sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Mt.21.28-32 - OBEDECER.

OBEDECER

Mt.21.28-32




Introd.:           O rei Saul foi confrontado pelo profeta “[...] Samuel (quando aquele não obedeceu a uma ordem do Senhor, então o profeta) disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.”, 1Sm.15.22.

Nar.:    “A lição da parábola é enfatizar que Deus requer a obediência real, e não meramente as boas intenções ou o culto dos lábios” – N.T. Interpretado.

Propos.:           Deus requer o serviço real dos seus servos.

Trans.:             Obedecemos quando nos dispomos a [...]

1 – Trabalhar.

            O ministério de Jesus deve ser obedecido.

            É por este motivo da pergunta de Jesus: “E que vos parece? [...]”, Mt.21.28, qual é a sua opinião, a sua sugestão, o seu modo de pensar a respeito de trabalhar na igreja?

            Notar que este “[...] um homem [...]”, Mt.21.28 não é um qualquer, não se iguala a nós, não é desobediente como somos.

            Esse “[...] um [...]”, Mt.21.28 é único, perfeito, fiel e obediente ao Pai celeste.

            [...] Ter dois filhos [...]”, Mt.21.28 pode indicar o povo escolhido de Deus em ativa e aqueles que serão regenerados, transformados e inseridos no trabalho do Senhor.

            Pois bem, o “[...] primeiro [...] chega [...]”, Mt.21.28; não tem como definir qual dos dois; se é o que está há mais tempo na igreja ou se é o ingressante, novato, que está engatinhando no evangelho.

            Esse “[...] homem (Jesus, o próprio Deus) [...] diz (a mim e a você sobre as necessidades básicas que está às nossas ordens na igreja) [...]”, Mt.21.28.

            Se prestarmos atenção, veremos que o tratamento é carinhoso, amoroso, como de um pai protetor à seu “[...] Filho [...]”, Mt.21.28.

            A petição é simples, mas carregada de responsabilidade; “[...] vai hoje (já, agora, sem demora) trabalhar (o que você sabe fazer, multiplicar, fazer render e trazer os seus frutos) [...]”, Mt.21.28.

            O local de “[...] trabalho (é especial) [...] na vinha (do Senhor, Is.5.7 que tem um dono, é incomparável e abençoada por Deus; a sua igreja) [...]”, Mt.21.28.

            Trabalhe menos para o mundo, nunca para o Diabo; trabalhe para engrandecer o nome de Jesus.

            Obedeça [...]

2 – Sendo sincero.     

            No reino dos céus é fácil Jesus identificar o filho desobediente.

            Deus exige serviço, a realização dos deveres e não meras intenções.

            Certo adágio declara que “o caminho para o inferno está pavimentado de boas intenções”.

            Ao ser convidado para trabalhar, seja sincero.

            Este “filho respondeu [...]”, Mt.21.29 o que o pai desejava ouvir, embora ele soubesse da sua real intenção e falsidade.

            O “[...] sim [...]”, Mt.21.29 pode ser verdadeiro, mas é cheio de falsidade em muitos casos.

            Não importa a quem você diga “[...] sim [...] (o importante é que você seja verdadeiro, íntegro, sincero, sem falsidade a fim de que o ouvinte confie em você) [...]”, Mt.21.29.

            O ouvinte do texto foi o “[...] senhor (o dono da vinha, o mandante, o protetor, sustentador e que virá como juiz) [...]”, Mt.21.29.

            A conjunção aditiva “[...] porém [...]”, Mt.21.29 aponta para a mudança de planos, o desviar-se da ação anterior.

            Essa mudança de atitude foi rápida, sem vacilar quando o “filho [...] não foi”, Mt.21.29, usando da falsidade diante dAquele que sabe de todas as coisas.

            Multidões professam conhecer a Deus, mas o negam com suas obras. De que lhes valerá tal profissão?

            O dono da vinha “dirigiu-se ao segundo [...]”, Mt.21.30, e mais uma vez não sabemos se este já havia professado a sua fé ou se era iniciante no reino de Deus.

            O Mestre, o Senhor, o dono da vinha “[...] disse-lhe a mesma coisa [...]”, Mt.21.30 ordenando-lhe para que trabalhasse em favor da sua grei.

            [...] Mas (este filho tem um plano diferente do anterior que havia confirmado o seu trabalho como certo) [...]”, Mt.21.30.

            [...] Este (filho) respondeu (com a mesma rapidez que o primeiro) [...]”, Mt.21.30.

            A desculpa de muitos é que a resposta saiu da boca para fora, pelo contrário, sai de dentro do coração.

            Este jovem afrontou o dono da Seara ao dizer que “[...] não quero (não me importo, não aceito a sua ordem, renego o seu comando, não desejo trabalhar em favor da Sua igreja) [...]”, Mt.21.30.

            [...] Mas [...] depois (de refletir, pensar um pouco mais nas consequências, no dano causado, na falta de respeito ao seu Mestre, se) [...] arrependeu (mudou de atitude, de vida, de direção, reconheceu o seu pecado) [...]”, Mt.21.30.

            Seja sincero como este homem que “[...] foi”, Mt.21.30 trabalhar em prol do reino dos céus.

            Obedeça [...]

3 – Servindo.

            Qual dos dois (eu e você) fazemos a vontade do pai (celeste)? [...]”, Mt.21.31.

            Qual (de nós somos obedientes a ponto de trabalhar para o reino)? [...]”, Mt.21.31.

            Eu e você podemos aumentar o coro dos judeus que “[...] disseram: O segundo [...]”, Mt.21.31 foi obediente e fez o que agrada a Deus.

            [...] O segundo [...]”, Mt.21.31 pode ser eu e você servindo ao Senhor.

            A fim de nos envergonhar e começarmos a trabalhar, “[...] Jesus (faz uma) declaração [...]”, Mt.21.31 que pode mexer com a nossa honestidade, honradez, integridade, fidelidade ao Mestre.

            Como muitos que não se dedicam ao trabalho, “[...] em verdade Jesus nos diz (sobre homens e mulheres que rejeitamos em nosso meio) [...]”, Mt.21.31.

            Os “[...] que (são chamados de) publicanos (cobradores de impostos, roubadores) e meretrizes (prostitutas pode) nos preceder no reino de Deus”, Mt.21.31 trabalhando em favor do evangelho.

            Sirva a Deus com todo o seu coração e não fique apenas a mostrar as boas intenções.

            A execução final é melhor que a obediência fingida.

            Obedecer [...]

Conclusão:      Para reconhecer o nosso próprio julgamento.

            Jesus fala sobre “[...] João (Batista e o seu ministério) no caminho da justiça (o qual é o melhor e o mais certo para mostrar) a nós outros [...]”, Mt.21.32 como obedecer a Deus.

            O problema é que muitos daqueles e em nossos dias “[...] não acreditamos (nas palavras de) João [...]”, Mt.21.32; achamos muito pesado a ideia de servir.

            Mas, “[...] ao passo que publicanos (roubadores) e meretrizes (prostitutas) creem [...]”, Mt.21.32 e obedecem para servir ao Senhor.

            E “[...] nós [...]”, Mt.21.32 como estamos digerindo esse conceito de obediência e serviço?

            A verdade é que “[...] mesmo vendo (homens e mulheres rejeitados trabalhando em favor do evangelho) [...] não nos arrependemos [...]”, Mt.21.32 para nos dedicar ao trabalho e obediência.

            Jesus deseja que reconheçamos o nosso próprio julgamento, “[...] afinal, para acreditarmos (que) João (pregou o arrependimento e muitos se converteram e serviram ao Senhor Jesus)”, Mt.21.32.

            Obedeça ao Senhor Jesus.





            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário