quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ESPERANÇA.


ESPERANÇA

            “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).

            Esperança pode ser a confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa ou pode ser a verdadeira confiança em Deus.

            Conforme o texto citado, existe “[...] esperança para a árvore [...] mesmo cortada [...]” (Jó 14.7). Ora, se existe esperança para um ser inerte, porque não pode existir esperança para a criação especial de Deus, o homem? Sim, sempre existirá esperança, principalmente para os servos de Cristo Jesus.

            O livro de Esdras fala que “[...] ainda há esperança para Israel” (Ed 10.2), por este motivo, os servos de Deus podem pedir para que Deus os “guarde como a menina dos (seus) olhos, escondê-lo à sombra das suas asas” (Sl 17.8).

            Qualquer um pode tomar como empréstimo as palavras do salmista e dizer que pode “esperar confiantemente pelo SENHOR; ele se inclina para você e o ouve quando (você) clama por socorro” (Sl 40.1).

            Ao olhar para os problemas da vida vem logo aquela falta de esperança de como será resolvido este ou aquele problema. Fica-se desanimado e sem esperança ao se deparar com dificuldades, angústias e desesperos da vida.

            Pode acontecer outras dificuldades provindas de um namoro não correspondido, a não concretização de um enlace matrimonial, a casa própria ainda não adquirida, a falta de mudança de comportamento de algum ente querido. Enfim, são tantas coisas em que não se vê a concretização que logo bate no peito a tal falta de esperança.

            Mas, conforme dito, “[...] há esperança para a árvore [...] mesmo cortada [...]” (Jó 14.7). “[...] Mesmo cortada [...] e não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).

            O que dizer, então, do seu coração como sendo servo de Deus? O salmista indaga a Deus sobre a sua esperança neste mundo. Este homem é igual a cada um deste século, pois pergunta: “E eu, Senhor, que espero? (Ele próprio responde confiante:) Tu és a minha esperança” (Sl 39.7).

            Como nenhum homem sabe o que sucederá amanhã, só resta ao homem ter esperança de que Deus estará no controle total de toda e qualquer situação, seja ela grande ou pequena aos seus olhos, não importa, Deus estará agindo sempre a seu favor.

            Partindo desse princípio, de que Deus age e é a sua esperança, só lhe resta: 1 – Olhar com mais alegria para a vida, pois nenhum homem conhece o seu futuro; 2 – Testemunhar as beneficências que Deus tem trazido para a sua vida; 3 – Enfrentar a vida com mais segurança e a certeza nas promessas de Deus; 4 – Ter a certeza de que estando ao lado de Cristo, pode desabar este mundo, no dizer de Paulo em certo lugar; “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

            Se “[...] há esperança para a árvore [...] cortada [...]” (Jó 14.7), logo, está subentendido que existe esperança para aquele que confia nas promessas do Pai Celeste.

            É muito acertado dizer que ainda “[...] há esperança para [...]” (Jó 14.7) para o seu casamento que está à beira do abismo, o seu filho rebelde, a sua dívida não paga, a falta de salário, falta de alimento.

            Ainda que seja uma enfermidade ou algo pior, você verá a renovação o conserto, a bênção de Deus operando em sua vida. Ainda que a árvore esteja cortada, você irá poder presenciar e cultivar o broto da restauração.

            Para que isto ocorra, tenha esperança em Deus de que o cumprimento de algum desejo, conforme a vontade do Senhor, será realizado.

            Tenha a verdadeira esperança em Deus como sendo a única solução para todos os seus problemas especialmente a sua salvação.

            Mesmo que tudo esteja acabado e destruído, tenha esperança em Deus, “porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos” (Jó 14.7).

            O salmista fala que é preciso “entregar o seu caminho ao SENHOR, confiar nele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5).

            Você pode confiar e ter esperança em Deus.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário