sexta-feira, 16 de março de 2018

Mt.12.38-42 - DESEJO UM SINAL.

DESEJO UM SINAL

Mt.12.38-42




Introd.:           O homem sempre busca um sinal espetacular para que, supondo ele, aumente a sua fé.

            Até hoje encontramos homens imitadores de Tomé, um dos “[...] discípulos (de Jesus quando disseram ao incrédulo): Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”, Jo.20.25.

            Muitos sinais desejamos ver em nossos dias: sair da pobreza, ser curado, receber um bem valioso, um casamento bem sucedido, filhos obedientes.

            Esquecemos completamente de pedir a Deus um sinal de transformação espiritual, ser um leitor assíduo da Palavra de Deus, ser um homem de oração, dizimista fiel, deixar os vícios, abandonar os pecados, frequentar mais a casa do Senhor.

Nar.:    [...] Escribas e fariseus [...] (desejavam um) sinal”, Mt.12.38 prodigioso – um raio caído do céu, uma voz vinda dos céus para os instruir, a terra abrindo a sua boca, fogo do céu sendo derramado sobre a terra.

Propos.:           Jesus não satisfaz a curiosidade do homem.

Trans.:             Desejo [...]

1 – Ver um sinal.

            [...] Alguns escribas (pessoa versada na lei mosaica e nas Sagradas Escrituras) [...]”, Mt.12.38, assim como eu e você, desejamos que Deus faça algo urgente por nós.

            [...] Alguns [...] fariseus (observadores da lei, dos ritos e formas de piedade, homens de jejuns, orações, e esmolas) [...]”, Mt.12.38 pode ser parecido com qualquer um de nós, também deseja e as vezes exige de Deus respostas urgentes às nossas orações.

            Muitas vezes fazemos como os “[...] escribas e fariseu replicando (responder contestando, como se dissesse para Jesus: Para! Chega! Eu tenho direito. Sou filho de Deus. Desejo respostas às minhas orações) [...]”, Mt.12.38.

            [...] Mestre, (urgente! Eu não posso esperar) [...]”, Mt.12.38.

            Eu “[...] quero ver da [...] parte (de) Jesus algum sinal”, Mt.12.38 extraordinário em minha vida, algo para impactar os meus amigos, aumentar a minha fé.

            Então [...]”, Mt.12.38 eu e você agimos como escribas e fariseus?

            A resposta de Jesus aos meus desejos [...]    

2 – Nenhum sinal.

            Ele [...]”, Mt.12.39, evidente, não existe outro a não ser Jesus Cristo, o Filho de Deus que pode e tem autoridade para responder a mim e a você sobre o nosso desejo de querer isto ou aquilo como se fôssemos menino birrento.

            A conjunção adversativa “[...] porém (mostra que Jesus não está disposto a satisfazer o nosso capricho a respeito de bens, saúde ou relacionamento interpessoal estragado por nós mesmos) [...]”, Mt.12.39.

            A “[...] resposta [...]”, Mt.12.39 de Jesus não depende da minha bondade, pelo contrário, depende daquilo que “[...] pedimos [...] segundo a [...] vontade (de) Deus, ele nos ouve”, 1Jo.5.14.

            Motivo pela não resposta de Jesus?! São várias, mas o próprio texto fala que ainda existe em nossos dias “[...] uma geração (30-33 anos) má (cheio de labores, aborrecimentos, fadigas, atormentado, num sentido ético: mau, ruim, iníquo, perverso, destrutivo) [...]”, Mt.12.39.

            Ainda temos em nosso meio uma “[...] geração [...] adúltera [...]”, Mt.12.39 no sentido físico e espiritual.

            É impossível “[...] pedir um sinal [...]”, Mt.12.39 sendo transgressores da lei de Deus.

            A “[...] resposta (de) Jesus (é muito clara para mostrar sobre o que Ele tem feito por nós) [...]”, Mt.12.39.

            O “[...] mas (de Jesus é uma conjunção aditiva de que) nenhum sinal nos será dado [...]”, Mt.12.39, visto que somos agraciados todos os dias.

            A conjunção “[...] senão (fala que somente) o sinal do profeta Jonas”, Mt.12.39 é o suficiente para esclarecer às nossas mentes a respeito da nossa salvação.

            A conjunção “porque (fala sobre a razão de Jesus apresentar outro sinal registrado no Velho Testamento) [...]”, Mt.12.40.

            Quando Jesus fala que “[...] assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe (Ele aponta para o maior sinal de todos os tempos) [...] o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”, Mt.12.40, o qual ressuscitou e pode salvar a mim e a você.

            O desejo de um sinal fala sobre a [...]          

3 – Condenação eterna.

            Fique esperto porque os “Ninivitas (atual Turquia) se levantarão (não para assombrar, mas para), no Juízo [...]”, Mt.12.41 servir de confronto entre a nossa atitude e a deles.

            [...] Com esta geração [...]”, Mt.12.41 Jesus aponta para todos os tempos de que muitos serão “[...] condenados (eternamente) [...]”, Mt.12.41.

            A salvação dos “Ninivitas [...] (é) porque se arrependeram com a pregação de Jonas [...]”, Mt.12.41, confiaram em Deus, entregaram-se aos cuidados do Pai celeste, ao passo que muitos em nossos dias se rebelam, rejeitam, desprezam o amor do Pai, daí, serão condenados.

            A rainha do Sul (Sabá – Iêmen) [...] porque veio dos confins da terra (à Israel) para ouvir a sabedoria de Salomão [...]”, Mt.12.42, muitos desta geração desprezam os mandamentos, ensinamentos de Jesus, rejeitam a Bíblia.

            A rainha do Sul se levantará, no Juízo (prestação de contas), com esta geração e a condenará [...]”, Mt.12.42, então, fique preparado para este grande Dia.

            O desejo um sinal de [...]      

Conclusão:      Quem é maior.

            [...] A pregação de Jonas (foi suficiente para os) Ninivitas [...] se arrependerem [...] (mas esta geração, eu e você, qual será a pregação suficiente para nos salvar? A resposta do texto é:) E eis aqui está quem é maior do que Jonas (Jesus Cristo)”, Mt.12.41, então, “se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou (o maior sinal) dentre os mortos, serás salvo”, Rm.10.9.

            [...] Jesus está aqui [...] (e) é maior (e melhor sinal) do que Salomão (em) sabedoria [...]”, Mt.12.42 para salvar.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário