sexta-feira, 2 de março de 2018

EXEMPLO DE VIDA.


EXEMPLO DE VIDA

            Preocupado com a salvação do homem pecador, Jesus é muito específico e categórico quando pede aos seus discípulos que cada um “[...] seja a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mt 5.14).

            A você que está à frente da igreja como presbítero, diácono, professor da Escola Dominical, instrutor no culto infantil ou apenas servo de Deus, frequente à casa do Senhor, que se cumpra em sua vida o “[...] ser a luz do mundo [...]” (Mt 5.14).

            Por mais pequena que seja essa luz, não importa, é preciso que essa luz seja “[...] como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18) com a finalidade de que a escuridão à sua volta receba de graça a luminosidade aplicada em você para que muitos que andam nessas trevas vejam o amor de Deus.

            Por mais insignificante que você se sinta, é preciso saber que “[...] você (é) [...] de Deus e tem (e pode) vencer [...] (todas as lutas) porque maior é aquele que está em você (Jesus Cristo) do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).

            A luz que brilha em você, o próprio “[...] Jesus [...] é a (própria) luz do mundo; (por isso) quem lhe segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12) para brilhar neste mundo.                     

            Essa luz que brilha em você fará toda diferença em todos os sentidos. Imagine um dos servos de Jesus sendo daqueles que gostam de falar mal dos outros. Pense na possibilidade de um destes não dizimar sobre aquilo que ganha. Pode acontecer de um ou outro não ser bom pagador no comércio onde tenha comprado. O texto é muito claro ao dizer que “[...] não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mt 5.14) e muito menos você.

            Não basta apenas brilhar, é preciso ser exemplo diante dos homens assim como “[...] Jesus [...] deu o exemplo, para que, como ele fez, faça-se [...] também” (Jo 13.15) o mesmo. Esta é a sua grande responsabilidade diante dos homens neste mundo. Por isso, não permita que alguma acusação seja feita a respeito, quanto a sua moral ou maneira de viver.     

            Ser exemplo de vida é ter a certeza de que “[...] outrora, (você) era treva, porém, agora, (você) é luz no Senhor; (sendo assim) andai como filhos da luz” (Ef 5.8). Há motivos de sobra para ser exemplo e um deles é “(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor” (Ef 5.9, 10).

            Ora, sendo a luz neste mundo, os filhos e toda a sociedade só tem a ganhar. O lar ganha com um convívio respeitoso entre pais e filhos, o patrão ganha com bons serviços e a garantia de que você é de confiança, o comércio lucra quando você paga as suas contas em dia, a igreja é abençoada ao “louvar a Deus e contar com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescenta-lhes o Senhor, dia a dia, os que (vão) [...] sendo salvos” (At 2.47).

            A partir do momento que você buscar, entender e “[...] ser a luz do mundo [...]” (Mt 5.14), verá que não haverá necessidade de andar se escondendo, não precisará dar desculpas porque você “[...] não (se) [...] envergonha do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê [...]” (Rm 1.16).

            Seja um servo autêntico, filho obediente, dê exemplo “[...] seja a luz do mundo. Não [...] (fique) escondido [...]” (Mt 5.14).

            Deus abençoe você como exemplo de bom cristão!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário