sábado, 24 de fevereiro de 2018

Mt.12.1-8 - JESUS E O SÁBADO.

JESUS E O SÁBADO

Mt.12.1-8




Introd.:           Existe uma controvérsia entre alguns grupos cristãos que dizem que o dia em que se deve servir a Deus é o sábado.

            Eles chegam ao ponto de dizer que este texto corrobora com o que fala em Ex.20.8 de que “[...] o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus [...]”.

Nar.:    Na verdade, a controvérsia entre os fariseus e Jesus neste texto é sobre a colheita de cereal no dia de sábado e a proibição de comê-lo.

Propos.:           A palavra final de Jesus.

Trans.:             No dia de sábado o homem tem [...]

1 – Necessidades físicas.

            Por aquele tempo [...]”, Mt.12.1 Jesus acabara de fazer um convite aos seus discípulos “[...] que estavam cansados e sobrecarregados, e Jesus (os) [...] aliviaria”, Mt.11.28 do peso do pecado.

            Nota-se que foi “[...] em dia de sábado [...]”, Mt.12.1, considerado pelos fariseus e por muitos como sendo inviolável, dia especial para buscar a Deus, dia em que ninguém pode fazer nenhuma atividade física.

            Ora, se fosse um dia assim todo especial em que não se pode fazer nenhuma atividade, por que então “[...] passou Jesus [...]”, Mt.12.1 neste dia?

            Primeiro temos que saber que quem “[...] passou (foi) Jesus [...]”, Mt.12.1 que é o Mestre, o dono, o proprietário, o Senhor de tudo e todos.

            Segundo porque “[...] Jesus (tinha um propósito) passando pelas searas (plantações de cereais) [...]”, Mt.12.1 em favor de si e dos seus discípulos.

            Veja que a conjunção aditiva “[...] ora [...]”, Mt.12.1 aponta para uma ação benéfica de Jesus em favor dos seus – eu e você.

            O favorecimento de “[...] Jesus (é em favor dos) seus discípulos (eu e você que) estavam [...] com fome [...]”, Mt.12.1 e o Senhor os alimenta – eu e você.

            A ação maravilhosa de Jesus foi de “[...] entrar a colher espigas e a comer”, Mt.12.1 juntamente com os seus discípulos – Sl.23.

            No sábado [...]

2 – Todas as coisas são lícitas.

            O problema maior é que “os fariseus (seguem rigorosamente a lei de Moisés e a tradição – pastores televisivos) [...]”, Mt.12.2, resolvem tomar o lugar de Jesus para dizer o que é certo e o que é errado para eu e você praticar.

            O “[...] porém (desses) fariseus [...]”, Mt.12.2 é uma conjunção adversativa ao ensino de Jesus a cada um de nós.

            A dificuldade encontrada por muitos é que eles “[...] veem isso (que você pratica em obediência a Deus, não com os olhos da fé, não com desejo de crescer espiritualmente, mas com a malignidade de prejudicar outros que desejam servir a Deus) [...]”, Mt.12.2.

            Então, mais que depressa eles “[...] dizem (a) Jesus [...]”, Mt.12.2 palavras que possam machucar o seu coração e desestabilizar a sua fé em Deus.

            Pode acontecer dos “[...] fariseus (falsos profetas televisivos, parentes, amigos, inimigos) [...] dizerem que eis que os [...] discípulos (eu e você) [...]”, Mt.12.2, estamos em desacordo com os preceitos bíblicos, não aceitamos as regras dos mandamentos.

            É possível que já ouvimos alguém dizer que “[...] fazemos o que não é lícito (permitido) em dia de sábado (dia de culto)”, Mt.12.2 como que querendo impor alguma regra sobre nós.

            Fique sabendo que a regra nasce em Deus, em Sua Palavra para orientar o nosso modo de vida neste mundo.

            É por este motivo que Jesus apresenta [...]

3 – Exemplos.

            O “mas (de) Jesus [...]”, Mt.12.3 como conjunção aditiva, mostra que homens, por mais estudados, são falhos, ignorantes e que não conhecem perfeitamente a Palavra de Deus. 

            [...] Jesus [...] disse (aos) fariseus (e continua dizendo a mim e a você) [...]”, Mt.12.3 sobre as verdades do V.T.

            [...] Jesus (insiste perguntando a todos nós:) Não lestes [...]”, Mt.12.3 ainda o Antigo Testamento?

            A nossa resposta: A leitura é difícil de compreensão, as genealogias não me interessam, os números dos exércitos não trazem nenhum ensino, as histórias de reis, servos não contribuem para o meu crescimento espiritual.

            [...] Jesus [...] (instrui que) lendo o que fez Davi [...]”, Mt.12.3 seremos discipulados a viver piedosamente diante de Deus.

            Ao insistir na pergunta sobre “[...] quando Davi e seus companheiros tiveram fome [...]”, Mt.12.3, Jesus dá resposta aos fariseus daquele e de nossos dias que sim, podemos acreditar nas palavras do Senhor, Rei e Mestre Jesus.

            A fome física é natural, mas a fome espiritual pode satisfazer a nossa alma lendo a Palavra de Deus – A.T. e N.T.

            O exemplo anunciado por Jesus ainda serve para os nossos dias de “como Davi entrou na Casa de Deus (lugar permitido) exclusivamente aos sacerdotes”, Mt.12.4 – os não igrejeiros, o turista, o pedinte, o necessitado, o curioso, a falta de fé e de comunhão - ICAR.

            [...] Entrar na casa de Deus (para) [...] comer os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam (permitido) exclusivamente aos sacerdotes [...]”, Mt.12.4 – santa ceia deixada de lado.

            Jesus insiste sobre eu “[...] não ler (não interessar) na Lei que (aponta em como eu devo viver para Deus, de como servi-lo, amá-lo, buscá-lo), que aos sábados [...]”, Mt.12.5 eu deixo de frequentar a casa de Deus.

            Jesus aponta para “[...] os sacerdotes no templo (que) violam o sábado [...]”, Mt.12.5 com o intuito de adorar a Deus, servir e dedicar-se a Ele.

            Ou (seja, quando nos dedicamos a Deus) [...] ficamos sem culpa (de servir com dedicação) [...]”, Mt.12.5.

            O que “[...] Jesus pois (pode ainda) nos dizer”, Mt.12.5 é que Ele é o Senhor, o dono, o nosso maior exemplo de serviço ao Pai celeste.

            Jesus mostra [...]

Conclusão:      Quem é maior.

            Em todos os assuntos precisamos saber que “aqui está quem é maior que o templo”, Mt.12.6, Jesus Cristo.

            O motivo é muito claro e o próprio Jesus insere a conjunção “porque (para indicar que) o Filho do Homem é senhor do sábado”, Mt.12.8 que determina todas as coisas.

            A conjunção aditiva “mas [...]”, Mt.12.7 de Jesus deseja ensinar algo muito importante para todos nós.

            Jesus adiciona a conjunção condicionada “[...] se [...]”, Mt.12.7 a fim de nos levar pensar a respeito do nosso semelhante.

            Jesus deseja que “[...] nós (eu e você) saiba (e compreenda) o que significa [...]”, Mt.12.7 alguns preceitos importantes no reino de Deus.

            Uma das normas é a “[...] misericórdia (que fala de bondade ao miserável, ao aflito, associado ao desejo de ajudá-lo) [...]”, Mt.12.7.

            Jesus “[...] quer misericórdia (em nós) e não holocaustos (sacrifícios) [...]”, Mt.12.7.

            Agindo com “[...] misericórdia [...] não teremos (condições de) condenar (homens) inocentes (diante de Deus)”, Mt.12.7.

            Jesus é o Senhor da sua vida!



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário