1Co.7.12.
A ordem é a mesma: “[...] não [...] abandone”, 1Co.7.12 esse
relacionamento.
Tanto o “[...] marido (quanto) a mulher que tem [...] (cônjuge) incrédulo [...]
(recebe a mesma orientação para) [...] não deixar o (cônjuge) [...]”,
1Co.7.13.
Esse conselho é porque você “[...] consentiu em viver com (com o seu cônjuge)
[...]”, 1Co.7.13 – lembra das juras de amor?
Talvez você possa retrucar com o
próprio texto quando Paulo fala que “aos mais
digo eu, não o Senhor [...]”, 1Co.7.12.
Saiba que o texto “[...] é inspirado por Deus e útil para o
ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”,
2Tm.3.16.
“(Se,
porém [...] (acontecer) a separação [...] que se reconcilie [...]”,
1Co.7.11 buscando o perdão.
Sobre o divórcio [...]
2 – Em
alguns casos cabe a separação.
Abandono do lar, homossexualidade,
agressão física, sexual, psicológica e, conforme Paulo, o conselho dado, é que,
“[...] se o descrente quiser apartar-se, que
se aparte [...]”, 1Co.7.15.
Como não conhecemos os corações, é
difícil distinguir quem é de Deus.
Então, esse “[...] descrente quiser apartar-se (ainda que receba conselho bíblico,
ele não vai atender) [...] em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o
irmão, nem a irmã [...]”, 1Co.7.15.
Note bem que a decisão de “[...] apartar-se [...]”, 1Co.7.15 não nasce
no coração daquele que serve a Deus, mas no
coração do “[...] descrente [...] [...]”,
1Co.7.15.
A separação neste caso é porque “[...] Deus (os) [...] tem chamado à paz (dada por
Cristo)”, 1Co.7.15.
Mesmo nos casos em que um dos
cônjuges não seja servo de Deus, o divórcio não traz nenhum benefício.
Para dizer não ao divórcio é preciso
buscar a [...]
Conclusão: A santificação.
É impossível buscar a santificação
em dupla.
Como um dos cônjuges pode ser “[...] incrédulo (a parte fiel a Deus deve buscar a)
[...] santificação no convívio (quais são os seus atos dentro de casa? Quem
mais te conhece são aqueles que estão mais próximo. Então, se os seus atos são
pecaminosos, busque a) santificação [...]”, 1Co.7.14.
“[...]
O (seu) marido é incrédulo (? Ele precisa ser) [...] santificado no convívio da
esposa [...]”, 1Co.7.14.
“[...]
A (sua) esposa (é) incrédula (? Ela precisa ser) [...] santificada no convívio
do marido crente [...]”, 1Co.7.14.
A recompensa para o povo de Deus é
que, ao invés dos “[...] seus filhos serem
impuros; porém, agora (após a sua santificação), serão santos”,
1Co.7.14.
Essa perseguição da “[...] santificação [...]”, 1Co.7.14, aliado
ao não divórcio, é porque nem eu e nem você “[...]
sabe [...] se salvará seu marido [...] ou, [...] se salvará sua mulher [...]”,
1Co.7.16.
Rev. Salvador P. Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário